Disciplina Curricular

Protecção de Culturas PC

Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023

Contextos

Grupo: M.CDAAFA 2022/2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > OPTATIVAS > Optativas 1 Ano, 2 Sem ( Opção 3, Opção 4 e Opção 5)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se no final do curso que os estudantes tenham adquirido conhecimento teórico e aplicado, de como proteger as culturas, conciliando os princípios da proteção integrada (PI) com os da agricultura sustentável, com ênfase para práticas economicamente viáveis, ambientalmente saudáveis e socialmente responsáveis. Os estudantes estarão aptos a: - Identificar os principais inimigos-chave de diversas culturas; - Conhecer dados biológicos e epidemiológicos sobre esses inimigos; - Prevenir e Evitar a disseminação desses inimigos; - Avaliar a necessidade de intervir, pesando riscos, custos e benefícios; - Avaliar os benefícios e restrições das várias estratégias de proteção e seguir os princípios da proteção integrada na tomada de decisão; - Selecionar os meios de proteção que promovam a limitação natural, a biodiversidade, a conservação dos recursos naturais e os serviços dos ecossistemas, reduzindo impactes para o Homem e o Ambiente.

Programa

Caraterização e tipificação do ecossistema agrário; características dos principais inimigos da cultura (pragas, doenças e infestantes), sintomas/estragos e prejuízos, ciclos biológicos, epidemiologia e dinâmica populacional, inimigos naturais; métodos de estimativa do risco e regras de tomada de decisão; estratégias e meios de proteção. I. Proteção de culturas hortícolas e cereais São abordadas culturas protegidas e culturas de ar livre (asteráceas, crucíferas, cucurbitáceas, solanáceas), cereais (arroz, aveia, centeio, cevada, milho e trigo). II. Proteção da vinha e fruteiras São abordadas a vinha, os citrinos, as pomóideas e as prunóideas.

Métodos de ensino e avaliação

Frequência: Presença em 75% das aulas práticas de campo.
I. Avaliação Contínua: três testes escritos individuais (T1 + T2 + T3); nota mínima nos testes = 9,0 valores e [T1 + T2 + T3 ]≥ 29 valores.
Os alunos que obtiverem a nota mínima nos testes intercalares serão dispensados de exame final.
II. Exame Final: avaliação sobre todos os conteúdos programáticos.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre