Disciplina Curricular

Comunicação e Marketing ComMark

Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar - MEAlim 2024-2025

Contextos

Grupo: MEAlim 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquirem uma formação sólida que lhes permita: - Compreender a importância do marketing e conhecer as suas diferentes abordagens - Definir os objetivos e a estratégia de marketing, incluindo a análise SWOT, matrizes estratégicas (BCG, GE), o posicionamento e a seleção dos mercados-alvo - Compreender o comportamento dos consumidores, suas necessidades, motivações, atitudes e processo de decisão de compra. - Conhecer os principais métodos de investigação em marketing: elaborar estudos de mercado, através de estudos de caso de bens alimentares - Formular as políticas do marketing-mix e definir um plano de marketing

Programa

Módulo 1. Orientação e Estratégia de Marketing 1.1 Introdução ao Marketing 1.2 Evolução do Marketing 1.3 Orientação de Marketing 1.4 Processo de Marketing 1.5 Noções de Gestão e Planeamento Estratégico 1.6 Formulação da Estratégia de Marketing Módulo 2. Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercados 2.1 Determinantes do Comportamento do Consumidor 2.2 Processo de Decisão de Compra 2.3 Critérios de Segmentação 2.4 Seleção de Mercados-Alvo 2.5 Estratégias de Posicionamento Módulo 3. Iniciação à Investigação em Marketing 3.1 Objetivos da Investigação em Marketing 3.2 Métodos de Investigação em Marketing Módulo 4. Políticas de Marketing: Marketing-Mix 4.1 Produto: conceitos, componentes (marca, embalagem), inovação 4.2 Preço: conceitos, etapas e métodos de fixação 4.3 Distribuição: organização e dinâmica da distribuição, mix da Distribuição 4.4 Comunicação: objetivos, estratégia e mix da Comunicação Módulo 5. Plano de Marketing 5.1 Definição do Plano de Marketing 5.2 Etapas do Processo de Planeamento

Métodos de ensino e avaliação

Opção A: Por testes no final de cada módulo (ponderação de 70 %) e apresentação e discussão de um trabalho de grupo (e de um texto científico) nas aulas (ponderação de 30 %);
Opção B: Exame Final, segundo as normas em vigor no ISA. A admissão a exame final fica condicionada à realização e apresentação na aula de um trabalho de grupo.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre