Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Engenharia e Tecnologia Agrícolas (1 º Sem 2017/2018)

MEA

Programa

Engenharia e Tecnologia Agrícolas

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica

Programa

Módulo 1 – Eficiência energética e energias renováveis
Introdução; Fontes de energia, conversões de energia; Energia solar térmica; Energia solar fotovoltaica; Energia solar passiva; Energia eólica; Sistemas híbridos; Energia geotérmica de baixa entalpia; Mini-hídricas; Energia da biomassa; Biocombustíveis; Desenvolvimento de técnicas, estratégias e comportamentos visando o aumento da eficiência energética e a diminuição da intensidade energética.
Módulo 2 - Mecânica e Mecanismos Agrícolas
Tractor agrícola, principais órgãos componentes do tractor; Motores térmicos de combustão interna; Sistemas óleo-hidráulicos dos tractores e máquinas agrícolas; Transmissões mecânicas. Amplificadores de tracção e caixas de velocidades ´´Power-Shift´´; Teoria da tracção; Interpretação e análise dos boletins de ensaio dos tractores agrícolas; Utilização e desempenho dos tractores, grandezas mecânicas; Elementos de prevenção e segurança com o tractor agrícola.
Módulo 3 – Automatização dos sistemas agrícolas e de rega
Considerações gerais sobre a mecanização e automatização dos sistemas agrícolas; Sistemas de controlo. Temporizadores e programadores. Protecção e alarme; Automatização dos sistemas de rega; Níveis de automatização. Programadores de baixa, média e alta capacidade; Válvulas, contadores, manómetros e transdutores; Automatização das estações de bombagem; Automatização das operações associadas à rega sob pressão; Filtragem. Fertirrega.
Módulo 4 - Agricultura de precisão
Agricultura de Precisão (AP): conceitos gerais; Teoria, tecnologia e uso de GPS (Global Positioning System); Amostragem de solos em AP; Mapeamento de produtividade / qualidade; Sistemas de Informação Geográfica e análise da variabilidade espacial; Controlo de taxa variável de aplicação; AP aplicada a sistemas de rega; Sistemas de Apoio à Decisão em AP.