Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Hidrologia (1 º Sem 2017/2018)

LEAmb , MEA

Programa

Hidrologia

Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica

Programa

Hidrologia e Ciclo hidrológico: processos hidrológicos, distribuição de recursos hídricos a nível mundial, equação da continuidade e balanço hidrológico.
A água em Portugal.
Modelos hidrológicos e sua classificação.
Bacia topográfica e bacia hidrográfica: comportamento hidrológico e tempo de concentração, características fisiográficas.
Precipitação: mecanismos de formação, estrutura das tempestades, instrumentos de medição, séries hidrológicas e sua caracterização estocástica, homogeneização e preenchimento de falhas, precipitação sobre uma área, análise de precipitações para intervalos de tempo superiores e inferiores ao dia, hietogramas de projecto.
Evaporação, intercepção e evapotranspiração: conceitos e definições, instrumentos de medição, modelação empírica e com base física, estimativas para superfícies livres de água, culturas agrícolas e florestas.
Água no solo: teor em água e potencial da água, movimento de água no solo, instrumentos de medição.
Infiltração: definições, modelação em coluna de solo e numa bacia hidrográfica, infiltração à capacidade e tempo de empoçamento, medição.
Modelação da redistribuição de água no solo: para intervalos de tempo inferiores ao dia, iguais ao dia, ao mês e ao ano.
Introdução às águas subterrâneas: classificação de aquíferos, características fundamentais, equações para meio poroso saturado, curva de exaurimento.
Escoamento: Formação e medição, regimes fluviais, frequência do escoamento, análise de hidrogramas e sua decomposição.
Relações precipitação-escoamento: modelação em bacias pequenas, médias e grandes, e para diferentes intervalos de tempo.
Métodos de propagação de ondas de cheia, em albufeiras e em canais.
Sedimentos no ciclo hidrológico: propriedades, produção e fonte dos sedimentos, transporte e propagação, deposição em reservatórios, métodos de medição.