Disciplina Curricular

Processos Inovadores Sustentáveis em Engenharia Alimentar PISEAlim

Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar - MEAlim 2024-2025

Contextos

Grupo: MEAlim 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar processos alternativos de transformação de alimentos na perspetiva da: Menor degradação das propriedades intrínsecas das MP, Criação de novos produtos, Aumento da capacidade produtiva, Minimização de impactes ambientais. Integrar o Nexus “água-resíduos-energia-alimentos” na gestão ambiental da agroindústria Promover o uso eficiente de recursos e a valorização/tratamento de águas residuais Propor estratégias de valorização de subprodutos/resíduos agroalimentares, na ótica da bioeconomia circular e biorefinaria. Possibilitar o contacto com casos práticos da indústria alimentar.

Programa

1. Apresentação: Programa, metodologia de avaliação e bibliografia de suporte à Unidade Curricular. 2. Relembrar processos convencionais. Diminuição da atividade da água. Frio com e sem mudança de estado. Calor. Fermentações. Aditivos 3. Processos inovadores sustentáveis em engenharia alimenta a. Processos não térmicos: Tecnologia de membranas. Altas pressões hidrostáticas. Ultrassons.Mano-termo-sonicação. Pulsos de luz de elevada intensidade. Pulsos de Campo Elétrico. Ionização. b. Processos térmicos alternativos: Calor: Aquecimento Ohmico, Aquecimento por rádio frequência, Processamento por microondas, Aquecimento por infra-vermelhos. Frio: Congelação sob pressão, Refrigeração sob vácuo. 4. Gestão Ambiental na indústria alimentar a. Abordagem Metodológica à Gestão Ambiental Enquadramento e Conceitos chave (bioeconomia circular, biorefinaria, aspetos e impactes ambientais). Etapas de implementação de SGA na agroíndustria. b. Uso eficiente de recursos e tratamento de água/águas residuais Medidas de uso eficiente. Tratamento/valorização de águas residuais. Reciclagem/reutilização. c. Valorização de subprodutos e resíduos agroalimentares Rotas de valorização na ótica da bioeconomia circular e biorefinaria, incluindo a obtenção de bioprodutos e bioenergia.

Métodos de ensino e avaliação

Frequência: Participação (i) em 75 % das aulas teórico práticas, (ii) nas visitas de estudo e (iii) apresentação dos trabalhos propostos no âmbito da UC. Avaliação contínua A - Exame. Classificação mínima de 9,5 valores numa escala de 0 a 20. B- Trabalho-Integrador C -Avaliação dos trabalhos de grupo pelos outros grupos. Classificação final = 0,60 A + 0,30 B + 0,10 C Avaliação por exame: mínimo 9,5 numa escala de 0 a 20

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre