A nova plataforma Fénix, a utilizar a partir do ano letivo 2018-2019, está disponível em https://fenix-edu.isa.ulisboa.pt

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Herbologia (1 º Sem 2018/2019)

MEFRN

Programa

Herbologia

Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais

Programa

Conceitos de planta infestante e planta invasora. Biologia e ecologia de infestantes anuais, vivazes e perenes. Identificação no estado de plântula e vegetativo. Diásporos de infestantes. Escalas fenológicas de infestantes. Delineamento, montagem e análise de ensaios sobre a bioecologia de infestantes anuais e vivazes. Demografia e dinâmica de populações. Interferência das infestantes. Período crítico de infestação. Níveis de prejuízos em herbologia. Interacção com pragas e patogéneos. Metodologias relativas a levantamentos fitoecológicos. Métodos de análise estatística aplicados ao estudo da influência dos factores ambientais e culturais na vegetação infestante. Métodos preventivos, culturais, físicos, biológicos. Métodos químicos. Herbicidas. Factores influentes na persistência e actividade dos herbicidas. Resistência de infestantes aos herbicidas – escala HRAC (Herbicide Resistance Action Committee). Detecção da resistência e medidas de prevenção. Distribuição mundial. Casos de estudo em Portugal.
Prevenção na introdução de novas infestantes. Aplicação de Herbicidas Gestão de infestantes em agricultura de precisão, agricultura biológica e culturas trangénicas. Gestão das infestantes dos principais subsistemas agrícolas e não agrícolas.
Trabalho de projecto: Trabalho experimental individual iniciado na 1ª semana de aulas e que tem por objectivos:
- programar e desenvolver um projecto de investigação, fundamental ou aplicado, no âmbito da Herbologia,
- preparar um Seminário e escrever um artigo científico.