Disciplina Curricular
Desafios atuais em Engenharia Alimentar DAEAlim
Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar - MEAlim 2024-2025
Contextos
Grupo: MEAlim 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Tendo em conta as constantes e rápidas mudanças exigidas às organizações, devido à globalização económica e social, pretende-se que os alunos adquiram competências no cutting edge de várias áreas de conhecimento, que não são abordadas noutras unidades curriculares. As áreas de conhecimento a abordar em cada ano letivo são selecionadas em resultado da estreita colaboração do Instituto superior de Agronomia com diferentes players do sector agro-alimentar. Pretende-se que os alunos desta UC tirem partido do know-how disruptivo existente em cada momento nas empresas e noutras organizações do setor.
Programa
O programa desta UC é flexível, de modo a poder funcionar como uma ferramenta de atualização curricular, versando temas emergentes e essenciais para o crescimento das organizações do setor agro-alimentar (empresas transformadoras, empresas de logística e distribuição e associações empresariais, p.e.). Os temas serão ajustados em função das alterações do mercado ou dos contextos envolventes. Numa primeira fase serão abordados os seguintes conteúdos: 1) Transição digital; 2) Transição energética; 3) Avaliação da sustentabilidade; 4) Alternativas nutricionais (substitutos de açúcar, sal, glutamato, entre outros); 5) Inovação em embalagens 6) Inovação em sistemas da qualidade
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da UC inclui a classificação de um trabalho de grupo apresentado oralmente (TG) e a classificação de um exame final individual (E). Na primeira componente são avaliados: (i) a forma e o conteúdo da apresentação, (ii) a qualidade da exposição oral e (iii) a competência nas respostas a questões levantados por alunos ou docentes. A nota final da UC inclui as classificações do trabalho de grupo (30%) e do exame final (70%). Para aprovação, a classificação do exame final individual tem de ser 9,5 valores.