Disciplina Curricular

Segurança e Política Alimentar SPAlim

Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar - MEAlim 2024-2025

Contextos

Grupo: MEAlim 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC visa dotar os estudantes de competências para compreender e integrar as múltiplas dimensões da Segurança Alimentar e da Nutrição (SAN), conferido capacidade para conhecer e articular políticas alimentares, que são multisetoriais e multinível. O conceito de SAN evoluiu para apresentar hoje um foco em dietas nutritivas, saudáveis e sustentáveis. A reversão, em 2015, da tendência de diminuição global da fome e subnutrição, as crises de volatilidade do preço dos alimentos, a pandemia covid-19 e conflitos na Europa recolocaram o tema na agenda europeia. A atual interdependência entre obesidade, desnutrição e alterações climáticas desafia o paradigma de Sistema Alimentar, o que exige ação sinérgica. À medida que os sistemas alimentares se tornam mais globalizados, a sua governança torna-se complexa, cruzando disciplinas e políticas-chave que, de forma individual, são insuficientes e ineficazes. Neste contexto, é fundamental a participação dos profissionais do setor agroalimentar.

Programa

- Segurança Alimentar e Nutricional (SAN): definições e evolução - Tendências globais em alimentação e sistemas alimentares - Expetativas societais quanto ao setor agroalimentar em países desenvolvidos e em desenvolvimento – intensificação sustentável e dietas sustentáveis - Nexus Alimentação-Saúde-Desenvolvimento Socioeconómico. O ciclo intergeracional do fracasso do crescimento. - Ligações entre mercados agrícolas e comércio internacional e SAN. Acordos comerciais globais e políticas agrícolas - O Sistema Alimentar: globalização de dietas e transição nutricional, paradoxos e desafios no rural e urbano. A (dis)funcionalidade e a governança do sistema alimentar - Políticas e governança para o sistema alimentar glocal. Desenvolvimento Rural e Planeamento Alimentar Urbano. - O Desperdício alimentar na SAN

Métodos de ensino e avaliação

Dada a diversidade de temáticas necessárias, a avaliação contínua é obrigatória, exigindo-se a participação em 2/3 das aulas e a realização de um Trabalho-Crítico e de um Trabalho-Integrador, desenvolvidos em grupos (3-4 estudantes) durante o trimestre. Trabalhos-Críticos resultam de sessões de análise e crítica sequencial de propostas individuais dos estudantes. Cada estudante desenvolve uma política para o sistema alimentar e debate-a em grupo. As propostas vão sendo, assim, melhoradas em ciclos sequenciais até se chegar a uma proposta final de política que é debatida, em aula, e contextualizada à luz dos conteúdos programáticos da UC. Trabalho-Integrador tem a perspetiva de Position Paper, realizado com base em 3 fontes complementares – um artigo científico, um relatório de organização internacional e uma fonte multimédia – complementadas com materiais adicionais para contextualização e integração. A avaliação releva a qualidade da participação no debate dos trabalhos dos colegas. A classificação é calculada: Avaliação intercalar (desenvolvimento de temas selecionados em cada ano, com consulta): 30% Trabalho Crítico: 30% Trabalho Integrador: 40% Uma média > 11,5 valores na avaliação contínua dispensa exame final.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre