Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Biologia Funcional (1 º Sem 2014/2015)

LEA

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

19/12/2014 10:45 Aula Teórica

Regulação Hormonal e Ambiental do Desenvolvimento

 

Regulação Hormonal e Ambiental do Desenvolvimento

 

1. Sinais , recetores e vias de transdução dos sinais   associados ao desenvolvimento.

 

2. Principais Hormonas das plantas: composição, biossíntese, recetor e transdução do sinal hormonal, efeitos celulares e fisiológicos

 

  2.1. Auxina

 

  2.2. Giberelinas

 

        2.3. Citocininas

 

  2.4. Ácido Abcísico

 

  2.5. Etileno

 

3. Factores ambientais

 

  3.1. Efeitos do fator luz no desenvolvimento

 

  3.2. FITOCROMO - Receptor para a luz

 

      3.3. Fotoperiodismo

 

Modificado em 09/03/2017 13:13 Prof. Sara Barros Queiroz Amâncio Presenças: 65 alunos.

18/12/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Factores ambientais, sinais e desenvolvimento DESENVOLVIMENTO VEGETAL (Profª. Sara Amâncio) Sinais e receptores Sinais, receptores e vias de transdução dos sinais associados ao desenvolvimento. Mensageiros secundários. Sinais hormonais. Receptores da auxina e do etileno. Sinais luminosos, receptores e fotomorfogénese. Efeito da variação dos factores ambientais no desenvolvimento das plantas Factor luz: Fitocromo, fotomorfogénese e fotoperiodismo. Factor temperatura: efeito das baixas temperaturas. Regulação do ciclo vegetativo: Dormência e quebra da dormência; Senescência e morte celular programada; abcisão. Floração: Mudança de fase do meristema apical. Meristema floral e desenvolvimento dos orgãos florais. Sinais hormonais, fotoperiodismo reprodutor e vernalização.

Factores ambientais, sinais e desenvolvimento

 

DESENVOLVIMENTO VEGETAL (Profª. Sara Amâncio)

 

 

 

Sinais e receptores

 

 

 

                 Sinais, receptores e vias de transdução dos sinais associados ao desenvolvimento. Mensageiros secundários. Sinais hormonais. Receptores da auxina e do etileno. Sinais luminosos, receptores e fotomorfogénese.

 

 

 

Efeito da variação dos factores ambientais no desenvolvimento das plantas

 

 

 

                 Factor luz: Fitocromo, fotomorfogénese e fotoperiodismo. Factor temperatura: efeito das baixas temperaturas. Regulação do ciclo vegetativo: Dormência e quebra da dormência; Senescência e morte celular programada; abcisão. Floração: Mudança de fase do meristema apical. Meristema floral e desenvolvimento dos orgãos florais. Sinais hormonais, fotoperiodismo reprodutor e vernalização.

 

 

Modificado em 10/03/2017 19:21 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

18/12/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Factores ambientais, sinais e desenvolvimento

Factores ambientais, sinais e desenvolvimento

 

DESENVOLVIMENTO VEGETAL (Profª. Sara Amâncio)

 

 

 

Sinais e receptores

 

 

 

                 Sinais, receptores e vias de transdução dos sinais associados ao desenvolvimento. Mensageiros secundários. Sinais hormonais. Receptores da auxina e do etileno. Sinais luminosos, receptores e fotomorfogénese.

 

 

 

Efeito da variação dos factores ambientais no desenvolvimento das plantas

 

 

 

                 Factor luz: Fitocromo, fotomorfogénese e fotoperiodismo. Factor temperatura: efeito das baixas temperaturas. Regulação do ciclo vegetativo: Dormência e quebra da dormência; Senescência e morte celular programada; abcisão. Floração: Mudança de fase do meristema apical. Meristema floral e desenvolvimento dos orgãos florais. Sinais hormonais, fotoperiodismo reprodutor e vernalização.

 

Modificado em 10/03/2017 19:20 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

12/12/2014 10:45 Aula Teórica

Metabolismos do azoto e do enxofre.

 

Metabolismos   do azoto e do enxofre.

