Disciplina Curricular

Gestão de Recursos Naturais GRN

Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - MBRV 2017-2018

Contextos

Grupo: MBRV 2017-2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano / 1º Semestre > Grupo Opcional I - S1 > Grupo Opcional II - S1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos (1) conheçam terminologia, elementos e conceitos básicos dos planeamentos estratégico, táctico e operacional da gestão e conservação de ecossistemas a diferentes escalas espaciais, (2) dominem a aplicação de conceitos económicos no âmbito da gestão e conservação de ecossistemas, (3) dominem técnicas para formulação de problemas, modelação e interpretação de soluções em gestão dos recursos naturais, (4) desenvolvam competências para avaliar e utilizar sistemas de apoio à decisão e sistemas inteligentes no âmbito do planeamento da gestão e conservação de ecossistemas e da análise de cenários, (5) adquiram experiência de aplicação de tecnologias de informação e comunicação em gestão de recursos naturais com base em casos de estudo.

Programa

1. Introdução ao planeamento da gestão de ecossistemas. Revisão de conceitos de ordenamento e gestão florestal. Perspectivas recentes em gestão de ecossistemas. Hierarquia e integração de escalas temporais (estratégica, táctica e operacional) e de escalas espaciais (unidade de gestão, propriedade, paisagem, região). 2. Economia e avaliação de projectos. Conceitos económicos relevantes para a gestão e conservação de ecossistemas. O caso dos recursos naturais não transaccionados no mercado. Métodos de valoração. Análise e avaliação de projectos de gestão e conservação de ecossistemas; tópicos e estratégias. Planeamento da gestão de ecossistemas às escalas da paisagem ou da região e análise económica à escala da unidade de gestão. 3. Planeamento da gestão multiobjectivo de ecossistemas. Planeamento estratégico: modelos I e II. Planeamento da gestão à escala da paisagem e análise de cenários à escala da região: o modelo Hoganson Rose. Integração dos processos de planeamento da gestão sustentável e da protecção contra incêndios: métodos exactos e métodos heurísticos. Decisores múltiplos: aproximações para articulação do planeamento da gestão à escala da paisagem com o planeamento da gestão à escala da propriedade. Planeamentos táctico e operacional. Organização do espaço, acessibilidade e escolhas operacionais. Problemas de logística: métodos exactos e métodos heurísticos. 4. Tecnologias de informação e de comunicação em gestão de recursos naturais: sistemas de apoio à decisão e sistemas baseados em conhecimento. A estrutura modular. Sistema de gestão de informação. Simulador de modelos de silvicultura e de alternativas de gestão. Modelo de decisão. Intérprete de resultados.

Métodos de ensino e avaliação

A nota final será determinada da seguinte forma:
- Teste 1: 50%
- Teste 2: 50%
Ou caso não tenha nota mínima = 10 no Teste 1 ou no Teste 2:
- Exame final: 100%
O calendário da avaliação será o seguinte:
- Teste 1: 29/10
- Teste 2: 17/12
- Exame final: Data a definir.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre