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PVAni/2015-2016/2-semestre
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Sumários
Produção Vegetal e Animal (2 º Sem 2015/2016)Sumários25/05/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas PRODUÇÃO VITÍCOLA (conc)4. Instalação e manutenção da vinha 4.1. Instalação da vinha 4.2. Manutenção da vinha 4.2.1. Poda de Inverno 4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo 4.2.3. Intervenções em verde 4.2.4. Tratamentos fitossanitários 4.2.5. Vindima
Modificado em
01/06/2016 23:25
Presenças:
não foram contabilizadas.
25/05/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Produção Vitícola (conc)4. Instalação e manutenção da vinha 4.1. Instalação da vinha 4.2. Manutenção da vinha 4.2.1. Poda de Inverno 4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo 4.2.3. Intervenções em verde 4.2.4. Tratamentos fitossanitários 4.2.5. Vindima
Modificado em
01/06/2016 23:26
Presenças:
não foram contabilizadas.
24/05/2016 13:30 Aula Teórica PRODUÇÃO VITÍCOLA
3. Porta-enxertos e castas
Modificado em
01/06/2016 23:24
Presenças:
não foram contabilizadas.
18/05/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Suínos
Potencial de crescimento Utilização dos alimentos A carcaça dos Suínos: Definição Composição Classificação
Modificado em
31/05/2016 11:42
Presenças:
12 alunos.
18/05/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Suínos
Potencial de crescimento Utilização dos alimentos A carcaça dos Suínos: Definição Composição Classificação
Modificado em
31/05/2016 11:41
Presenças:
12 alunos.
17/05/2016 13:30 Aula Teórica Suínos
Aptidão funcional dos suínos Ciclo Produtivo das porcas - Parâmetros de caracterização - Evolução Cálculo da produtividade anual
Modificado em
31/05/2016 11:40
Presenças:
25 alunos.
11/05/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Bovinos
Produção de leite: Curva de lactação Factores de variação Bovinos produtores de carne Categorias de animais Caracterização morfológica e zootécnica Ciclo produtivo das vacas aleitantes Ciclo produtivo dos animais para abate Fase de Cria Fase de Recria Fase de acabamento
Modificado em
31/05/2016 11:39
Presenças:
12 alunos.
11/05/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Bovinos
Produção de leite: Curva de lactação Factores de variação Bovinos produtores de carne Categorias de animais Caracterização morfológica e zootécnica Ciclo produtivo das vacas aleitantes Ciclo produtivo dos animais para abate Fase de Cria Fase de Recria Fase de acabamento
Modificado em
31/05/2016 11:39
Presenças:
15 alunos.
10/05/2016 13:30 Aula Teórica Bovinos
Aptidão funcional dos bovinos Bovinos leiteiros Caracterização morfológica Ciclo produtivo
Modificado em
31/05/2016 11:38
Presenças:
20 alunos.
04/05/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)
Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE) -Partida Às 8h e regresso às 18H.
Na Companhia das Lezírias visita a sistemas de produção vegetal (olivicultura, culturas arvenses e forrageiros) e animal (bovinos em produção extensiva para carne). Observação de agricultura de precisão e de sementeira de arroz.
Na Barão e Barão visita a sistemas de produção vegetal (azevem) e animal (bovinos leiteiros, cabras leiteiras, e produção de cabritos). Observação de diferentes sistemas de conservação de forragens.
Modificado em
10/05/2016 02:25
Presenças:
32 alunos.
04/05/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Visita de estudoVisita à Companhia das Lezírias (manhã) e Barão e Barão (tarde)
Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE) -Partida Às 8h e regresso às 18H.
Na Companhia das Lezírias visita a sistemas de produção vegetal (olivicultura, culturas arvenses e forrageiros) e animal (bovinos em produção extensiva para carne). Observação de agricultura de precisão e de sementeira de arroz.
Na Barão e Barão visita a sistemas de produção vegetal (azevem) e animal (bovinos leiteiros, cabras leiteiras, e produção de cabritos). Observação de diferentes sistemas de conservação de forragens.
O professor,
JOÃO CARLOS DA sILVA dIAS
Modificado em
10/05/2016 02:33
Presenças:
20 alunos.
03/05/2016 13:30 Aula Teórica Produção Vegetal – HORTICULTURA
2. Produção Vegetal – HORTICULTURA
1. Hortaliças: Conceito, hortaliças cultivadas no Mundo, órgãos comestíveis, diversidade, suas utilizações e valor nutritivo.
2. Particulariedades do melhoramento, produção e comercialização das hortaliças
3. evolução do consumo
4. Classificação climática das culturas hortícolas
5. Condicionantes climáticas na produção de hortaliças
6. Sistemas de produção: ciclos vegetativos e culturais. Calendários culturais
Modificado em
10/05/2016 02:23
Presenças:
32 alunos.
27/04/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Bovinos Leiteiros
3.1. Produção Animal – BOVINOS LEITEIROS
Sistemas de Produção
Caracterização morfológica
Ciclo produtivo
Produção de leite
Composição do leite
O professor,
JOÃO PEDRO BENGALA FREIRE
Modificado em
10/05/2016 02:17
Presenças:
38 alunos.
27/04/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Produção Animal – BOVINOS LEITEIROS
3.1. Produção Animal – BOVINOS LEITEIROS
Sistemas de Produção
Caracterização morfológica
Ciclo produtivo
Produção de leite
Composição do leite
O professor,
JOÃO PEDRO BENGALA FREIRE
Modificado em
10/05/2016 02:31
Presenças:
20 alunos.
26/04/2016 13:30 Aula Teórica Bovinos Leiteiros
3.1. Produção Animal – BOVINOS LEITEIROS
Sistemas de Produção
Caracterização morfológica
Ciclo produtivo
Produção de leite
Composição do leite
O professor,
JOÃO PEDRO BENGALA FREIRE
Modificado em
10/05/2016 02:17
Presenças:
38 alunos.
20/04/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Visita de Estudo à região do Oeste
Visita de ESTUDO AOS VIVEIROS DA SILVEIRA(manhã); E a PRODUTOR HORTÍCOLA EM A-DOS-CUNHADOS - HORTA DESCANSO (tarde) - Partida Às 8h e regresso às 18H.
Na Silveira visitaram-se os Viveiros da Silveira (ver sumário já publicado)
Em A-dos-Cunhados visitou-se produtor com produção hortícola ao ar livre e em estufa. Observação de diferentes culturas hortícolas em diferentes sistemas. Análise da fileira hortícola no Oeste e comercialização na Hortotorres.
Modificado em
27/04/2016 15:49
Presenças:
32 alunos.
20/04/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Visita de estudo ao OesteVisita aos Viveiros da Silveira e à empresa Horta Descanso
Modificado em
10/05/2016 02:30
Presenças:
32 alunos.
20/04/2016 08:00 Aula Extraordinária Visita de Estudo ao Oeste
Visita de ESTUDO AOS VIVEIROS DA SILVEIRA (manhã); E a PRODUTOR HORTÍCOLA EM A-DOS-CUNHADOS - HORTA DESCANSO (tarde) - Partida Às 8h e regresso às 18H.
Na Silveira visitaram-se os Viveiros da Silveira e as suas diferentes actividades desde a recepção das encomendas até ao despacho das plantas. Visita acompanhada pelo Sr. Raul Patrocínio, Eng. Pedro Mota e D. Andreia Patrocínio
Em A-dos-Cunhados visitou-se produtor com produção hortícola ao ar livre e em estufa (cultura em substratos). Observação da cultura do tomate em diferentes sistemas, do melão em túneis ao ar livre e da charca. Análise da fileira hortícola no Oeste e comercialização na Hortotorres.
Modificado em
27/04/2016 15:45
Presenças:
32 alunos.
19/04/2016 13:30 Aula Teórica Produção Vegetal – HORTICULTURA
Produção Vegetal – HORTICULTURA
1. Hortaliças: Conceito, hortaliças cultivadas no Mundo, órgãos comestíveis, diversidade, suas utilizações e valor nutritivo.
Modificado em
27/04/2016 15:35
Presenças:
42 alunos.
13/04/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Produção Vegetal – FRUTICULTURA
Produção Vegetal – FRUTICULTURA
Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.
O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).
Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita.
Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas.
Modificado em
27/04/2016 15:33
Presenças:
não foram contabilizadas.
13/04/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Produção Vegetal – FRUTICULTURA
1. Produção Vegetal – FRUTICULTURA
Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.
O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).
Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita.
Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas.
A professorA,
cristina MARIA MONIZ SIMÕES de oliveira
Modificado em
10/05/2016 02:29
Presenças:
20 alunos.
12/04/2016 13:30 Aula Teórica Produção Vegetal – FRUTICULTURA
Produção Vegetal – FRUTICULTURA
Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.
O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).
Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita.
Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas.
Modificado em
27/04/2016 15:33
Presenças:
41 alunos.
06/04/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS
Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS
1. Culturas arvenses, forrageiras e pratenses: diversidade e utilizações
1.1. Culturas arvenses: cereais, oleaginosas, proteaginosas, açúcareiras, amiláceas, fibras
1.2. Pastagens e forragens: principais culturas pratenses e forrageiras
2. Fenologia
2.1. Fases de desenvolvimento
2.2. Calendários de culturas e operações culturais
2.3. Evolução fenológica no melhoramento do trigo no séc. XX: análise dos principais caracteres. Suas implicações.
2.4. O ciclo cultural e evolução da biomassa no milho. Graus-dia de crescimento. Milhos híbridos e evolução da tecnologia. Tomada de decisão.
3. Pastagens e Forragens em Portugal
3.1. Objectivos e importância
3.2. As pastagens nos sistemas de produção e no meio ambiente
3.3. Classificação das pastagens: duração, regime hídrico, origem
3.4. Pastagens de zonas atlânticas, temperadas húmidas (sequeiro)
3.5. Pastagens de zonas semi-áridas ou mediterrânicas
3.6. Pastagens de montanha-lameiros
3.7. Pastagens regadas mediterrânicas
3.8. As bases da produção de pastagens mediterrânicas
3.9. Estabelecimento de pastagens
3.10. Gestão de pastagens: relação e interacção animal-pastagem
3.11. Sistemas de pastoreio
3.12. Produção de forragens
4. Conservação de forragens
4.1. Objectivos
4.2. Métodos de conservação de forragens
4.3. Fenação: bioquímica, fases do processo, qualidade final do feno
4.4. Silagem: bioquímica e factores que a afectam, parâmetros de avaliação, fases do processo e qualidade final da silagem
4.5. Feno-Silagem. Caracterização. Vantagens e inconvenientes.
Modificado em
27/04/2016 15:32
Presenças:
não foram contabilizadas.
06/04/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Pastagens e Forragens em Portugal. Conservação de forragens
Pastagens e Forragens em Portugal
3.1. Objectivos e importância
3.2. As pastagens nos sistemas de produção e no meio ambiente
3.3. Classificação das pastagens: duração, regime hídrico, origem
3.4. Pastagens de zonas atlânticas, temperadas húmidas (sequeiro)
3.5. Pastagens de zonas semi-áridas ou mediterrânicas
3.6. Pastagens de montanha-lameiros
3.7. Pastagens regadas mediterrânicas
3.8. As bases da produção de pastagens mediterrânicas
3.9. Estabelecimento de pastagens
3.10. Gestão de pastagens: relação e interacção animal-pastagem
3.11. Sistemas de pastoreio
3.12. Produção de forragens
4. Conservação de forragens
4.1. Objectivos
4.2. Métodos de conservação de forragens
4.3. Fenação: bioquímica, fases do processo, qualidade final do feno
4.4. Silagem: bioquímica e factores que a afectam, parâmetros de avaliação, fases do processo e qualidade final da silagem
4.5. Feno-Silagem. Caracterização. Vantagens e inconvenientes.
Modificado em
10/05/2016 02:27
Presenças:
20 alunos.
05/04/2016 13:30 Aula Teórica CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS
Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS
1. Culturas arvenses, forrageiras e pratenses: diversidade e utilizações
1.1. Culturas arvenses: cereais, oleaginosas, proteaginosas, açúcareiras, amiláceas, fibras
1.2. Pastagens e forragens: principais culturas pratenses e forrageiras
2. Fenologia
2.1. Fases de desenvolvimento
2.2. Calendários de culturas e operações culturais
2.3. Evolução fenológica no melhoramento do trigo no séc. XX: análise dos principais caracteres. Suas implicações.
2.4. O ciclo cultural e evolução da biomassa no milho. Graus-dia de crescimento. Milhos híbridos e evolução da tecnologia. Tomada de decisão.
3. Pastagens e Forragens em Portugal
3.1. Objectivos e importância
3.2. As pastagens nos sistemas de produção e no meio ambiente
3.3. Classificação das pastagens: duração, regime hídrico, origem
3.4. Pastagens de zonas atlânticas, temperadas húmidas (sequeiro)
3.5. Pastagens de zonas semi-áridas ou mediterrânicas
3.6. Pastagens de montanha-lameiros
3.7. Pastagens regadas mediterrânicas
3.8. As bases da produção de pastagens mediterrânicas
3.9. Estabelecimento de pastagens
3.10. Gestão de pastagens: relação e interacção animal-pastagem
3.11. Sistemas de pastoreio
3.12. Produção de forragens
4. Conservação de forragens
4.1. Objectivos
4.2. Métodos de conservação de forragens
4.3. Fenação: bioquímica, fases do processo, qualidade final do feno
4.4. Silagem: bioquímica e factores que a afectam, parâmetros de avaliação, fases do processo e qualidade final da silagem
4.5. Feno-Silagem. Caracterização. Vantagens e inconvenientes.
Modificado em
27/04/2016 15:32
Presenças:
40 alunos.
30/03/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Sistemas de Agricultura (Conclusão) ; Territórios Rurais
Sistemas de Agricultura (Conclusão) Sistema misto agro-pecuário das Pampas Argentina
Policultura Mediterrânica. Horticultura protegida.
Agricultura no deserto e semi-deserto
A produção vegetal e animal em Portugal: “territórios rurais” e seus principais sistemas de produção.
Montanhas do Norte e do Centro
Litoral de Vales Atlânticos do Norte e Centro
Douro e Terra Quente
Beira Baixa
Ribatejo e Oeste
Alentejo
Algarve
Açores
Madeira
Modificado em
27/04/2016 15:29
Presenças:
20 alunos.
30/03/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas A produção vegetal e animal em Portugal: “territórios rurais” e seus principais sistemas de produção
1.10. A produção vegetal e animal em Portugal: “territórios rurais” e seus principais sistemas de produção.
1.10.1.Montanhas do Norte e do Centro
1.10.2.Litoral de Vales Atlânticos do Norte e Centro
1.10.3.Douro e Terra Quente
1.10.4.Beira Baixa
1.10.5.Ribatejo e Oeste
1.10.6.Alentejo
1.10.7.Algarve
1.10.8.Açores
1.10.9.Madeira
Modificado em
10/05/2016 02:19
Presenças:
20 alunos.
29/03/2016 13:30 Aula Teórica Sistemas de Agricultura (Conclusão) ; Territórios Rurais
Sistemas de Agricultura (Conclusão) Sistema misto agro-pecuário das Pampas Argentina
Policultura Mediterrânica. Horticultura protegida.
Agricultura no deserto e semi-deserto
A produção vegetal e animal em Portugal: “territórios rurais” e seus principais sistemas de produção.
Montanhas do Norte e do Centro
Litoral de Vales Atlânticos do Norte e Centro
Douro e Terra Quente
Beira Baixa
Ribatejo e Oeste
Alentejo
Algarve
Açores
Madeira
Modificado em
27/04/2016 15:29
Presenças:
15 alunos.
23/03/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas 1ª Frequencia de PVAPrimeira Frequência da disciplina de Produção Vegetal e Animal
Modificado em
28/03/2016 11:55
Presenças:
53 alunos.
23/03/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas 1ª Frequencia de PVAPrimeira Frequência da disciplina de Produção Vegetal e Animal
Modificado em
28/03/2016 11:55
Presenças:
não foram contabilizadas.
22/03/2016 13:30 Aula Teórica FrequênciaPrimeia frequência da disciplina de Produção Vegetal e Animal
Modificado em
23/03/2016 00:56
Presenças:
52 alunos.
16/03/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Viticultura
1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.
2. Biologia da videira
3. Porta-enxertos e castas
4. Instalação e manutenção da vinha
4.1. Instalação da vinha
4.2. Manutenção da vinha
4.2.1. Poda de Inverno
4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo
4.2.3. Intervenções em verde
4.2.4. Tratamentos fitossanitários
4.2.5. Vindima
Modificado em
18/03/2016 11:42
Presenças:
19 alunos.
16/03/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Viticultura
1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.
2. Biologia da videira
3. Porta-enxertos e castas
4. Instalação e manutenção da vinha
4.1. Instalação da vinha
4.2. Manutenção da vinha
4.2.1. Poda de Inverno
4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo
4.2.3. Intervenções em verde
4.2.4. Tratamentos fitossanitários
4.2.5. Vindima
Modificado em
18/03/2016 11:42
Presenças:
18 alunos.
15/03/2016 13:30 Aula Teórica Viticultura
1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.
2. Biologia da videira
3. Porta-enxertos e castas
4. Instalação e manutenção da vinha
4.1. Instalação da vinha
4.2. Manutenção da vinha
4.2.1. Poda de Inverno
4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo
4.2.3. Intervenções em verde
4.2.4. Tratamentos fitossanitários
4.2.5. Vindima
Modificado em
18/03/2016 11:42
Presenças:
39 alunos.
09/03/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Introdução (cont.)
1.7. O ambiente como fonte de recursos e como condicionante da produção. Factores condicionantes da produção vegetal e animal.
1.7.1 Factores/elementos climáticos. Produção fotossintética, respostas fotoperiódicas, exigências térmicas, etc. Ciclos de produção.
1.7.2. O solo. Perfil, teor de água e vida no solo. Nutrição.
1.7.3. Leis do crescimento vegetal. Produção - um processo dinâmico
1.7.4. Distribuição dos climas, correntes, solos e vegetação no Mundo. As zonas de clima Mediterrânico e as suas particulariedades. O caso de Portugal.
1.7.5. Zonagem agroecológica e determinação das aptidões culturais. Métodos de cultivo: culturas ao ar livre e protegidas, cultura em solo e em substrato
1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas, o ambiente e a sustentabilidade.
1.8.1. Níveis de organização. Sistema de cultura, sistema de produção e sistema de agricultura. Sub-sistemas de Agricultura.
1.8.2. Características de um ecossistema: os ecossistemas agrícolas. Cadeias tróficas em Agricultura.
1.8.3. A Agricultura e o ambiente. Sustentabilidade. Pilares da Agricultura Sustentável. Desafios futuros. Informação vs. Conhecimento.
