Disciplina Curricular

Seminários I Sem-I

Mestrado Bolonha em Ciências Gastronómicas - MCG 2010-2011

Contextos

Grupo: MCG 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Seminários sobre vários temas com profissionais ligados à universidade ou tecido produtivo e cultural, têm como objectivo familiarizar os alunos com um conjunto de temáticas que não podem ser abordadas nas restantes unidades curriculares e assim alargar conhecimentos; é também um objectivo reforçar a ligação ao mundo do trabalho. É ainda um outro objectivo o treino da capacidade para trabalho individual, através pesquisa de informação e aprofundamento de uma tema, assim como na elaboração de uma monografia sobre este e a sua comunicação. No final deste módulo os alunos deverão ter contactado com a uma variedade de profissionais e contextos produtivos, fora da universidade, deverão ter desenvolvido as suas capacidades de pesquisa bibliográfica (habitualmente um dos seminários é sobre pesquisa bibliográfica) e deverão ter adquirido competências de comunicação.

Programa

Conteúdos programáticos: Seminários ou visitas de estudo abordando vários aspectos relacionados com gastronomia – por exemplo: produtos (azeite, cogumelos, ervas aromáticas, cacau, chá, café, pão...), segurança alimentar, novas tecnologias de conservação, processamento e embalagem, jornalismo gastronómico, crítica de restaurantes e vinhos... Preparação e apresentação de seminários pelos alunos. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular. Uma unidade curricular com estas características permite abordar temas que não são tratados noutras unidades curriculares do mestrado e assim a aquisição de outros conhecimentos. O facto da maioria dos seminários (pelo menos 5) serem visitas de estudo ou sessões com profissionais especialistas em várias áreas ligadas à gastronomia permite um contacto estreito com o tecido produtivo, um conhecimento mais aprofundado da realidade fora da universidade, e ainda o estabelecimento de contactos que poderão ser úteis para a vida profissional futura dos alunos. O trabalho individual permite o aprofundamento de conhecimentos sobre outros temas, e o desenvolvimento de competências de pesquisa de informação e comunicação.

Métodos de ensino e avaliação

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Seminários e visitas de estudo, com características diferentes, sobre vários temas com pessoas ligadas à universidade e tecido produtivo e cultural.

Avaliação:
- No início de cada ano, os alunos escolherão um tema que desenvolverão e apresentarão no final do semestre.
- Relatórios sobre os seminários em que participaram.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

A metodologia usada é variável (exposições orais, workshops, visitas comentadas, provas…) consoante o tipo de visita ou seminário, sendo a mais adequada para atingir os objectivos em cada situação.

A elaboração de relatórios obriga os alunos a reflectir sobre cada seminário em que participaram, exigindo nalguns casos pesquisa de informação. Este processo contribui para solidificar os conhecimentos adquiridos.
O aprofundamento de um tema com posterior apresentação de um trabalho escrito e sua comunicação oral, desenvolve capacidade de pesquisa de informação, escrita e comunicação oral.

Disciplinas Execução

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