Disciplina Curricular
Protecção de Culturas PC
Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se no final do curso que os estudantes tenham adquirido conhecimento teórico e aplicado, de como proteger as culturas, conciliando os princípios da proteção integrada (PI) com os da agricultura sustentável, com ênfase para práticas economicamente viáveis, ambientalmente saudáveis e socialmente responsáveis. Os estudantes estarão aptos a: - Identificar os principais inimigos-chave de diversas culturas; - Conhecer dados biológicos e epidemiológicos sobre esses inimigos; - Prevenir e Evitar a disseminação desses inimigos; - Avaliar a necessidade de intervir, pesando riscos, custos e benefícios; - Avaliar os benefícios e restrições das várias estratégias de proteção e seguir os princípios da proteção integrada na tomada de decisão; - Selecionar os meios de proteção que promovam a limitação natural, a biodiversidade, a conservação dos recursos naturais e os serviços dos ecossistemas, reduzindo impactes para o Homem e o Ambiente.
Programa
Caraterização e tipificação do ecossistema agrário; características dos principais inimigos da cultura (pragas, doenças e infestantes), sintomas/estragos e prejuízos, ciclos biológicos, epidemiologia e dinâmica populacional, inimigos naturais; métodos de estimativa do risco e regras de tomada de decisão; estratégias e meios de proteção. I. Proteção de culturas hortícolas e cereais São abordadas culturas protegidas e culturas de ar livre (asteráceas, crucíferas, cucurbitáceas, solanáceas), cereais (arroz, aveia, centeio, cevada, milho e trigo). II. Proteção da vinha e fruteiras São abordadas a vinha, os citrinos, as pomóideas e as prunóideas.
Métodos de ensino e avaliação
Frequência: Presença em 75% das aulas práticas de campo. I. Avaliação Contínua: Dispensa de Exame Final com 2 testes teóricos (T1+T2) ›= 20 valores; nota mínima nos Testes = 9 valores Os alunos que obtiverem a nota mínima nos testes intercalares serão dispensados de exame final. II. Exame Final: Avaliação de todos os conteúdos programáticos