Disciplina Curricular

Projeto Industrial PI

Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar - MEAlim 2024-2025

Contextos

Grupo: MEAlim 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a complexidade e multidisciplinaridade inerentes ao desenvolvimento de um Projeto de investimento na instalação de uma unidade de produção de alimentos. Conhecer as implicações da definição da estratégia comercial, das oportunidades de financiamento e das dificuldades do licenciamento no sucesso de um projeto industrial. Aperceber-se dos diferentes tipos de equipamento disponíveis e dos instrumentos de decisão no seu dimensionamento e seleção. Com base na Estratégia Comercial, decidir o diagrama tecnológico e dimensionar o equipamento necessário ao desempenho das principais operações unitárias. Avaliar a viabilidade do investimento. O projeto visto na perspetiva do gestor: Avaliar o nível e a natureza dos custos envolvidos e do tempo de recuperação do investimento. Saber como se faz o licenciamento. Conhecer os principais índices tecnológicos de cálculo e os equipamentos mais importantes para diferentes Indústrias alimentares tradicionais.

Programa

O Projecto em Engª Alimentar: Análise de mercado; Estratégia comercial; Financiamento. Coordenação Estratégica em desenvolvimento de Projecto. Licenciamento. Diferentes fases: Programa Preliminar e Equipa Projectista; Programa Base: análise dos condicionamentos e enquadramento territorial. Estudo Prévio - viabilidade técnico-económica. Projecto base de Arquitectura. Licenciamento. Apoios financeiros, incentivos fiscais. Projecto de execução. Vistorias finais. Autorização de Laboração. Estratégia da empresa: Tipo e quantidade de produtos em função do mercado; tecnologias; diagramas tecnológicos e balanços de massas; dimensionamento e selecção de equipamento. Distribuição no espaço, esboço do lay-out. Estimativa de custos. Casos de estudo – principais índices tecnológicos e equipamentos. Exercício prático: Estudo Prévio do Projeto de Instalações utilizando a abordagem ascendente (bottom up): quota de mercado - necessidades dos consumidores - recepção de matérias-primas, etc.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação é realizada com base na avaliação contínua, através da apresentação e defesa do Estudo Prévio perante um júri de pelo menos dois docentes, sendo um deles o Coordenador que assiste a todas as discussões.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre