Disciplina Curricular

Hidrologia Hidrol

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2010-2011

Contextos

Grupo: MEA 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especialização > Optativas > 2º Ano

Período:

Grupo: MEA 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular de Hidrologia tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos que lhes permitam quantificar os fluxos e armazenamentos de água na componente terrestre do ciclo hidrológico, a sua interação com os mecanismos biológicos introduzidos através da atividade agrícola, a manutenção dos ecossistemas criados, assim como prever futuras disponibilidades e necessidades em água em contexto de alterações climáticas. Os alunos adquirem também as bases para a compreensão de aspetos relativos ao planeamento e gestão dos recursos hídricos.

Programa

Ciclo hidrológico, balanço hidrológico e de energia. Modelos matemáticos. Bacia hidrográfica e tempo de concentração. Precipitação: formação e medição; análise dos dados; precipitação média em área e variação com a duração da chuvada; tempo de retorno e risco; hietograma de projeto. Evaporação, transpiração e interceção: aparelhos de medição, equação de Penman-Monteith e fórmulas práticas para a sua estimativa. Água no solo, infiltração e águas subterrâneas. Escoamento superficial e sua medição; curvas de duração, análise de frequência de caudais extremos e análise de hidrogramas e sua decomposição. Relações precipitação-escoamento: modelação anual e mensal, bacias pequenas, de média dimensão e de grande dimensão. Os impactos das alterações climáticas na hidrologia e nos recursos hídricos.

Métodos de ensino e avaliação

As horas semanais estão repartidas por 2.5 h de aula teórica e 2.5 h de aula teórico-prática. Nas aulas teóricas far-se-á a apresentação dos fundamentos teóricos necessários para a compreensão e realização dos problemas das aulas práticas. No entanto, em algumas aulas teóricas serão apresentadas aplicações práticas para melhor compreensão da matéria.
Os alunos deverão ter uma participação ativa nas aulas, devendo levar para todas as aulas máquina de calcular. Para algumas aulas, a indicar durante o semestre, os alunos serão aconselhados a levar computador portátil.
Os alunos deverão cumprir o Código Geral de Conduta do Instituto Superior de Agronomia. Qualquer tentativa de fraude detetada nas avaliações será penalizada de acordo com o Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade de Lisboa. Aos alunos que tiverem telemóvel durante as avaliações terão o seu teste/exame imediatamente anulado.
Todas as informações relativas ao funcionamento da UC são disponibilizadas na plataforma FENIX, assim como os powerpoints das aulas e outros documentos pertinentes. Sempre que for necessário enviar alguma informação aos alunos, relativa à aula da semana, será enviado um mail para todos os alunos através da plataforma FENIX. No início do semestre será indicado o horário para atendimento aos alunos.
Para acesso à avaliação, os alunos devem obter frequência através da presença em 75 % das aulas (teóricas + teórico-práticas). Os alunos que não obtiverem frequência, não poderão realizar o 2º teste nem o exame final.
A avaliação apresenta duas modalidades alternativas:
1. Exame final, com toda a matéria (acesso mediante frequência válida);
2. Avaliação contínua (acesso mediante frequência válida) com a realização de três testes com igual peso, dois durante o semestre (em data anunciada na 1ª aula) e o terceiro na 1ª data de exame (definida pelo CP). Não é possível realizar testes nas restantes datas de exame. A nota mínima em cada teste é de 7 valores. Para serem aceites para realização dos testes, os alunos deverão fazer inscrição na plataforma FENIX.
Quer o exame final quer os testes consistem numa prova escrita, sem consulta, com uma componente teórica (perguntas de escolha múltipla/de resposta curta/de desenvolvimento) e uma componente prática (resolução de exercícios).
Os pesos de cada componente são: teórica 40% e prática 60 %.
Uma classificação igual ou superior a 10 valores confere a aprovação na UC.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre