Disciplina Curricular

Tecnologias de Tratamento de Resíduos TTR

Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023

Contextos

Grupo: M.CDAAFA 2022/2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > OPTATIVAS > Optativas 1 Ano, 2 Sem ( Opção 3, Opção 4 e Opção 5)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos sobre tratamento de resíduos sólidos urbanos, resíduos agrícolas e agro-industriais, resíduos industriais, resíduos perigosos, lamas e outros resíduos sólidos: classificação, caracterização e tratamento/valorização no enquadramento legislativo actual e pelas melhores tecnologias disponíveis. No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: identificar e caracterizar os fluxos de resíduos e os principais poluentes; descrever os princípios dos processos físicos, químicos e biológicos utilizados para o tratamento de resíduos sólidos; propor soluções de tratamento e avaliar a sua eficiência.

Programa

1 – Origem, características e propriedades dos resíduos sólidos 1.1 Classificação de resíduos sólidos segundo a origem 1.2 Classificação de resíduos sólidos segundo as características 1.3 Propriedades físicas, químicas e bioquímicas dos resíduos sólidos 1.4 Quantificação e caracterização física dos resíduos 2 – Processos físicos e físicos-químicos e químicos de tratamento de resíduos 2.1. Separação manual e automática 2.2 Incineração e co-incineração 2.3 Pirólise e tecnologia de plasma 2.4 Hidrólise 2.5 Desidratação e compactação 3 – Processos biológicos avançados de tratamento de resíduos 3.1 Aeróbios 3.2 Anaeróbios 3.3 Aeróbios/anaeróbios combinados 3.4. Outros processos biológicos 4 – Parâmetros chave para a avaliação da eficiência e selecção de tecnologias de tratamento de resíduos. Caso de Estudo: Exemplo da Integração do Tratamento Mecânico Biológico e do Tratamento Biológico Mecânico num Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos Aulas práticas (laboratoriais, casos de estudo e visitas de estudo)

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação dos alunos consiste em duas partes:
- Um exame final sobre a matéria leccionada ou testes intercalares no final de cada módulo (80% da nota final);
- Um seminário (15-20 min) sobre uma tecnologia aplicada ao tratamento de resíduos realizado individualmente ou em grupo de 2 alunos (20% da nota final).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre