Disciplina Curricular

Sistemas Agrícolas e Agro-Florestais Tropicais SAAT

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2016-2017

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar estudantes de conhecimento científico que lhes permita desenvolver competências para atuar em sistemas agrícolas e agroflorestais das regiões tropicais. Formar profissionais capazes de integrar bases de recursos naturais e padrões dominantes de estilos de vida, entendendo a sua evolução, especificidades e condicionalismos edafoclimáticos, tecnológicos, institucionais e socioeconómicos, para compreender:
- A importância da classificação e análise de sistemas agrícolas para avaliação de intervenções de desenvolvimento agrícola e definição de políticas nos trópicos;
- A diferenciação e caracterização dos sistemas que utilizam exclusivamente os recursos naturais e os que têm acesso a pacotes tecnológicos enquadrando-os na sustentabilidade, cultura e estratégias de sobrevivência de uma percentagem apreciável da população;
- As implicações do reconhecimento dos sistemas agroflorestais como área científica na sua evolução nos trópicos e como estratégia global de sustentabilidade ambiental.

Programa

- Determinantes naturais (físicos e biológicos) dos sistemas agrícolas e agroflorestais nos trópicos
- Importância da agricultura no desenvolvimento socioeconómico das regiões tropicais – determinantes endógenos e exógenos
- Importância dos determinantes naturais e socioeconómicos na exploração dos recursos e evolução dos sistemas
- Segurança alimentar e nutricional: urgência de ação nos trópicos. Ásia, América Latina e a especificidade da África Subsaariana
- Classificação e terminologia dos sistemas agrícolas
- Caracterização dos sistemas agrícolas da África Subsaariana, com ênfase nos 5 sistemas mais relevantes em termos de pobreza rural e segurança alimentar
- Caracterização dos principais sistemas agrícolas da Ásia e Pacífico, e da América Latina e Caraíbas
- Sistemas agroflorestais tropicais: categorização, classificação, caracterização, evolução e importância. Componentes e interações
- Sistemas agroflorestais como estratégia global para a otimização de recursos naturais e para a sustentabilidade
- Intensificação sustentável de sistemas agrícolas e agroflorestais

Métodos de ensino e avaliação

Aulas de natureza teórico-prática que fomentam a discussão dos conteúdos programáticos lecionados, com apoio em Estudos de Caso e “flipped classroom”. Na impossibilidade de se visitar o terreno, as aulas incluem “virtual field trips” com suporte em filmes para familiarizar os estudantes com a especificidade do(s) meio(s). Promove-se uma dinâmica de contacto com diferentes realidades sociais, tecnológicas, ambientais e geopolíticas dos trópicos através da partilha de experiências de docentes e técnicos convidados, com percursos profissionais relevantes no âmbito da investigação e/ou intervenção na produção agrícola tropical e práticas agroflorestais.
Dada a diversidade de temáticas, a avaliação contínua é obrigatória e contempla: i) participação em 2/3 das aulas; ii) apresentação de Trabalhos desenvolvidos, em grupo, durante o semestre sobre tópicos selecionados para ilustrar e debater, em aula, diferenças entre distintos sistemas e as bases ecológicas e socioeconómicas que explicam a sua caracterização e classificação; e iii) realização de dois testes de avaliação de conhecimentos, autoavaliados e corrigidos nas aulas.
A abordagem passa por juntar um nível individual, com a participação ativa nas aulas e o contacto com o referencial teórico principal, a um nível de trabalho de grupo, com o diagnóstico de problemas e oportunidades e a elaboração de propostas, análises e críticas apoiadas em fontes diversas e distintas de informação secundária, interagindo para procurar consensos e pontos de crítica e demonstrar capacidade de formular e defender propostas e enquadrá-las em contextos de produção agrícola e agroflorestal particulares dos trópicos.
A avaliação releva a qualidade da participação no debate dos trabalhos dos colegas. Média não inferior a 11,5 valores dispensa exame final. Em caso de exame final, a classificação nele obtida corresponde a 50% da nota, desde que seja superior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre