Sumários

Apresentação prévia do programa de intervenção

3 Junho 2026, 14:30 Maria Teresa Amaro Alfaiate

 Apresentação prévia da fase de Programa de intervenção, relativa à área de Projeto –Valverde , Vale do Regueirão dos Anjos   crítica realizada, por grupos, relativa  ao programa de intervenção  – aspetos relacionados com o conteúdo prepositivo e a sua adequabilidade; aspetos relacionados com metodologia seguida por cada grupo; aspetos relacionado com as formas de comunicação do programa de intervenção. Identificação dos conteúdos a melhorar, tendo em consideração a apresentação final a realizar em data de exame ea  apresentação a realizar na Câmara Municipal de Lisboa - 


A Construção da Paisagem - projetos contemporâneos e suas formas de comunicação

27 Maio 2026, 14:30 Maria Teresa Amaro Alfaiate

O programa de intervenção e sua consequência nos processos de implementação e construção. Configuração e qualidade arquitectónica. Orgânica de grandes parques e intervenções na paisagem de grande escala. Espaços reconvertidos. Aspetos sociais e participação das comunidades. Flexibilidade e adaptabilidade das propostas Condição ecológica e resiliência. 

Exemplos de projetos cujo programa de intervenção se relaciona com os trabalhos em cursoe  sua forma de comunicação. Formas de apresentação desenhada do programa. Diferentes níveis de informação em diferentes níveis de resolução (escala) 

Continuação do desenvolvimento de trabalhos com vista a concretização do programa de intervenção . Apuramento das lógicas conceptuais fundadas no textos teóricos trabalhados, aplicáveis e reinterpretáveis aos projectos de cada grupo de trabalho. Consequência das estratégias propositivas nas diferentes escalas de trabalho e sua coerência   


Reflexões sobre a construção da paisagem - metodologias projetuais contemporâneas - apresentação realizada por alunos

20 Maio 2026, 14:30 Maria Teresa Amaro Alfaiate

A Construção da Paisagem. Metodologia de abordagem ao projeto de paisagem. Relação entre formas de representação da paisagem e estratégias programáticas. A construção da identidade da paisagem. Trabalho realizado por um grupo de alunos com base em bibliografia selecionada.

A Construção da Paisagem. Metodologia de abordagem ao projeto de paisagem. Comparação entre projetos de referência contemporâneos e suas opções metodológicas – aspetos socio ecológicos e desafios contemporâneos – poluição, adaptação e mitigação climática, Trabalho realizado por um grupo de alunos com base em bibliografia selecionada.

Czarina, Jarina, J., Hargreaves, G. ( Eds), (2007) . Large Parks , Princeton Architectural Press, NY

Sustainable large parks: ecological design or designer ecology, Nina-Marie Lister,p.35-54 

Acompanhamento do trabalho dos alunos realizado por grupos. Discussão das hipóteses de intervenção no espaço em função do conceito de intervenção. Formas de apresentação e comunicação do programa. Estabelecimento de estratégias diferenciadas em função do conteúdo do trabalho e premissas valorizadas por cada grupo. 


Reflexão sobre metodologias projetuais e construção da identidade de paisagem

13 Maio 2026, 14:30 Maria Teresa Amaro Alfaiate

A Construção da Paisagem. Metodologia de abordagem ao projecto de paisagem. Relação entre formas de representação da paisagem e estratégias programáticas. A construçao da identidade da paisagem . Trabalho realizado por um grupo de alunos com base em bibliografia seleccionada.

 Czarina, J., Hargreaves, G. ( Eds), (2007) . Large Parks , Princeton Architectural Press, NY

Matrix Landscape: construction of identity in the large parks - Linda Pollak, p.87-117      

Continuação do desenvolvimento do trabalho de projeto  dos alunos ao nível de programa de intervenção 


Da Representação à Construção da Paisagem

6 Maio 2026, 14:30 Maria Teresa Amaro Alfaiate

A representação enquanto processo não neutral, enquanto projeção da realidade O mapeamento de informação enquanto processo que implica a seleção, omissão, separação, e codificação, constituindo uma ficção eidética construída a partir de observações factuais. Contributos do arq. paisagista James Corner, Charles Wleideim 

Os processos de representação enquanto mediadores intencionais associados às várias fases de projetação - Perceção /análise e construção da paisagem - sua influência determinante enquanto sistemas operativos na formulação do programa propositivo e os programas estratégicos de implementação

Abordagens de vários arquitetos, e arquitetos paisagistas nos processos de representação diagramática, notacional  e de mapeamento seletivo, com exemplos concretos de projetos contemporâneos.

Formas de incorporação  do conceito de sistema aberto complexo, no projeto de Arquitetura Paisagista. Características espaciais e capacidades:  adaptação, auto produção, emergência e resiliência   

Conceitos ecológicos importantes param o projeto de arquitetura paisagista.  Estrutura e processos que lhe estão subjacentes - mancham corredores, matriz.

Projetos de paisagem contemporâneos que referenciam uma abordagem socio-ecológica e sistémica 

Continuação do desenvolvimento do trabalho de projeto  dos alunos ao nível de programa de intervenção