Disciplina Curricular

Microbiologia Molecular MicMol

Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar - MEAlim 2010-2011

Contextos

Grupo: MEAlim 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especializaçao > Optativas > 2º Ano (Tipo a Ou B Ou A/B)

Período:

Grupo: MEAlim 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Qualidade e Segurança Alimentar > Optativas > 2º Ano (Tipo A/B)

Período:

Grupo: MEAlim 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especializaçao > Optativas > 1º Ano > Tipo B Ou A/B

Período:

Grupo: MEAlim 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Qualidade e Segurança Alimentar > Optativas > 1º Ano (Tipo A/B)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Saber como se processa o fluxo de informação genética. 2. Compreender aspectos básicos da regulação da expressão génica. 3. Conhecer sistemas de transferência de genes. 4. Descrever exemplos de aplicação da Engenharia Genética às Indústrias Alimentares. 5. Compreender os mecanismos de regulação metabólica na célula microbiana eucariótica. 6. Conhecer exemplos de regulação metabólica com aplicação industrial relevante.

Programa

Unidade Didáctica 1 – Fluxo de informação genética 1.1. Apresentação da disciplina 1.1.1. Objectivos, docentes, métodos de ensino/aprendizagem, conteúdo programático e métodos de avaliação. 1.1.2. Apresentação e selecção dos temas, para os 3 seminários. 1.2. Organização genómica em eucariotas e em procariotas 1.3. Replicação e reparação de DNA. 1.3.1. Enzimologia da replicação 1.3.2. Leitura de provas durante a síntese de DNA. 1.4. O papel do RNA. 1.4.1. RNA ribossomal (rRNA) e ribossomas. 1.4.2. RNA de transferência (tRNA). 1.4.3. RNA mensageiro (mRNA). 1.5. A transcrição e o código genético. 1.5.1 Transcrição em procariotas; RNA polimerase e sinais de início e terminação de transcrição. 1.5.2 A maior complexidade da transcrição em eucariotas. 1.5.3. O código genético. 1.6. Biosíntese de proteínas. 1.6.1. Sinais de tradução em procariotas. 1.6.2. O ciclo do ribossoma; início, alongamento e terminação. 1.6.3. Diferenças entre os mecanismos de tradução em procariotas e eucariotas. 1.7. Regulação da expressão génica 1.7.1 Indução e repressão. 1.7.2 Operões catabólicos e operões biossintéticos: lactose, triptofano e arabinose. 1.7.3 Regulação da expressão de genes virulentos. 1.8. Mutação. 1.8.1 Tipos de mutações. 1.8.2 Agentes mutagénicos. 1.8.3 Selecção de mutantes. 1.8.4 Mecanismos de reparação em E. coli. Outros tipos de reparação. 1.9. Recombinação em bactérias. 1.9.1 Elementos genéticos móveis: virús, transposões e plasmídeos. 1.9.2 Transformação. 1.9.3 Conjugação. 1.9.4 Transdução. Unidade Didáctica 2 - A Tecnologia do DNA Recombinante. 2.1. Isolamento, análise e manipulação de ácidos nucleicos. 2.1.1. Extracção e purificação. 2.1.2. Quantificação. 2.1.3 Enzimas de restrição. 2.1.4 Outras enzimas. 2.1.5. Clonagem de genes 2.2. Exemplos de aplicação da Engenharia Genética no âmbito da Engenharia Alimentar. 2.2.1. Produção de microrganismos geneticamente modificados 2.2.2. Melhoramento de estirpes 2.2.3. Produção de enzimas GE (“Genetically Engineered”) 2.2.4.A Engenharia Genética – considerações de natureza social, ética, ambiental e de segurança Unidade Didáctica 3 – Bioenergética e regulação metabólica 3.1. Perspectiva fisiológica de algumas vias metabólicas. 3.2. Fenómenos de indução, repressão, activação, inibição e inacti¬vação. 3.3. Regulação da expressão e actividade de enzimas e transportadores 3.4. Regulação metabólica. Regulação hierárquica do transporte e utilização de fontes de carbono. 3.5. O efeito de Crabtree e outros aspectos da regulação da fermentação alcoólica. Produção de glicerol.

Métodos de ensino e avaliação

1. Frequência
Adquirem frequência na disciplina e, assim, o direito de serem admitidos a exame final, os alunos que tenham participado nas aulas teórico/práticas e laboratoriais, com uma tolerância de 5 faltas no total.
2. Avaliação
Avaliação contínua
Serão realizados 2 testes (60 minutos) que versarão a matéria dada anteriormente à data do teste e que ainda não foi avaliada. Os testes incidirão sobre toda a matéria da disciplina (aulas de exposição, aulas laboratoriais e seminários). A classificação obtida nos 2 testes contribuirá em 50 % para a classificação final. A classificação obtida nos 2 seminários contribuirá em 50 % para a classificação final. Os alunos que obtiverem, na avaliação contínua, uma classificação igual ou superior a 12 valores serão dispensados de exame, desde que, em cada avaliação (testes e seminários), obtenham uma classificação igual ou superior a oito (8) valores.
Exame final
No caso da classificação obtida através da avaliação contínua ser inferior a 12 valores, os alunos terão de ser sujeitos a exame final, versando toda a matéria da disciplina. Os alunos deverão ter no exame final uma classificação igual ou superior a dez (10) valores. A classificação obtida no exame contribuirá em 60 % para a nota final na disciplina e a classificação da avaliação contínua com 40%.
Têm acesso a exame final, todos os alunos que satisfaçam as condições de obtenção de frequência. O exame pode também ser utilizado para melhoria de nota contribuindo, de igual forma, com 60 % para a nota final na disciplina.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre