Disciplina Curricular
Ecologia e Gestão do Fogo EGF
Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente - M.CDAAFA 2022/2023
Contextos
Grupo: M.CDAAFA 2022/2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > OPTATIVAS > Optativas 1 Ano, 2 Sem ( Opção 3, Opção 4 e Opção 5)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer as principais caraterísticas dos regimes de fogo em Portugal e no Sul da Europa, incluindo a geografia e os padrões sazonais do fogo e as suas relações com determinantes ambientais e socio-económicos. Reconhecer o fogo como uma questão territorial, do espaço rural e não setorial, da floresta, resultante do abandono rural, de modificações do uso da terra e das alterações climáticas. Distinguir entre uso do fogo na agricultura e silvopastorícia versus prevenção/combate a incêndios florestais. Aprender sobre: os principais tipos de vegetação combustível, as formas do terreno e as condições meteorológicas que condicionam o comportamento do fogo; modelação do comportamento do fogo; o fogo como fator ecológico; os efeitos do fogo e sua mitigação; a silvicultura de prevenção do fogo nas florestas e o planeamento à escala da paisagem para redução da vulnerabilidade aos grandes incêndios.
Programa
Introdução ao problema do fogo rural em Portugal e no Sul da Europa: estatísticas de ocorrências, áreas ardidas e causas. Distribuição geográfica; A vegetação enquanto combustível: principais tipos de combustíveis: herbáceos, arbustivos, de sub-bosque e de copas. Parâmetros estruturais e termodinâmicos dos combustíveis vegetais – modelos de combustível; Clima, meteorologia e fogo. Principais condições sinópticas associadas à ocorrência de grandes fogos. O índice Canadiano de Perigo Meteorológico de Incêndio (FWI) e a indexação do risco;; Comportamento do fogo. Ignição, fogos em regime estacionário e grandes incêndios. Fogos de copas. Fogos dominados pelo vento versus fogos dominados pela coluna de convecção. Modelação do comportamento do fogo: o modelo de Rothermel – simulação do comportamento com o software BEHAVE; Ecologia e efeitos do fogo. Gestão dos povoamentos e planeamento da arborização. Maneio dos combustíveis e organização do espaço florestal.
Métodos de ensino e avaliação
A UC tem uma forte componente expositiva, apoiada por apresentações em PowerPoint e pequenos vídeos técnicos, e estimula-se o diálogo e a interação com os estudantes. A UC tem também uma componente desenvolvida em aulas práticas, baseado no uso do software BEHAVE, com o qual os estudantes aprendem a modelar combustíveis, simular o comportamento de fogo, estimar efeitos potenciais e avaliar as consequências de diferentes medidas de silvicultura preventiva. Esta componente prática é avaliada através da realização de um pequeno projeto, em grupos de 2-3 alunos. A classificação final da UC resulta da ponderação em 75% da componente expositiva, avaliada em exame escrito e 25% do exercício prático de grupo.