Sumários

Aula teórica 22: Introdução DR: assinaturas espectrais e sistemas de DR passivos

15 Maio 2020, 12:45 Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo

A aula foi dada com apoio do Google Earth Engine usando imagens Sentinel 2 (nível 2A) e Landsat-8 (SR) sobre Portugal Continental.

Assinaturas espectais. Resolução espacial, espectral e temporal.

Slides 232-269


Aula prática 11: sobre sistemas de coordenadas de referência em QGIS

15 Maio 2020, 08:00 Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo

Na prática os alunos deverão ler e realizar os exercícios Secção 5 do Caderno das Aulas Práticas sobre sistemas de coordenadas de referência. Para apoio à realização dos exercício podem consultar os videos disponíveis.


Aula teórica 21: Introdução DR: fundamentos

12 Maio 2020, 10:00 Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo

A aula foi dada com apoio do Google Earth Engine usando imagens Sentinel 2 (nível 2A) e Landsat-8 (SR) sobre Portugal Continental.

Fundamentos de DR. Regiões do espectro electromagnético. Imagens térmicas (exemplo com imagens térmicas Landsat sobre unidade fabril de produção de cimento em Alhandra). Efeito da água, solo e vegetação, com exemplos sobre séries temporais d eimagens Sentinel 2.

Slides 198 a 209 ( Radiação electromagnética); 227-242 (Regiões do espectro electromagnético)


Aula teórica 20: Sistemas de coordenadas de referência em QGIS (parte 2)

8 Maio 2020, 12:45 Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo

Projecções cartográficas, Sistemas de coordenadas de referência da UE e de Portugal Continental Representação PROJ dos sistemas de coordenadas de referênciaem QGIS. Ler dados geográficos em CRS obsoleto com QGIS.


Aula prática 10: acesso a dados de elevação globais (SRTM); comparação com dados topográficos de terreno;

8 Maio 2020, 08:00 Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo

Na prática, os alunos devem explorar nos exercícios do caderno das práticas e nos videos respectivos (abaixo) aspectos ligados ao acesso a dados de elevação globais (SRTM); comparação com dados topográficos de terreno; re-amostragem e alinhamento de cgd do tipo raster com resolução e/ou extensão e/ou sistemas de coordenadas distintos. Ver secção 6.3 do Caderno das Aulas Práticas e videos disponíveis na página da UC.