Disciplina Curricular
Seminário de Mestrado (em Engenharia Agronómica) SM-EAgr
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2016-2017
Contextos
Grupo: MEA 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Protecção de Plantas
Período:
Grupo: MEA 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Agro-Pecuária
Período:
Grupo: MEA 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural
Período:
Grupo: MEA 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura
Período:
Grupo: MEA 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especialização
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a) Prestar apoio científico aos alunos, capacitando-os para: . compreender o âmbito da Dissertação Mestrado; . definir a questão e as hipóteses de investigação a estudar; . organizar a estrutura da tese; . apresentar resultados; . realizar apresentações orais, pesquisa científica e recolha e organização bibliográfica; . saber gerir o tempo disponível para a realização da Dissertação; . elaborar o Plano da Dissertação, contendo já a revisão bibliográfica em estado avançado. b) Apresentar e analisar os temas de Dissertação disponibilizados pelos docentes; c) Assegurar/Formalizar contactos com outras instituições eventualmente envolvidas na elaboração da Dissertação ou relatório de estágio profissional; c) Garantir que os alunos estão aptos a desenvolver os trabalhos necessários à Dissertação de Mestrado no início do 4º semestre do Curso
Programa
1. Legislação e regras relacionadas com a Dissertação de Mestrado. 2. Escolha do tema da Dissertação de Mestrado. 3. O sucesso da dissertação: Escolha do tema; Metodologias de Trabalho; Gestão do tempo. 4. O Plano da Dissertação. 5. A Dissertação/Relatório: Estrutura e conteúdos do documento. (o que significa cada secção, peso relativo dos capítulos; capa); resumo (o que deve conter); palavras-chave; índice, Metodologia de trabalho: revisão bibliográfica; Materiais e métodos resultados e bibliografia. 6. Formatação (texto, quadros, figuras, equações, citações, referências bibliográficas). Formalismos de escrita. 7. Ética em ciência. 8. Publicações científicas 8.1 Tipos de publicações; 8.2 Seleção e Leitura de publicações científicas; 8.3 Pesquisa científica avançada. Instrumentos e formas. Estrutura da Web of Science. Realizar pesquisa utilizando palavras-chave. 9. Organização de referências bibliográficas. Exemplo do Mendeley. 10. Apresentação e defesa da dissertação.
Métodos de ensino e avaliação
Para serem admitidos à avaliação, os alunos devem obter frequência. Para todos os alunos que não tenham frequência válida de anos anteriores, esta será obtida com:
· Apresentação Oral (10 minutos) de um ppt com o resultado da leitura e interpretação de um artigo científico (peso de 20 %), na 2ª metade do semestre;
· Apresentação de documento escrito com três-cinco páginas contendo Pesquisa Bibliográfica sobre o tema da dissertação, com base na pesquisa científica avançada on line e com organização automática de referências (peso de 30 %), na 2ª metade do semestre;
· Entrega do Plano da Tese (peso de 50 %) para discussão na época de exames do semestre.
A nota final obtém-se por média ponderada dos 3 items acima descritos.