Disciplina Curricular

Culturas Arvenses CArv

Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023

Contextos

Grupo: M.CDAAFA 2022/2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > OPTATIVAS > Optativas 1 Ano, 2 Sem ( Opção 3, Opção 4 e Opção 5)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Explicitar os princípios e as técnicas pelos quais as culturas são realizadas. Conhecer e saber regular as máquinas agrícolas.

Programa

1. INTRODUÇÃO 1.1. UMA DEFINIÇÃO DE CULTURA ARVENSE 1.2. RELAÇÃO DAS CULTURAS ARVENSES COM AS OUTRAS FITOTECNIAS 1.3. CLASSIFICAÇÃO DAS CULTURAS ARVENSES 1.3.1. Atendendo aos aspetos botânicos 1.3.2. Atendendo à época de sementeira 1.3.3. Atendendo à sua ação sobre o terreno 1.3.4. Atendendo ao tipo de produtos 1.3.5. Atendendo à utilização dos produtos 2. IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DAS CULTURAS ARVENSES EM PORTUGAL E NO MUNDO 3. MAXIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA 3.1. PRODUTIVIDADE POTENCIAL DAS CULTURAS 3.2. SITUAÇÕES DE DEFICIÊNCIA OU EXCESSO LIMITANTES DA PRODUTIVIDADE 4. ESTRATÉGIAS DE OPTIMIZAÇÃO VERSUS ESTRATÉGIAS DE MAXIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE 5. METODOLOGIA GERAL PARA O ESTUDO DAS CULTURAS ARVENSES 5.1. INTRODUÇÃO 5.1.1. Centro de origem, história e distribuição geográfica 5.1.2. Estatísticas da produção e do consumo 5.2. ASPECTOS BOTÂNICOS DE MAIOR INTERESSE CULTURAL 5.2.1. Generalidades 5.2.1.1. Classificação botânica 5.2.1.2. Características genéticas 5.2.2. Características morfológicas e anatómicas 5.2.3. Ciclo vegetativo da planta (estádios de desenvolvimento) 5.3. EXIGÊNCIAS AMBIENTAIS 5.3.1. Fatores climáticos 5.3.2. Fatores edáficos 5.4. DEPREDADORES, PRAGAS, DOENÇAS E INFESTANTES 5.4.1. Identificação e Danos causados 5.4.2. Limiares biológicos e económicos de ataque 5.4.3. Meios de luta 5.5. CICLO CULTURAL E FORMAS CULTIVADAS 5.5.1. Principais fases do ciclo cultural e suas relações com as condições ambientais 5.5.2. Principais formas cultivadas 5.6. INSERÇÃO NA AGRICULTURA 5.6.1. Sistemas de agricultura, de produção e de cultura 5.7. ESTUDO DA TECNOLOGIA CULTURAL 5.7.1. Adaptação e preparação do terreno 5.7.1.1. Perfil cultural desejado 5.7.1.2. Sistemas de mobilização 5.7.2. Fertilização e Correção da reação do solo 5.7.3. Sementeira 5.7.4. Amanhos e Granjeios 5.7.5. Rega e drenagem 5.7.6. Colheita e transformação de produtos 5.8. ITINERÁRIO TÉCNICO. PLANEAMENTO DAS OPERAÇÕES CULTURAIS. 6. ESTUDO DAS CULTURAS ARVENSES DE OUTONO-INVERNO 6.1. TRIGO 6.2. TRITICALE 6.3. CEVADA 6.4. AVEIA 6.5. CENTEIO 6.7. TREMOÇO 6.8. FAVA 6.9. ERVILHA 6.10. GIRASSOL 6.11. GRÃO-DE-BICO 6.12. OUTRAS CULTURAS 7. ESTUDO DAS CULTURAS ARVENSES DE PRIMAVERA-VERÃO 7.1. ARROZ 7.2. MILHO 7.3. TOMATE 7.4. BETERRABA 7.5. SOJA 7.6. BATATA 7.7. OUTRAS CULTURAS

Métodos de ensino e avaliação

Discussão, exemplos práticos de aplicação, exercícios práticos A avaliação de conhecimentos rege-se pelas seguintes regras: Admissão a exame: Presença a 85% das aulas e aprovação de 85% dos trabalhos realizados no decorrer das aulas práticas; Provas: avaliação e discussão dos trabalhos + Exame final Classificação final = Nota dos Trabalhos práticos (30%) + Nota do Exame final (70%)

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