Disciplina Curricular

Química Orgânica e Bioquímica QOB

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2010-2011

Contextos

Grupo: LEFRN 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar os principais grupos funcionais, compreender a sua reatividade, e conhecer a nomenclatura dos compostos orgânicos. Conhecer as biomoléculas em termos das características estruturais e funções biológicas, os conceitos de catabolismo e anabolismo, as principais vias metabólicas do metabolismo primário.
Estudar com detalhe as vias de degradação e síntese das principais biomoléculas nos organismos vivos: proteínas, glúcidos e lípidos.
Realizar exercícios de aplicação das matérias tratadas, praticar técnicas laboratoriais, e realizar apresentações orais.

Programa

Modulo 1: Química Orgânica. Estrutura das moléculas orgânicas. Ligação covalente nas moléculas orgânicas. Alcanos, alcenos, alcinos, compostos aromáticos. Ressonância. Isomeria. Polarização das ligações covalentes. Momento dipolar, polaridade das moleculas. Propriedades fisicas e solubilidade. Carácter ácido e básico. Efeito indutor. Electrófilos e nucleófilos. Formação de carbocatiões e carboaniões. Funções e grupos funcionais.
Reactividade dos principais grupos funcionais. Mecanismos reaccionais e tipos de reacções. Reacções heterolíticas e homolíticas, reacções de substituição, adição, eliminação e rearranjo. Reactividade dos grupos funcionais mais importantes em moléculas biológicas: Alcanos e hidrocarbonetos insaturados, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, aminas, compostos aromáticos, fenois, ésteres, éteres.

Modulo 2: Bioquímica e Metabolismo.
Biomoléculas. Aminoácidos, péptidos e proteínas. Glúcidos. Lípidos. Características estruturais e funções biológicas relevantes para o metabolismo.
Energia e cinética das reações bioquímicas. Compostos ricos em energia. Cofatores e coenzimas, vitaminas. Enzimas, fatores que influenciam as reações enzimáticas, conformação, estabilidade e desnaturação. Cinética enzimática. Regulação da atividade enzimática.
Metabolismo, principais vias metabólicas e regulação. Fluxos de energia no catabolismo e anabolismo. Metabolismo dos glúcidos, lípidos e aminoácidos, em animais e plantas. Principais reações de síntese e degradação. Balanço energético e regulação das vias metabólicas. Metabolismo dos glúcidos em aerobiose e anaerobiose. Oxidação e biossíntese dos ácidos gordos. Síntese e de degradação de aminoácidos. Relação metabólica entre o metabolismo de glúcidos, lípidos e compostos azotados.

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação é contínua, incluindo uma componente individual constituída pela realização de testes parciais e apresentações orais, e uma componente em grupo referente à realização de trabalhos práticos com relatório.
A aprovação à disciplina é obtida com uma classificação igual ou superior a 10 valores, desde que o aluno obtenha uma nota mínima de 8,0 valores a cada um dos módulo.
A avaliação referente aos testes poderá ser repetida em exame final, mantendo-se válidas as restantes componentes nas proporções referidas.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre