Disciplina Curricular

Projecto Industrial PInd

Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023

Contextos

Grupo: M.CDAAFA 2022/2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > OPTATIVAS > Optativas 1 Ano, 1 Sem. ( Opção 1 e Opção 2 )

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Adquirir competências para o desenvolvimento de um projeto de investimento na instalação de uma unidade de produção de alimentos. - Compreender e os condicionalismos do projeto, incluindo a estratégia empresarial, as oportunidades de financiamento e o licenciamento. - Conhecer os equipamentos disponíveis e os instrumentos de decisão na sua seleção. - Decidir o diagrama tecnológico tendo em conta critérios técnicos e critérios financeiros e dimensionar o equipamento necessário ao desempenho das principais operações unitárias. - Efetuar a análise económica e financeira do projeto. NOTA: Esta UC não se ocupa de projeto industrial relacionado com a vinificação por motivos alheios ao docente responsável.

Programa

1. Introdução e enquadramento 2. Importância do projeto em engenharia alimentar 2.1. Qualidade do projeto 2.2. Análise de mercado 2.3. Estratégia da empresa 2.4. Oportunidades de financiamento 3. Organização do projeto 3.1. Fases do projeto 3.2. Coordenação do projeto. 4. Estudo prévio 4.1. Análise de mercado 4.2. Dossier do produto 4.3. Opções tecnológicas 4.4. Diagramas tecnológicos e balanços de massas 4.5. Dimensionamento e seleção de equipamento 4.6. Layout da zona da função produtiva 4.7. Estimativa de custos. 5. Análise económica e financeira do projeto 6. Aplicação ao estudo de situações específicas 7. Elaboração do estudo prévio de uma instalação industrial aplicando os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, nas disciplinas específicas precedentes e outra informação que se poderá encontrar na bibliografia recomendada.

Métodos de ensino e avaliação

Obtém frequência na unidade curricular o estudante que, simultaneamente, estiver presente em 75% das aulas e realizar e discutir o projeto. A frequência permanece válida no ano em que é obtida e nos dois anos letivos seguintes.

Os alunos devem realizar, redigir, apresentar e discutir, em trabalho de grupo, um estudo prévio sobre uma instalação industrial de produção de alimentos ou ingredientes para a indústria alimentar. O documento escrito deve ser entregue em dois exemplares impressos até ao dia 10 de dezembro às 17:00 ao docente responsável. Atrasos na entrega do documento serão penalizados na classificação.

A classificação final (N), expressa na escala numérica de 0 a 20 valores, é a classificação do projeto final, incluindo as peças escritas e desenhadas e a respetiva discussão. O estudo prévio não é suscetível de melhoria.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre