Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Ecologia Aplicada e Conservação da Natureza (2 º Sem 2015/2016)

MEA , MEAmb , MEDFOR

Programa

Ecologia Aplicada e Conservação da Natureza

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica
Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente
Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo

Programa

Bioclimatologia. Biomas terrestres. Principais divisões florísticas e tipologia biogeográfica do Globo Terrestre. Tipologia e carta biogeográfica de Portugal continental, Madeira e Açores. Descrição da vegetação, método fitossociológico. Caracterização sumária dos principais habitats de Portugal: vegetação potencial florestal, pré-florestal e semi-desértica (bosques, matagais e semi-desertos, bosques palustres e ripícolas, serial subarbustiva e arbustiva, pastagens e prados, vegetação antrópica, rupícola, epífita, dunar e halófila de orlas sombrias de bosques e dulçaquícola.
Estatutos de ameaça. Espécies portuguesas com estatuto de protecção, vegetais e animais. Espécies RELAPE. Avaliação de um território. Conceito de habitat e sua importância. Habitats CORINE. Rede Natura 2000. Cartografia de habitats e sistemas de informação geográfica (SIG).
Diversidade populacional, comunitária, paisagística e ecossistémica, mosaismo e gradientes de comunidades. Integração das comunidades animais na matriz de vegetação. Funções e processos ecossistémicos. Funcionamento de ecossistemas actuados pelo Homem. Saúde do ecossistema, indicadores.
Ecologia aplicada à gestão de comunidades e ecossistemas. Níveis de intervenção: protecção, gestão, reabilitação ou recuperação. Integridade biótica e conservação das funções e processos comunitários. Gestão da conectividade entre comunidades e entre ecossistemas. Conservação dentro e fora de áreas protegidas, e em situação de uso múltiplo. Capacidade biogénica do meio, sobre-exploração e extracção sustentável.
Ecotoxicologia na avaliação e gestão de risco ambiental. Critérios da ecotoxicologia na avaliação e gestão de risco da contaminação ambiental para protecção da biodiversidade e dos recursos naturais. Aplicação a casos de estudo em sistemas agro-ambientais e em zonas sensíveis.