1. Introdução
1.1. Formasde azoto  disponíveis e utilizadas pelas plantas: nitratos, amónio e dinitrogénio
1.2. Importância dos compostos biológicos de azoto nos organismos vivos
1.3. Formas de enxofre disponíveis e utilizadas pelas plantas: sulfato, sulfito, dióxidode enxofre, sulfureto
1.4. Importância funcional dos compostosbiológicos de enxofre nos organismos vivos
2.Redução do nitrato e Assimilação do amónio
2.1. Reduçãodo nitrato
2.1.1. Características da nitrato redutase (NR)
2.1.2. LocalizaçãodaNR
2.1.3. Regulação da expressão e da actividade da NR
2.2. Redução do nitrito
2.2.1. Localizaçãoe características da nitrito redutase (NiR)
2.3. Assimilação do amónio
3. O sulfato como principal fonte de enxofre para as plantas. Assimilação do ião sulfato
3.1. Activação de SO42-, formação de APS
3.2. Redução do sulfato
3.3. Assimilação de sulfureto e síntese da cisteína
3.4. Glutationa: natureza, composição e principais funções
4. Síntesede aminoácidos
5. Coordenaçãoentre o metabolismodo carbonoe do azoto. Ciclo fotorrespiratório do azoto.

Modificado em 09/03/2017 13:09 Prof. Sara Barros Queiroz Amâncio Presenças: 65 alunos.

11/12/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Aula laboratorial: Atividade da Nitrato Redutase

Atividade in vivo da nitrato redutase de discos foliares por método colorimétrico

Modificado em 09/03/2017 13:16 Prof. Sara Barros Queiroz Amâncio Presenças: 30 alunos.

11/12/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Aula Laboratorial Atividade da Nitrato Redutase

Atividade in vivo da nitrato redutase de discos foliares por método colorimétrico

Modificado em 09/03/2017 13:15 Prof. Sara Barros Queiroz Amâncio Presenças: 30 alunos.

05/12/2014 10:45 Aula Teórica

Translocação de assimilados e acumulação reservas

Translocação de assimilados e acumulação reservas

 

Exportação de fotoassimilados e acumulação em órgãos de reserva (Profª.Glória Esquível)

 

 

 

- O cloroplasto e as suas relações com o citoplasma

 

- Síntese da sacarose e sua translocação para os vários órgãos

 

- Principais tipos de reservas de sementes, frutos e órgãos tuberosos

 

- Acumulação de amido de reserva

 

- Acumulação de proteínas de reserva

 

- Acumulação de lípidos de reserva

 

Modificado em 10/03/2017 19:19 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

04/12/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Determinação do estado hídrico dos tecidos vegetais

Maria Conceição Caldeira

Determinação do estado hídrico dos tecidos vegetais

Modificado em 10/03/2017 19:18 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

04/12/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Determinação do estado hídrico dos tecidos vegetais

Maria Conceição Caldeira

Determinação do estado hídrico dos tecidos vegetais

Modificado em 10/03/2017 19:18 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

28/11/2014 10:45 Aula Teórica

Relações Hídricas - 2

Relações Hídricas - 2

 

Balanço hídrico da planta (Drª Mª. Conceição Caldeira)

 

 

 

Movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera.

 

Absorção de água pelas raízes. Percursos radial e axial. Vias paralelas através das quais a água percorre radialmente a raiz. Factores intrínsecos e ambientais que afectam a taxa de absorção de água pela planta.

 

Transporte de água no xilema.

 

Transpiração - Significado fisiológico da transpiração. Causas e importância quantitativa do consumo de água pela planta durante o crescimento. Características das células estomáticas. Mecanismos do funcionamento estomático. Controlo ambiental da abertura dos estomas. O processo transpiratório - força motriz e resistências interpostas no percurso de difusão da água para a atmosfera. Factores internos e externos que regulam a taxa transpiratória.

 

Modificado em 10/03/2017 19:17 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

27/11/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Reacção de Hill

Maria da Glória Esquível

Reacção de Hill

 

Modificado em 10/03/2017 19:16 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

27/11/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Reacção de Hill

Maria da Glória Esquível

Reacção de Hill

 

 

Modificado em 10/03/2017 19:16 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

21/11/2014 10:45 Aula Teórica

Relações Hídricas - 1

Maria Conceição Caldeira

Relações Hídricas - 1

 

Relações hídricas (Drª Mª. Conceição Caldeira)

 

 

 

Importância biológica da água na planta. Vias através das quais se processa o movimento de água na planta e caracterização dos mecanismos de transporte da água.

 

Potencial químico da água. Potencial de água e suas principais componentes.

 

Relações hídricas das células e tecidos vegetais. Módulo de elasticidade das paredes celulares. Fluxo de água entre células - força motriz e condutância hidráulica.

 

Modificado em 10/03/2017 19:14 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

20/11/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Problemas sobre relações hídricas

Maria Conceição Caldeira

Problemas sobre relações hídricas

Modificado em 10/03/2017 19:13 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

20/11/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Problemas sobre relações hídricas

Maria Conceição Caldeira

Problemas sobre relações hídricas

Modificado em 10/03/2017 19:13 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

14/11/2014 10:45 Aula Teórica

Fotossíntese: Reações de assimilação do CO2 - 2

 

Metabolismo ácido das crassuláceas.  Características gerais das plantas do tipo CAM.

 

            Principais características da fotossíntese bacteriana. Animais fotossintéticos.

 

            A ribulose bisfosfato carboxilase/oxigenase. Reações catalisadas e importância fisiológica. Mecanismos de regulação da sua actividade. Estrutura de nível quaternário, síntese e montagem da enzima.  Perspectivas biotecnológicas dos estudos sobre a sua síntese.

 

            Fotorrespiração, uma consequência inevitável da actividade oxigenásica da ribulose bisfosfato carboxilase/oxigenase.  Formação do glicolato e sua metabolização (via do glicolato ou ciclo em C2).

 

Modificado em 10/03/2017 19:10 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

13/11/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Taxa de fotossíntese e Problemas

Luísa Carvalho

Taxa de fotossíntese e Problemas

Modificado em 10/03/2017 19:12 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

13/11/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Taxa de fotossíntese e Problemas

Luísa Carvalho

Taxa de fotossíntese e Problemas

Modificado em 10/03/2017 19:11 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

07/11/2014 10:45 Aula Teórica

Fotossíntese: Reacções de assimilação do CO2 - 1

 

Breve referência histórica.  Importância dos progressos das técnicas analíticas na elucidação da sequência metabólica da fotossíntese.  O ciclo redutor dos fosfatos de pentose (ciclo de Calvin- Benson-Bassham).

 

            Distinção entre plantas C3 e plantas C4.  Características anatómicas e citológicas das plantas C4.  Estrutura "Kranz" e dimorfismo estrutural e funcional dos cloroplastos.  Via dos ácidos dicarboxílicos em C4 (ciclo em C4) ou via de Hatch-Slack-Kortschak (via HSK).

 

            Significado fisiológico da fotorrespiração e sua importância na produtividade das plantas C3 e C4 em diferentes condições ambientais.

 

Modificado em 10/03/2017 19:09 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

06/11/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Apresentação; Fotossíntese: Reações fotoquímicas

 

Reações fotoquímicas da fotossíntese (Prof. Ricardo Boavida Ferreira)

 

 

 

                 Importância da fotossíntese como processo regenerador da matéria orgânica da biosfera. Características dos pigmentos captadores da energia luminosa – clorofilas, carotenóides e ficobilinas.

 

                 A energia luminosa como força motriz da fotossíntese. Absorção da luz e excitação electrónica. Dissipação da energia das moléculas foto-excitadas.

 

                 Níveis de energia de excitação da clorofila e sua utilização na fotossíntese. Transferência da energia de excitação entre moléculas de pigmentos: pigmentos primários e pigmentos acessórios.

 

                 Conceito de “unidade fotossintética” e de “centro de reação”. Cooperação de dois actos fotoquímicos e de dois fotossistemas na fotossíntese oxigénica.

 

                 Cadeia fotossintética de transporte de electrões.  Fotorredução e fotofosforilação. Fluxos cíclico, acíclico e pseudo-cíclico de electrões. Estequiometria da fotofosforilação. Heterogeneidade lateral dos tilacóides e difusão do LHC.

 

                 Excesso de luz - o conceito de fotoinição.

 

Modificado em 10/03/2017 18:56 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

06/11/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Apresentação; Fotossíntese: Reações fotoquímicas

Apresentação; Fotossíntese: Reações fotoquímicas

 

Reações fotoquímicas da fotossíntese (Prof. Ricardo Boavida Ferreira)

 

 

 

                 Importância da fotossíntese como processo regenerador da matéria orgânica da biosfera. Características dos pigmentos captadores da energia luminosa – clorofilas, carotenóides e ficobilinas.

 

                 A energia luminosa como força motriz da fotossíntese. Absorção da luz e excitação electrónica. Dissipação da energia das moléculas foto-excitadas.

 

                 Níveis de energia de excitação da clorofila e sua utilização na fotossíntese. Transferência da energia de excitação entre moléculas de pigmentos: pigmentos primários e pigmentos acessórios.

 

                 Conceito de “unidade fotossintética” e de “centro de reação”. Cooperação de dois actos fotoquímicos e de dois fotossistemas na fotossíntese oxigénica.

 

                 Cadeia fotossintética de transporte de electrões.  Fotorredução e fotofosforilação. Fluxos cíclico, acíclico e pseudo-cíclico de electrões. Estequiometria da fotofosforilação. Heterogeneidade lateral dos tilacóides e difusão do LHC.

 

                 Excesso de luz - o conceito de fotoinição.

 

Modificado em 10/03/2017 18:55 Prof. Ricardo Manuel Seixas Boavida Ferreira Presenças: 113 alunos.

31/10/2014 10:45 Aula Teórica

14ª Aula - Teste Global

TESTE GLOBAL (31.10.14)


Modificado em 31/10/2014 20:53 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 60 alunos.

30/10/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

13ª Aula - Ap de Resumos TiG

Apresentação dos Resumos dos Artigos escolhidos na Revista Trends in Genetics por grupos de 2 Alunos

  • T2: António Franco e João Limão - Vigor híbrido, causas e efeitos
  • T2: Beatriz Correia e Cristina Lopes - Genética da origem da maçã
  • T2: Lília Henriques e Rita Alenquer - A genética no melhoramento de uvas e maçãs
  • T2: Miguel Madeira e Vasco Santos - Organização do genoma dentro e fora do núcleo
  • T2: Bernardo Mello e João Abreu - Precisão no melhoramento de plantas
  • T2: Catarina Silva e Sara Santos - A diversidade genética das uvas de vinho
  • T2: Pedro Mota e Rodrigo Silva - Mecanismos de resposta imunitária nas plantas: a importância dos R-genes
  • T2: Inês Rosa e Ricardo Elisiário - Evolução genética das ervas daninhas relativamente à sua resistência aos herbicidas
  • T2: Pedro Pinto e Mónica Pereira - Pigmentação nos vertebrados
  • T2: Ana Conceição e Ana Freitas - Influência genética na evolução do desenvolvimento floral
  • T2: Manuel Carvalho e Antº Vasconcelos - Organização do genoma e arquitectura nuclear
  • T2: João Barbosa e João Ervedeiro - Expressão aleatória de genes mono alélicos
  • T2: Diogo Pacheco e Guilherme Moura Neves - O papel da epigenética no vigor híbrido
  • T2: Mª Leonor Pintado e Joana Afonso - Mapeamento genético e melhoramento da cultura da batata
  • T2: Isabel Calado e João Guimarães - Cor dos olhos: poligenia, polimorfismo e distribuição biogeográfica ancestral
  • T2: André Oliveira e André Reis - A genética por trás da política: descobertas, desafios e progressos
  • T2: Manuel Mello e Gonçalo Menezes - Regulação epigenética de genes autossómicos por cromossomas sexuais

 

 

Modificado em 31/10/2014 20:50 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 32 alunos.

30/10/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

13ª Aula - Ap. doe Resumos TiG

Apresentação dos Resumos dos Artigos escolhidos na Revista Trends in Genetics por grupos de 2 Alunos

  • T1: Gonçalo Ramires e Gonçalo Vale - Efeitos das mutações sinónimas na estrutura do m-RNA, na tradução e nas Proteínas
  • T1: Ana Domingos e Rodrigo Gonçalves - Regiões de controlo dos “locus” Complexos Potenciadores
  • T1: Sara Apolo e Telma Queiroz - A origem da maçã doméstica, a sua relação com outros Malus e as suas variações
  • T1: Jorge Cruz e Maria Viveiros - Diversidade do genoma humano: perguntas mais frequentes
  • T1: Carolina Nunes e Sebastião Manoel - Os diferentes níveis da diversidade genética em cromossomas sexuais e autossomas
  • T1: Francisco Estevam e Mafalda Bento - Interacção génica na cor do cabelo humano
  • T1: Arnaldo Santos e João Lourenço - Função dos ribo-nucleótidos no DNA
  • T1: Alexandre Rego e Francisco Pinto - Antocianinas: influencia na cor das flores
  • T1: Tatiana Varalonga e João da Silva - Genomas das populações de Teosinto
  • T1: Matilde Negrão, Matilde Bettencourt e Duarte Amaral - The Genetics of pigmentation: from fancy genes to complex traits
  • T1: Francisco Alves e Francisco Quintas - Transcrição: papel dos RNA’s não codificantes
  • T1: Ailton Mandinga e Ricardo Graça - Interacções genótipo – ambiente

 


Modificado em 31/10/2014 20:47 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 30 alunos.

24/10/2014 10:45 Aula Teórica

12ª Aula - Genética das bactérias e seus virus; Bioéticas nas aplicações

Genética de Bactérias e seus Vírus

    1. Conjugação bacteriana

üdescoberta da conjugação;

üdescoberta do factor de fertilidade (F),

ülinhas Hfr;

üplasmídeos F que transportam fragmentos genómicos;

üpasmídeos R

   2. Transformação bacteriana

ünatureza da transformação;

ümapear cromossomas c/ transformação.

   3. Genética dos Bacteriófagos

üInfecção de bactérias por fagos;

ümapear cromossomas fágicos usando-os

   4. Transdução

üdescoberta da transdução;

ütransdução generalizada;

ütransdução especialisada e seus mecanismos

------------------

Aplicações de OGMs e Bioética

1. Os organismos geneticamente produzidos sintetizam vários produtos farmacêuticos

2. A Engenharia Genética de plantas tem revolucionado a Agricultura…

3. Os animais transgénicos com características melhoradas têm potencial para desempenhar funções importantes na Agricultura e na Biotecnologia…

4. A Engenharia Genética e a Genómica vêm transformando o diagnóstico médico…

5. Engenharia Genética e Genómica prometem terapias genéticas novas e mais dirigidas…

6. Os perfis de DNA ajudam a identificar indivíduos…

7. A Engenharia Genética, Genómica, e Biotecnologia suscitam questões éticas, sociais e legais…

 

Modificado em 27/10/2014 16:09 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 52 alunos.

23/10/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

11ª Aula (2ª Turma)

Resolução de vários exercícios de Interacção alélica e genética.

   4. Mecanismos de reparação do DNA pós-mutação:
         1 - Reversão directa de DNA danificado:
     Øfotoreactivação;
     Øalquitransferases
         2 - Reparação por excisão de base
         3 - Reparação por excisão de nucleótido (NER):
     Øacoplado à transcrição (Tc-NER)
     Øreparação genómica global (CGR)
         4 - Reparação pós-replicação:
     Øreparação de mau emparelhamento
         5 - Reparação propensa a erros:
     ØDNA de translesão - bypass (sistema SOS)
         6 - Reparação de quebras bifilamentares:
     ØJunção de pontas não-homólogas (NHEJ);
     Øemparelhamento de filamentos dependentes de síntese (SDSA) - recombinação homóloga
   5. Mecanismo de entrecruzamento meiótico
  Ø  quebras bifilamentares programadas iniciam recombinação meiótica
  Ø  análise genética de tétradas indica mecanismos de recombinação
  Ø  modelo de quebra bifilamentar para recombinação meiótica:
         1º  Quebra da cadeia dupla de um cromatídeo (spo II);
         2º  Erosão da cadeia;
         3º  Formação de um anel na cadeia dupla não cortada;
         4º Síntese e reparação do DNA na cadeia;
         5º Síntese e reparação do DNA na segunda cadeia;
         6º  Formação de estruturas complexas de Holliday;
         7º  Resolução dessas estruturas pelas heteroduplexes

   6. Importante consequência da mutação: cancro

Modificado em 27/10/2014 16:02 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 20 alunos.

23/10/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

11ª Aula (1ª Turma)

Resolução de vários exercícios de Interacção alélica e genética.

   4. Mecanismos de reparação do DNA pós-mutação:
         1 - Reversão directa de DNA danificado:
     Øfotoreactivação;
     Øalquitransferases
         2 - Reparação por excisão de base
         3 - Reparação por excisão de nucleótido (NER):
     Øacoplado à transcrição (Tc-NER)
     Øreparação genómica global (CGR)
         4 - Reparação pós-replicação:
     Øreparação de mau emparelhamento
         5 - Reparação propensa a erros:
     ØDNA de translesão - bypass (sistema SOS)
         6 - Reparação de quebras bifilamentares:
     ØJunção de pontas não-homólogas (NHEJ);
     Øemparelhamento de filamentos dependentes de síntese (SDSA) - recombinação homóloga
   5. Mecanismo de entrecruzamento meiótico
  Ø  quebras bifilamentares programadas iniciam recombinação meiótica
  Ø  análise genética de tétradas indica mecanismos de recombinação
  Ø  modelo de quebra bifilamentar para recombinação meiótica:
         1º  Quebra da cadeia dupla de um cromatídeo (spo II);
         2º  Erosão da cadeia;
         3º  Formação de um anel na cadeia dupla não cortada;
         4º Síntese e reparação do DNA na cadeia;
         5º Síntese e reparação do DNA na segunda cadeia;
         6º  Formação de estruturas complexas de Holliday;
         7º  Resolução dessas estruturas pelas heteroduplexes

   6. Importante consequência da mutação: cancro

 

Modificado em 27/10/2014 16:02 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 30 alunos.

17/10/2014 10:45 Aula Teórica

10ª Aula - Variações numéricas e estruturais de cromossomas

Alterações cromossómicas em grande escala
 
     1. Variação no número de cromossomas
               Euploidia aberrante (monoplóides e poliplóides)
                   autopoliplóides (4n, 6n, 8n,etc.) e,
                   alopoliplóides (3n; 4n; 5n; 6n 7n, etc.)
                   anfidiploides famosos na filogenia do Triticum e Brassicas
              Aneuploidia (monossómicos 2n-1; trissómicos 2n+1; etc.)
              Conceito de balanço génico
     2. Variação na estrutura de cromossomas
               Delecções
               Duplicações
               Inversões
               Translocações
     3. Incidência geral de mutações cromossómicas humanas
 

 

Modificado em 27/10/2014 16:03 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 50 alunos.

16/10/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Interacções alélicas e génicas

9ª Aula (16-10-14)
 
Interacções alélicas e génicas
 
     1. Interacções entre alelos de um único gene:
  Dominância completa vs recessividade (A>a)
  Dominância incompleta (A≡a)
  Co-dominância (IA≡IB >i)
  Alelos letais recessivos (A/aU)
  Séries alélicas ou alelomórficas:
          - completas (gene de auto incompatibilidade: S1; S2; S3; S4; . . . ; Sn)
          - incompletas (gene white na Drosophila:wa; wbf; wbl; wcf; we; wmo; wsat; wsp; wt; w+)
     2. Interacções de genes em cadeias bioquímicas
          Vias bioquímicas de síntese na Neurospora e,
          Interacções génicas noutros tipos de vias bioquímicas
     3. Inferências sobre interacções génicas
          Classificação de mutantes usando o teste de complementação;
          Análise de duplos mutantes por mutações ao acaso:
           - [9: 3: 3: 1] com interacção mas sem epistasia;
           - [9: 7] genes na mesma via bioquímica, reveladores;
           - [9: 3: 4] epistasia recessiva
           - [12: 3: 1] epistasia dominante,
           - [12: 4 ou 10:6] supressores,
           - modificadores, etc.      
     4. Penetrância e expressividade
 

 

Modificado em 17/10/2014 00:54 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 20 alunos.

16/10/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Interacções alélicas e génicas

9ª Aula (16-10-14)
 
Interacções alélicas e génicas
 
     1. Interacções entre alelos de um único gene:
  Dominância completa vs recessividade (A>a)
  Dominância incompleta (A≡a)
  Co-dominância (IA≡IB >i)
  Alelos letais recessivos (A/aU)
  Séries alélicas ou alelomórficas:
          - completas (gene de auto incompatibilidade: S1; S2; S3; S4; . . . ; Sn)
          - incompletas (gene white na Drosophila:wa; wbf; wbl; wcf; we; wmo; wsat; wsp; wt; w+)
     2. Interacções de genes em cadeias bioquímicas
          Vias bioquímicas de síntese na Neurospora e,
          Interacções génicas noutros tipos de vias bioquímicas
     3. Inferências sobre interacções génicas
          Classificação de mutantes usando o teste de complementação;
          Análise de duplos mutantes por mutações ao acaso:
           - [9: 3: 3: 1] com interacção mas sem epistasia;
           - [9: 7] genes na mesma via bioquímica, reveladores;
           - [9: 3: 4] epistasia recessiva
           - [12: 3: 1] epistasia dominante,
           - [12: 4 ou 10:6] supressores,
           - modificadores, etc.      
     4. Penetrância e expressividade
 

 

Modificado em 17/10/2014 00:52 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 35 alunos.

10/10/2014 10:45 Aula Teórica

Aula de Resolução de Dúvidas

Revisão de problemas anteriores, de S.I e Ligamento, em que os Alunos tiveram dificuldades...

Modificado em 10/10/2014 17:13 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 50 alunos.

09/10/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Problemas de Ligamento

Exercícios de Ligamento:

  • Griffiths et al. (2012). Introduction to Genetic Analysis (10thE.) W.H.Freeman & Cª. London.
  • Stansfield (1969). Theory and problems of genetics. Schaum’s outline series. McGraw-Hill.
  •  Martins et al. (2011). Colecção de Problemas de Genética. ISA/UTL.
Modificado em 10/10/2014 17:14 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 25 alunos.

09/10/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Problemas de Ligamento

Exercícios de Ligamento:

  • Griffiths et al. (2012). Introduction to Genetic Analysis (10thE.) W.H.Freeman & Cª. London.
  • Stansfield (1969). Theory and problems of genetics. Schaum’s outline series. McGraw-Hill.
  •  Martins et al. (2011). Colecção de Problemas de Genética. ISA/UTL.
Modificado em 10/10/2014 17:14 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 32 alunos.

03/10/2014 10:45 Aula Teórica

Mapeamento genético

Mapeamento de Genes nos Cromossomas

 
     1. Diagnóstico de ligamento:
          detecta-se pela análise de frequências recombinantes;
          entrecruzamentos produzem recombinantes?
          entrecruzamento é processo de quebra e reunião (prova);
          Quando acontece? (fase de 4 comatídios, => Q% = 2FR%)
     2. Mapear por frequências de recombinação:
          Fracção de recombinação (%); unidades mapa (u.m.); centiMorgans(cM)
          cruzamento-teste com três genes (P : P : RS : RS : RS : RS : ED : ED)
          deduzir ordem dos genes (saber o gene do meio);
          interferência (I = 1 – C) e coincidência (C = EDobs/EDcalc);
          frequências que diagnosticam ligamento.
     3. Mapear com marcadores moleculares:
          polimorfismos de nucleótido simples (SNPs);
          mapear com haplotipos SNPs;
          polimorfismo de comprimento de sequência simples SSLPs também designados VNTRs:
          minissatélites, microssatélites.
     4. Mapeamento centromérico com tétradas lineares
     5. Testar análises de ligamento com χ² (qui-quadrado)
     6. Medição de ligamento em pedigrees “Lod scores
     7. Contabilizar entrecruzamentos múltiplos indetectáveis
     8. Usar mapas de recombinação e mapas físicos
     9. O mecanismo molecular da recombinação
 

 

Modificado em 06/10/2014 14:41 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 57 alunos.

02/10/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

Resolução de problemas de S.I:

Exercícios de genética de Polihibidismo:

       Martins et al. (2011). Colecção de Problemas de Genética. ISA/UTL.

 

 

Modificado em 06/10/2014 14:38 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 27 alunos.

02/10/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

Resolução de Problemas de S.I.

Exercícios de genética de Polihibidismo:

       Martins et al. (2011). Colecção de Problemas de Genética. ISA/UTL.

 

 

Modificado em 06/10/2014 14:42 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 34 alunos.

26/09/2014 10:45 Aula Teórica

4ª Aula 26-9-14 - SI

Segregação Independente de Genes

     1. Lei de Mendel da Segregação Independente

     2. Trabalhar com a segregação independente

          a) como prever frequências descendentes;
          b) como usar o teste de Qui-quadrado (χ²) em segregações mono e diíbridas;
          c) síntese de linhas puras;

          d) vigor híbrido e suas aplicações (´Vars´ híbridas)

     3. Base cromossómica da segregação independente

          a) segregação independente em haplóides,
          b) segregação independente em diplóides,
          c) segregação independente em genes autossómicos e ligados ao X,

          d) recombinação

     4. Hereditariedade poligénica ligação àGenética Quantitativa

     5. Genes de organelos: hereditariedade independente do núcleo

          a) padrões de hereditariedade em organelos
          b) segregação citoplásmica ou citoplasmática
          c) o mtDNA em estudos evolutivos.
 

Modificado em 26/09/2014 14:04 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 57 alunos.

25/09/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

3ª Aula, Turma 2

Conclusão da aula anterior.

Apresentação do problemas sobre segregação monogénica

 

Modificado em 26/09/2014 10:27 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 25 alunos.

25/09/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

3ª Aula, Turma 1

Conclusão da aula anterior.

Apresentação do problemas sobre segregação monogénica

 

Modificado em 26/09/2014 10:26 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 34 alunos.

19/09/2014 10:45 Aula Teórica

2ª Aula 19-09-2014

     1. Mutações no DNA - consequências fenotípicas

              Tipos de mutações de ponto (transição e transversão):

Ø  mutações sinónimas ou silenciosas; 

Ø  de sentido trocado e;  

Ø  sem sentido

              Mutações InDel (Inserções e Delecções)

Ø  mutações com mudança de cadeia

     2. Base molecular de mutações espontâneas

              Erros na replicação do DNA:  

Ø  transições - mudanças tautoméricas de bases (ceto, imino e enol); 

Ø  transversões - tautomerismo das bases (ceto, imino e enol);

Ø  replicação deslocada – altera a matriz de leitura - (mutações indel)

              Lesões espontâneas:

Ø  “depurinação”  (locais apurínicos);  

Ø  “desaminação” da citosina produz uracil;

Ø  danos oxidativos (radicais superóxido O2-; peróxido de oxigénio H2O2 e radicais oxidrilo ·OH)

     3. Base molecular de mutações induzidas - mecanismos mutagénicos:

incorporação de análogos de bases (5BU, 2-AP)

mau emparelhamento específico (EMS; NG)

agentes intercalantes (proflavina, acridina alaranjada e ICR-191)

danos nas bases (luz ultravioleta, radiação ionizante, aflotoxina B1, diol epóxido de benzeno pireno), etc.

radiações ionizantes (ionizações da H2O, formando O2- superóxido; H2O2 peróxido de oxigénio e, ·OH oxidrilo, super reactivos)

 

Hibridismo simples da Hereditariedade Monogénica

      1. Padrões de hereditariedade monogénica

          a) Experiências pioneiras de Mendel,

          b) Postulado mendeliano da segregação igual.

     2. Base cromossómica da hered. monogénica

          a) Hereditariedade de um gene simples em diplóides e,
          b) Hereditariedade monogénica em haplóides
          c) Base molecular da segregação dum gene – replicação
          d) Natureza dos alelos e seus produtos – Mitose e Meiose
          e) Dominância e recessividade
          f) Força molecular da segregação -cinetocoro

     3. Padrões de hereditariedade mendeliana

          a) Diferenças estruturais moleculares entre alelos,
          b) Aspecto molecular da transmissão génica,

          c) Alelos a nível molecular.

     4. A frequência de segregação descobre genes

          a) Gene activo: na cor das flores; no desenvolvimento de asas e; na ramificação de hifas,
          b) Genética directa
          c) Previsão das frequências descendentes.

     5. Hereditariedade monogénica ligada ao sexo

          a) Cromossomas sexuais,
          b) Padrões ligados e influenciados pelo sexo
          c) Hereditariedade holândrica, ligada ao cromossoma Y

     6. Análise da descendência Humana

         - Análise de heredogramas ou “Pedigrees”

v  distúrbios autossómicos recessivos e dominantes

v  polimorfismos autossómicos

v  distúrbios recessivos ligados ao X

v  hereditariedade ligados ao Y 

v  cálculo de risco nessa análise…


Modificado em 26/09/2014 14:06 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 53 alunos.

18/09/2014 14:45 Aula Teórico-Práticas

1ª Aula 18-09-2014 Turma 1

Apresentação do Curso de Biologia Funcional

     Módulo de Genética + Módulo de Fisiologia

 

Início do Módulo de Genética

     1. Temas básicos de:

                Genética clássica e molecular

     2. Funcionamento

                Frequência à Disciplina
                Avaliação Contínua (Av.C=0,25Q+0,25Ts+0,5T)
                Avaliação Final = Média da Av.Cont. e do Exame
                Calendário de avaliações
                Bibliografia recomendada http://bcs.whfreeman.com/iga10e/
 

Revolução Genética nas Ciências da vida

     1. A natureza da informação biológica

          - A estrutura molecular do DNA   
          - O DNA organiza genes e cromossomas

     2. Como a informação toma forma biológica

          - Transcrição e Tradução   
          - Como se replica a vida?
          - Mudanças ao nível do DNA

     3. Genética e Evolução

          - Selecção natural
          - Construir linhagens evolutivas.

     4. A Genética dá poder à nova investigação biológica

          - Genética directa e Genética reversa
          - Manipular DNA e detectar sequências no DNA, RNA e proteínas

     5. Organismos modelo cruciais na revolução genética

     6. A Genética modifica a sociedade

     7. A Genética e o futuro

Modificado em 26/09/2014 14:08 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 19 alunos.

18/09/2014 10:45 Aula Teórico-Práticas

1ª Aula (18-09-2014) - Turma 2

Apresentação do Curso de Biologia Funcional

     Módulo de Genética + Módulo de Fisiologia

 

Início do Módulo de Genética

     1. Temas básicos de:

                Genética clássica e molecular

     2. Funcionamento

                Frequência à Disciplina
                Avaliação Contínua (Av.C=0,25Q+0,25Ts+0,5T)
                Avaliação Final = Média da Av.Cont. e do Exame
                Calendário de avaliações
                Bibliografia recomendada http://bcs.whfreeman.com/iga10e/
 

Revolução Genética nas Ciências da vida

     1. A natureza da informação biológica

          - A estrutura molecular do DNA   
          - O DNA organiza genes e cromossomas

     2. Como a informação toma forma biológica

          - Transcrição e Tradução   
          - Como se replica a vida?
          - Mudanças ao nível do DNA

     3. Genética e Evolução

          - Selecção natural
          - Construir linhagens evolutivas.

     4. A Genética dá poder à nova investigação biológica

          - Genética directa e Genética reversa
          - Manipular DNA e detectar sequências no DNA, RNA e proteínas

     5. Organismos modelo cruciais na revolução genética

     6. A Genética modifica a sociedade

      7. A Genética e o futuro


Modificado em 26/09/2014 14:09 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 37 alunos.