Disciplina Curricular
Marketing Mark
Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos (1) compreendam a importância da orientação de mercado na indústria alimentar, (2) saibam identificar os principais factores do ambiente macro desta indústria, (3) analisem a estrutura e organização da distribuição alimentar, (4) conheçam os factores determinantes do comportamento do consumidor, (5) analisem os factores relevantes na percepção da qualidade dos produtos alimentares, (6) discutam o marketing-mix de produtos alimentares, (7) saibam aplicar técnicas de investigação de marketing nomeadamente conceber um guião de inquérito, analisar os resultados da sua aplicação, e interpretar resultados de um inquérito ao consumidor (8) apliquem os conceitos e técnicas do marketing na análise de estudos de caso apresentados por oradores convidados da indústria alimentar.
Programa
Módulo I – Competitividade, orientação de mercado e estratégia de marketing O conceito de marketing e sua evolução. Ambiente e estratégia de marketing. Orientação de mercado e vantagem competitiva. Estrutura e organização da distribuição alimentar. Estudos de caso. Módulo II - Comportamento do consumidor e segmentação dos mercados Tendências recentes de evolução do consumo alimentar. Os determinantes do comportamento do consumidor. A percepção da qualidade pelos consumidores. O conceito de segmentação. Critérios e técnicas de segmentação. Selecção de mercados alvo e posicionamento. Iniciação à investigação de marketing: estudos de mercado qualitativos e quantitativos, a recolha de informação por inquérito, construção de um guião de inquérito, breve referência aos métodos de análise da informação. Estudos de caso. Módulo III- As Políticas de Marketing O marketing-mix no contexto da estratégia de marketing. A gestão do produto e da marca.. Os símbolos de qualidade ligados à origem. As decisões de preços. A política de distribuição. O mix de comunicação. Análise de informação de um painel retalhista. Indicadores de gestão do plano de meios. Estudos de caso.
Métodos de ensino e avaliação
Opção A: Por testes no final de cada módulo (ponderação de 70 %) e apresentação e discussão de um trabalho de grupo (e de um texto científico) nas aulas (ponderação de 30 %);
Opção B: Exame Final, segundo as normas em vigor no ISA. A admissão a exame final fica condicionada à realização e apresentação na aula de um trabalho de grupo.