Organização da Produção Agrícola e Pecuária (2 º Sem 2017/2018)

LEA

Breve introdução

Organização da Produção Agrícola e Pecuária

Nesta unidade de crédito faz-se uma introdução à generalidade dos temas que vão ser desenvolvidos durante o curso e que relevam para a Agricultura. Almeja-se que, após as 14 semanas letivas, os alunos fiquem com uma ideia mais precisa sobre o que os espera durante o percurso académico que encetaram. Espera-se, também, que se motivem para algumas áreas cujos elos com a atividade prática do Engenheiro Agrónomo são menos percetíveis.

Os temas são tratados sem nos embrenharmos nos pormenores menos importantes e evitámos outros que, embora possam ter importância, não nos pareceu possível tratar nesta altura.

Alguns temas foram tratados com maior pormenor, que poderá até parecer exagerado. No entanto, foi nosso propósito não ficar pelas considerações vagas e asserções normativas. Pelo contrário, procurámos lançar o repto da quantificação rápida e operacional, que permite decisões mais informadas. Esta aposta obrigou-nos a desenvolver alguns dos temas basilares, mas sempre com conta e medida.

Os conceitos são apresentados sem preocupação de dar definições completas e definitivas, tal como faria um iniciado purista. Ao invés, procuramos transmitir o essencial dos conceitos, muitas vezes de forma iterativa, de molde a permitir o seu uso imediato, com a ênfase na atuação prática.

Na minha página da Internet (www.isa.utl.pt/~jpabreu) encontram-se muitos ficheiros que podem ser acedidos por todos. Alguns são programas, de utilização muito amiga do utilizador, que cobrem muitas das áreas essenciais da produção agrícola. Os alunos do ISA terão toda a informação disponível no Fénix.

José Paulo Mourão de Melo e Abreu (Responsável)