Disciplina Curricular

Projeto Hackathon de Ciência de Dados PHtCD

Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023

Contextos

Grupo: M.CDAAFA 2022/2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > OBRIGATÓRIAS

Período:

Peso

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir e aplicar competências de realização de um projeto de ciência de dados em contexto real, incluindo todas as fases desde a definição do problema até a implementação da solução e sua comunicação; Identificar os requisitos para a realização de um projecto, incluindo as fontes de informação, e as metodologias e tecnologias adequadas à implementação de uma solução; Desenvolver as capacidades de delineamento de um projecto de ciência de dados, com a definição de objectivos gerais e específicos para cada uma das fases, a identificação de metas parciais e avaliação do progresso; Desenvolver a capacidade de realizar projectos em equipa, incluindo o recurso a ferramentas colaborativas para partilha de dados e informação ao longo de todas as fases do projecto; Desenvolver a capacidade de compreensão sobre os sistemas de produção, e o desenvolvimento de sistemas de análise de informação baseadas em dados para apoio à decisão.

Programa

Desenvolvimento de um projecto proposto pelas empresas parceiras, na modalidade de hackathon, em equipas constituídas pelos seguintes perfis: i) especialista do domínio; ii) coordenador da equipa; iii) analista; iv) programador; v) relator/comunicador. A unidade curricular terá um seminário inicial de apresentação dos problemas propostos pelas empresas, que será complementado sobre a caracterização do funcionamento do projeto hackathon. Este seminário incluirá os seguintes conteúdos: i) caracterização de um projecto hackathon; ii) funções, caracterização e responsabilidades membros das equipas; iii) ferramentas para desenvolvimento colaborativo de código, documentação e informação; iv) definição de objectivos e metas num projecto de ciência de dados. Estes conteúdos serão complementados com conteúdos programáticos ajustadas ao projeto específico, quer das valências de ciências de dados, quer das componentes específicas do sistema em análise.

Métodos de ensino e avaliação

Os projectos Hackathon serão realizados por grupos de cinco alunos, que constituirão equipas. Em cada equipa, os seguintes papéis deverão ser atribuídos: i) especialista do domínio; ii) coordenador da equipa; iii) analista; iv) programador; v) relator/comunicador. Para acompanhar o trabalho de cada equipa, haverá o acompanhamento de um interlocutor da empresa proponente do problema, e um docente no papel de orientador/mentor. Os membros da equipa irão colaborar nas diferentes tarefas organizadas nas fases de preparação, modelação e implementação, com recurso intensivo de ferramentas colaborativas de partilha de dados e informação, código e documentação, e com a coordenação do respectivo responsável da tarefa. O progresso do projecto será avaliado através da definição de metas intermédias. Avaliação: a avaliação será baseada nas seguintes componentes: solução implementada; apresentação/discussão da solução à empresa; colaboração na equipa, incluindo o uso de ferramentas colaborativas.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre