Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Ordenamento do Território - Níveis Regional e Nacional (1 º Sem 2017/2018)

MAP

Programa

Ordenamento do Território - Níveis Regional e Nacional

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista

Programa

AULAS TEÓRICAS
Análise dos processos de Ordenamento do Território em Portugal. Contribuições da Arquitectura Paisagista. Retrospectiva analítica do quadro legislativo, regulamentar e institucional dos instrumentos de ordenamento do território e da política de ambiente. Enquadramento supra-nacional e europeu.
Estudo das principais figuras jurídicas de ordenamento do território.
Relação entre o Ordenamento do Território e as políticas sectoriais, tais como: a Estrutura Ecológica (Municipal, Regional e Nacional / Reserva Agrícola Nacional (RAN), Reserva Ecológica Nacional (REN), Rede Natura 2000, Directiva Habitat) Estruturas Culturais: Viária/Transportes, Mobilidade Suave, Saneamento. Políticas Energética, de Desenvolvimento Urbano, Rural e Florestal. Ordenamento e Gestão das Áreas Metropolitanas e do Litoral.
O Balanço Ecológico como instrumento de implementação da Estrutura Ecológica, aos vários níveis de planeamento.
AULAS PRÁTICAS
Estudo de uma região com a aplicação da metodologia “Sistema-Paisagem”. Delimitação da Estrutura Ecológica Regional. Análise e crítica das Estruturas Culturais. Proposta de um Conceito de Intervenção. Estudo e análise crítica do respectivo Plano Regional de OT, bem como do Programa Nacional para a Política de O.T. Discussão do livro: Gil, José (Portugal Hoje, o medo de existir)