Disciplina Curricular

Herbologia Herb

Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - MBRV 2017-2018

Contextos

Grupo: MBRV 2017-2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano / 1º Semestre > Grupo Opcional I - S1 > Grupo Opcional II - S1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos específicos da Herbologia consistem em: identificar populações de infestantes – anuais, vivazes ou perenes; monitorizar os problemas causados por espécies infestantes e a sua densidade; prever as populações de infestantes e as suas possíveis substituições; avaliar as espécies dominantes e estabelecer medidas para a sua gestão; decidir se o controlo deve ser efectuado; escolher as técnicas de gestão compatíveis com o sistema agrícola (agricultura convencional, sustentável, biológica, de conservação, ...), tendo em atenção a salvaguarda do ambiente e avaliar os impactes ambientais, sociais e económicos.

Programa

Conceitos de planta infestante e planta invasora. Biologia e ecologia de infestantes anuais, vivazes e perenes. Identificação no estado de plântula e vegetativo. Diásporos de infestantes. Escalas fenológicas de infestantes. Delineamento, montagem e análise de ensaios sobre a bioecologia de infestantes anuais e vivazes. Demografia e dinâmica de populações. Interferência das infestantes. Período crítico de infestação. Níveis de prejuízos em herbologia. Interacção com pragas e patogéneos. Metodologias relativas a levantamentos fitoecológicos. Métodos de análise estatística aplicados ao estudo da influência dos factores ambientais e culturais na vegetação infestante. Métodos preventivos, culturais, físicos, biológicos. Métodos químicos. Herbicidas. Factores influentes na persistência e actividade dos herbicidas. Resistência de infestantes aos herbicidas – escala HRAC (Herbicide Resistance Action Committee). Detecção da resistência e medidas de prevenção. Distribuição mundial. Casos de estudo em Portugal. Prevenção na introdução de novas infestantes. Aplicação de Herbicidas Gestão de infestantes em agricultura de precisão, agricultura biológica e culturas trangénicas. Gestão das infestantes dos principais subsistemas agrícolas e não agrícolas. Trabalho de projecto: Trabalho experimental individual iniciado na 1ª semana de aulas e que tem por objectivos: - programar e desenvolver um projecto de investigação, fundamental ou aplicado, no âmbito da Herbologia, - preparar um Seminário e escrever um artigo científico.

Métodos de ensino e avaliação

Para admissão a Exame Final, os alunos são obrigados a participar em pelo menos 75% do total de aulas teórico-práticas.
A participação implica presença nas aulas e avaliação dos conhecimentos adquiridos.
Essa avaliação será realizada de acordo com duas opções:
a) realização de um trabalho prático experimental individual, acompanhado de uma boa revisão bibliográfica, e apresentado em seminário e escrito sob a forma de artigo científico ou,
b) os alunos que assistam às aulas práticas (75%), mas que não desejem submeter-se à avaliação proposta em a), terão de realizar uma prova escrita e/ou oral (exame final).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre