Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Engenharia Aplicada à Arquitectura Paisagista (2 º Sem 2017/2018)

MAP

Programa

Engenharia Aplicada à Arquitectura Paisagista

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista

Programa

1. Fundamentos de hidráulica: hidrostática, hidrodinâmica, escoamentos sob pressão, bombas e estações de bombagem. Escoamentos em superfície livre (canais). Escoamentos através de orifícios e descarregadores.
2. Relações Solo-Planta-Atmosfera. A água no solo. Principais conceitos. Capacidade de campo, coeficiente de emurchecimento, capacidade utilizável do solo. Uso da água pelas plantas. Noção de evapotranspiração. Evapotranspiração de Referência, Cultural, Real, Actual e Máxima. Dotação de rega. Dotações útil e real. Noção de eficiência. Balanço hídrico do solo. Método da FAO. Exercício de aplicação em Excel. Modelos de simulação. Utilização do modelo ISAREG. Estratégias de gestão da rega. Métodos de condução da rega baseados no controlo de humidade do solo, no estado hídrico da planta, na informação meteorológica e modelos de simulação baseados no balanço hídrico do solo.
3. Projecto em rega e drenagem.
Sistemas de rega. Classificação dos sistemas de rega. Noções de eficiência de aplicação e de uniformidade de distribuição.
Sistemas de rega por aspersão: elementos constitutivos, tipos de instalações e projecto.
Sistemas de rega localizada: equipamentos constituintes, tipos de instalações e projecto.
Filtragem, fertirrega, dispositivos de medida, automatismos e elementos de segurança.
Breves princípios de drenagem. Drenagem superficial e sub-superficial. Projecto de uma rede de drenagem.