Disciplina Curricular

Estratégias de Proteção Integrada EPInt

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2024-2025

Contextos

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 2º Ano

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 2º Ano

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 2º ano

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 1º Ano > Optativas Obrigatórias

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver competências que permitam com base no conhecimento dos sistemas culturais delinear as estratégias mais adequadas de protecção integrada, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Programa

1. Estimativa do risco: determinação dos períodos de risco, intensidades de ataque, factores de ponderação da nocividade; 2. Modelos de tomada de decisão: nível prejudicial de ataque e nível económico de ataque; outros modelos (e.g., modelos analíticos, modelos de simulação, modelos de previsão, sistemas periciais); 3. selecção dos meios de protecção das culturas: meios preventivos e curativos; meios de protecção química, biológica, biotécnica, genética, cultural, física; avanços tecnológicos; tipos de estratégias, níveis de integração; estudo de casos (ex. luta microbiológica, luta biológica contra infestantes, infraestruturas ecológicas, patogénios do solo); 4. Regulamentação e certificação: legislação, regras de protecção e produção integradas, sistemas de certificação e entidades envolvidas; 5. Projecto de Protecção Integrada aplicado a diferentes ecossistemas agrários; seminários.

Métodos de ensino e avaliação

I. Obtenção de frequência: presença a 75 % das aulas
II. Modalidades de avaliação
a. Avaliação contínua – constituída por quatro componentes
Teste (50%): teórico-prático sobre toda a matéria a realizar no final do semestre;
Projecto (25%) a realizar em grupo, que deverá ser entregue até ao fim do semestre
Seminário (20%) apresentação oral do projecto
Participação nas aulas (5%)
b. Exame Final – prova teórico-prática, à qual terão acesso todos os alunos que tiverem obtido frequência
III Aprovação: Serão aprovados os alunos que obtenham, classificação final mínima de 10 valores. É obrigatório ter nota mínima de 10 valores na componente teste

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre