Planeamento Regional e Urbano (1 º Sem 2015/2016)

MAP , MEFRN

Objectivos

Os Engenheiros Silvicultores, Agrónomos e Arquitectos Paisagistas, pela sua preparação académica, podem aceder a conhecimentos para se especializarem em Planeamento Regional e Urbano e, na sua prática profissional, esta formação é da maior importância, considerando que estas três esferas profissionais, em conjunto, operam sobre a totalidade do território onde o meio rústico corresponde a cerca de 96% da superfície do território nacional e os restantes 4% são meio urbano.
Esta disciplina introduz o aluno no domínio do planeamento do território com o objectivo de lhe facultar uma consciência sobre a problemática dos usos do solo, da estrutura do povoamento, da localização das actividades económicas e das utilizações dos espaços.
Pela sua natureza, o planeamento é um desafio criativo, envolvendo a compreensão objectiva e intersubjectiva da realidade exterior e, simultaneamente, a concepção de intervenções informadas por um complexo conjunto de interesses e motivações culturais, técnicas, económicas e políticas.