Disciplina Curricular

Gestão e Conservação da Vegetação e de Sistemas Agro-Florestais GCVSAF

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2016-2017

Contextos

Grupo: MEAmb 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano

Período:

Grupo: MEAmb 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos deverão conhecer a vegetação de Portugal, em particular a lenhosa, e identificar unidades de paisagem; conhecer os factores com influência na vegetação e as formas como esta reflecte essa influência através da formação de comunidades distintas, com relevo para as condicionantes climáticas; descrever princípios de gestão aplicáveis à conservação e manutenção próxima da natureza de comunidades vegetais; conhecer os efeitos das alterações produzidas pelas actividades humanas e a forma de as minimizar e mitigar; abordar princípios e técnicas de conservação e restauro de ecossistemas.

Programa

Módulo 1: Enquadramento bioclimático e biogeográfico da vegetação Ibérica. Métodos de análise da vegetação. 1. Bioclimatologia e biogeografia: história, princípios e conceitos; 2. Biomas; 3. Métodos de análise da vegetação. Módulo 2: Espécies protegidas e sítios classificados para protecção da vegetação. Introdução à cartografia vegetal. 1. Introdução à cartografia de vegetação; 2. Valorização da diversidade florística e de habitats e métodos de gestão e conservação da vegetação; 3. Instrumentos de gestão: Convenções internacionais, regulamentação europeia e medidas agro-ambientais e silvo-ambientais. Módulo 3: Sistemas agroflorestais. 1. Conceitos e tipologias; 2. Balanço hidrológico e circulação dos nutrientes em sistemas agro-florestais; 3. Particularidades socioeconómicas e ambientais dos sistemas agro-florestais; 4. Os sistemas agroflorestais na Europa e no Mediterrâneo: história e tendências atuais; 5. Os sistemas agroflorestais em Portugal: montados, lameiros e baldios como casos de estudo. Módulo 4: Restauro e requalificação da vegetação e das comunidades vegetais. 1. Factores de degradação da vegetação; 2. Métodos de restauro da vegetação; Fitorremediação; 3. Casos de estudo (restauro e requalificação das galerias lenhosas ribeirinhas; restauro e requalificação da vegetação após o fogo; novas alternativas no uso e requalificação da vegetação; fitorremediação).

Métodos de ensino e avaliação

Em cada módulo, a avaliação será efectuada por trabalhos de revisão bibliográfica/aplicação prática (com apresentação) e/ou por testes teóricos sobre a matéria do módulo. A classificação final será dada pela média aritmética das classificações de cada módulo (com nota mínima obrigatória de 7,5 por módulo), com possibilidade de acesso a exame final total ou por módulos nas datas regulamentares.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre