Disciplina Curricular

Sistemas de Agricultura Sustentável SASust

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2024-2025

Contextos

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimentos teóricos sobre a origem, evolução e classificação dos sistemas de agricultura (SA) e modelos de agricultura. Compreender os princípios da sustentabilidade aplicados à agricultura. Saber caracterizar e identificar um sistema de agricultura, no continuo intensificação convencional – intensificação ecológica. Conhecimentos sobre a problemática de implementação de sistemas de agricultura sustentável. Compreender a implementação de medidas agroambientais e de sustentabilidade no contexto das políticas agrícolas nacional e Europeia, e nas políticas de comércio agrícola Saber calcular e utilizar indicadores de sustentabilidade, na avaliação da sustentabilidade em sistemas de agricultura. Pretende-se integrar os conhecimentos de outras UCs, nas múltiplas componentes da sustentabilidade, de modo a desenvolver as competências necessárias à implementação de SA sustentáveis.

Programa

Objetivos da agricultura. A agricultura como motor da estrutura da paisagem, biodiversidade e serviços de ecossistema. A agricultura e os grandes desafios do Século XXI: ODS. Sistemas de agricultura: definição e classificação. Os conceitos de sustentabilidade e de agricultura sustentável. Intensificação sustentável e intensificação ecológica. O contexto socioeconómico de funcionamento dos SA: 1) sistemas alimentares de base global; 2) economia circular; 3) sistemas alimentares alternativos (e.g., cadeias curtas agroalimentares); 4) “Integrated landscape approach”. Modelos de agricultura. SA alternativos: 1) agricultura urbana; 2) biotecnologia e biologia sintética; 3) intensificação ecológica baseada na natureza; 4) agricultura de precisão/agricultura digital. O continuo intensificação convencional – intensificação ecológica: 1) intensificação agrícola sustentável; 2) proteção/produção integrada; 3) agricultura biológica; 4) agricultura de conservação; 5) SA de base agroecológica. Indicadores de sustentabilidade. Estudo de casos.

Métodos de ensino e avaliação

A frequência é obtida através da realização do trabalho de grupo. A avaliação inclui duas componentes, i.e., o trabalho de grupo (30%) e o exame (70%). A avaliação do trabalho de grupo releva a qualidade da participação no debate dos trabalhos dos colegas. Poderão realizar o exame todos os alunos que tenham obtido frequência. Serão aprovados os alunos que tenham obtido classificação mínima de 10 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre