Disciplina Curricular
Processos dos Ecossistemas Florestais PEF
Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023
Contextos
Grupo: M.CDAAFA 2022/2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > OPTATIVAS > Optativas 1 Ano, 2 Sem ( Opção 3, Opção 4 e Opção 5)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e competências sobre os aspetos funcionais que condicionam a produção, resiliência e sustentabilidade dos ecossistemas florestais. Neste contexto serão analisados os principais fatores ambientais condicionantes: água, solo e carbono, e suas interações com as plantas. Pretende-se que os alunos adquiram visões integradas, conceptuais e atuais sobre as problemáticas em questão, de forma a ficarem com ferramentas adequadas para compreender os possíveis efeitos das alterações climáticas na vegetação. O trabalho será sempre baseado numa aprendizagem ativa por parte dos alunos através da leitura crítica (acompanhada) de publicações, técnicas e científicas, e de casos de estudo.
Programa
I – Água. Efeitos da vegetação no: balanço de bacias, transpiração, perda por interceção, escoamento. Ecohidrologia dos ecossistemas florestais (a água e a fisiologia das plantas): e.g. tolerância à seca, evitamento da seca, redistribuição hidráulica. Importância das raízes e dos estomas. II – Carbono. Vegetação e sequestro de carbono. O “trade-off” entre água e carbono. Efeitos do elevado carbono atmosférico nas plantas. III – Solo. Disponibilidade de nutrientes e crescimento das plantas. Interacções solo-raízes. Gestão do solo, da vegetação e de resíduos na perspetiva da conservação e da melhoria da qualidade ambiental e da sustentabilidade dos ecossistemas.
Métodos de ensino e avaliação
3 trabalhos escritos ou 3 apresentações orais pelos alunos (grupos de 2/3 alunos)