Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Ordenamento do Território - Nível Municipal (2 º Sem 2015/2016)

MAP

Últimos Anúncios

1ª Aula Prática de OTNM

A primeira aula prática de OTNM decorrerá no dia 19 de Fevereiro, sexta-feira, na sala 39 do edifício principal, das 10h às 14h.

Breve introdução

«Só em raros momentos da história, o homem se apercebe de modificações na paisagem. Ao passo que na arquitectura é bem patente, ao menos em certos aspectos, a evolução do estilo, de que nos ficaram como testemunhos edifícios das diferentes épocas históricas com seus traços inconfundíveis, a paisagem evolui como um todo, gradualmente, e de tal forma que só os iniciados poderão ver em leves vestígios como fora antes o quadro que agora se nos depara. A própria lentidão do movimento evolutivo faz com que as gerações tenham uma noção estática da natureza e não se apercebam sequer da influencia do homem, que às vezes até parece totalmente ausente, e é, no entanto, pressentida em toda a parte pelos olhos que foram treinados para a ver. Nunca me poderá esquecer a estranha sensação, nas minhas primeiras visitas ao Alentejo, de ver a marca humana na paisagem, erma na aparência. Em determinados momentos, porém, tudo se modifica a olhos vistos, e então essa falta de visão retrospectiva, e de medida da própria acção do homem, que se desnorteia, leva-o a destruir não só a utilidade, mas também a beleza que tantas vezes criara inconscientemente. Aqui intervêm o arquitecto paisagista que afinou a sua sensibilidade para reconhecer as belezas existentes e, ainda, a potencialidade de beleza contida nas novas soluções; que estudou as leis que regem a paisagem e, por isso, a entende e sabe fazer surgir um novo equilíbrio que satisfaça o homem que nela há-de viver. Assim, se disse na definição que procuramos realizar em cada momento a maior perfeição

Francisco Caldeira Cabral – Fundamentos da Aqruitectura Paisagista


A disciplina Ordenamento do Território - Nível Municipal tem como objectivo preparar os alunos para a intervenção projectual, no território, entre as escalas 1:25.000 e 1:2.000, na perspectiva do planeamento ambiental. Em termos do sistema de planeamento existente, esta intervenção corresponde aos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PDM, PU, PP).

 

Corpo Docente

Pedro Miguel Ramos Arsénio (Responsável)

Ana Müller Lopes Silva Carvalho

João António Ribeiro Ferreira Nunes

Selma Beatriz Pena Baldaia