Disciplina Curricular
Herbologia Herb
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2024-2025
Contextos
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 2º Ano (livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 2º ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 1º Ano > Optativas Obrigatórias
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 1º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Aplicar os conceitos de infestante, flora espontânea e invasora; • Identificar e descrever infestantes agrícolas, ambientais, florestais, urbanas e o seu potencial de infestação com base nas características reprodutivas e de dispersão; • Analisar os prejuízos vs. benefícios das plantas presentes nos ecossistemas nas vertentes económica, social e ecológica; • Monitorizar populações de plantas infestantes e estabelecer medidas para a sua gestão, • Avaliar os riscos de resistência de infestantes a herbicidas e selecionar herbicidas adequados; • Discutir e analisar os métodos de gestão de infestantes alternativos aos herbicidas. • Analisar técnicas de teledeteção e Herbologia 4.0 no controlo de infestantes e escolher as técnicas de gestão compatíveis para as culturas e modos de produção; • Elaborar delineamentos experimentais, recolher dados e realizar análises exploratórias de tratamento dados. • Consultar fontes de informação fidedignas e legislação; • Desenvolver trabalho autónomo, análise crítica e curiosidade em tópicos atuais em Herbologia.
Programa
As aulas de Herbologia são teórico-práticas ou práticas e dividem-se em 3 módulos: Módulo I. Biologia, ecologia e identificação de infestantes: Conceitos de infestante, invasora e flora espontânea. Escalas fenológicas de infestantes. Sucessão. Reprodução sexuada e vegetativa. Disseminação dos propágulos e diásporos. Inventários florísticos em herbologia e agroecologia: identificação por Inteligência Artificial e mapeamento digital. Módulo II. Métodos de gestão de infestantes/invasoras: Banco de sementes do solo – germinação e sobrevivência. Comunidades de infestantes. Interferência das infestantes. Tipos específicos de infestantes: parasitas, tóxicas e agressivas, aquáticas, transformadoras, emergentes. Herbicidas: seletividade, fitotoxicidade. Mecanismos de resistência de infestantes. Período crítico de infestação. Níveis de prejuízos em herbologia. Interação com pragas e agentes patogénicos. Módulo III. Gestão e avanços atuais na gestão das infestantes nos principais subsistemas agrícolas e não agrícolas. Gestão Integrada de Infestantes (IWM) e Gestão Ecológica de Infestantes (EWM). Métodos de gestão alternativos ao uso de herbicidas. ‘Herbologia inteligente’: robótica e agricultura de precisão. Tratamentos de dados e investigação em Herbologia. Programas de gestão e controlo de infestantes em culturas e áreas não agrícolas.
Métodos de ensino e avaliação
I. Obtenção de frequência: presença a 75 % das aulas II. Modalidades de avaliação A) Avaliação contínua 1. Teste teórico (50%) 2. Trabalho de grupo (20%): trabalho de bioecologia e inventariação; autoavaliação e avaliação feedforward pelo docente 3. Trabalho Individual (30%): trabalho sobre conteúdos atuais de herbologia não abordados nas aulas (bioecologia, gestão, tecnologia, equipamento); apresentação na forma de seminário; avaliação feedforward pelo docente e turma B) Exame: entrega de trabalho individual e apresentação (3.) III. Aprovação: serão aprovados os alunos que obtenham média igual ou superior a 10 (dez) valores, com nota mínima de 9,5, no teste teórico de avaliação.