Disciplina Curricular
Tecnologia de Produtos Hortofrutícolas TdPH
Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar - MEAlim 2024-2025
Contextos
Grupo: MEAlim 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Assegurar a aprendizagem de conhecimentos científicos no que respeita a composição e o processamento de matérias-primas de origem vegetal. Desenvolver competências para avaliar as matérias-primas no que respeita potencialidades e constrangimentos das mesmas. Compreender conceitos fundamentais sobre as tecnologias e as inovações disponíveis. Possibilitar o contacto com casos práticos da indústria alimentar. Pensar novos produtos. Encorajar abordagens numa perspetiva de sustentabilidade e economia circular.
Programa
1. Apresentação: Programa, metodologia de avaliação e bibliografia de suporte à Unidade Curricular. 2. Introdução. Composição dos produtos hortofrutícolas. Consumo de hortofrutícola e efeitos benéficos para a saúde. 3. Bioquímica da maturação e da pós-colheita. Controlo da maturação. Atividade metabólica dos produtos hortofrutícolas: respiração, produção de etileno, senescência. Frutos climatéricos e não climatéricos. 4. Qualidade pós-colheita de frutos e vegetais: Critérios de qualidade de produtos frescos. Manutenção da qualidade pós-colheita: escolha e calibração, pré refrigeração e conservação frigorífica, atmosfera controlada, stresss abióticos, aplicação de revestimentos comestíveis. 5. Produtos hortofrutícolas frescos. 6. Produtos hortofrutícolas processados. Produtos minimamente processados. Embalagem ativa e embalagem inteligente na conservação de hortofrutícolas minimamente processados. Concentrados de sumo. Bebidas não alcoólicas. Congelados. Doces e gelificados. Confeitados e cristalizados. Produtos secos e desidratados. Produtos fermentados. Plantas aromáticas: extração, conservação e utilização de extratos. Cultura de cogumelos: compostagem de substratos, sementeira e cultura de cogumelos, processamento de cogumelos. 7. Novos produtos. 8. Valorização integrada de subprodutos das industrias de hortofrutícolas aplicando o conceito de biorrefinaria.
Métodos de ensino e avaliação
Frequência: Participação (i) em 75 % das aulas laboratoriais, (ii) nas visitas de estudo e (iii) apresentação dos trabalhos propostos no âmbito da UC. Avaliação contínua A - Exame. Classificação mínima de 9,5 valores numa escala de 0 a 20. B- Trabalho-Síntese C - Trabalho-Integrador – trabalho desenvolvido ao longo do semestre tendo por base 1 fruto e 1 hortícola. Classificação final = 0,60 A + 0,15 B + 0,25 C Avaliação por exame: mínimo 9,5 numa escala de 0 a 20