1.9. A tomada de decisão em Agricultura.
1.9.1.Decisão. O ciclo de decisão/acção
1.9.2. Origens da incerteza e Risco. Níveis de decisão. A informação para a tomada de decisão.
1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.
1.10.1. Nomadismo pastoral
1.10.2. Agricultura itinerante nas regiões tropicais e intertropicais – “Shifting cultivation”
1.10.3. Sistemas de culturas lenhosas permanentes das regiões intertropicais quentes
1.10.4. Sistema do arroz inundado dos deltas e de ilhas do sudoeste Asiático – “Wet rice”
1.10.5. Ley-farming tradicional – zonas temperadas húmidas de Inverno frio
1.10.6. Ley-farming moderno –zonas sub-húmidas secas e semi-áridas de Inverno fresco e Verão seco
1.10.7. Sistemas predominantemente arvenses nas zonas temperadas de Inverno frio – “Large scale grain production”: “Corn-belt”, Texas High Plains e Estepe Ucraniana-Casaquistão
1.10.8. “Stubble-mulch farming” das zonas sub-húmidas da pradaria dos EUA
Modificado em
18/03/2016 11:40
Presenças:
19 alunos.
09/03/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Introdução (cont.)
1.7. O ambiente como fonte de recursos e como condicionante da produção. Factores condicionantes da produção vegetal e animal.
1.7.1 Factores/elementos climáticos. Produção fotossintética, respostas fotoperiódicas, exigências térmicas, etc. Ciclos de produção.
1.7.2. O solo. Perfil, teor de água e vida no solo. Nutrição.
1.7.3. Leis do crescimento vegetal. Produção - um processo dinâmico
1.7.4. Distribuição dos climas, correntes, solos e vegetação no Mundo. As zonas de clima Mediterrânico e as suas particulariedades. O caso de Portugal.
1.7.5. Zonagem agroecológica e determinação das aptidões culturais. Métodos de cultivo: culturas ao ar livre e protegidas, cultura em solo e em substrato
1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas, o ambiente e a sustentabilidade.
1.8.1. Níveis de organização. Sistema de cultura, sistema de produção e sistema de agricultura. Sub-sistemas de Agricultura.
1.8.2. Características de um ecossistema: os ecossistemas agrícolas. Cadeias tróficas em Agricultura.
1.8.3. A Agricultura e o ambiente. Sustentabilidade. Pilares da Agricultura Sustentável. Desafios futuros. Informação vs. Conhecimento.
1.9. A tomada de decisão em Agricultura.
1.9.1.Decisão. O ciclo de decisão/acção
1.9.2. Origens da incerteza e Risco. Níveis de decisão. A informação para a tomada de decisão.
1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.
1.10.1. Nomadismo pastoral
1.10.2. Agricultura itinerante nas regiões tropicais e intertropicais – “Shifting cultivation”
1.10.3. Sistemas de culturas lenhosas permanentes das regiões intertropicais quentes
1.10.4. Sistema do arroz inundado dos deltas e de ilhas do sudoeste Asiático – “Wet rice”
1.10.5. Ley-farming tradicional – zonas temperadas húmidas de Inverno frio
1.10.6. Ley-farming moderno –zonas sub-húmidas secas e semi-áridas de Inverno fresco e Verão seco
1.10.7. Sistemas predominantemente arvenses nas zonas temperadas de Inverno frio – “Large scale grain production”: “Corn-belt”, Texas High Plains e Estepe Ucraniana-Casaquistão
1.10.8. “Stubble-mulch farming” das zonas sub-húmidas da pradaria dos EUA
Modificado em
18/03/2016 11:40
Presenças:
18 alunos.
08/03/2016 13:30 Aula Teórica Introdução (cont.)
1.7. O ambiente como fonte de recursos e como condicionante da produção. Factores condicionantes da produção vegetal e animal.
1.7.1 Factores/elementos climáticos. Produção fotossintética, respostas fotoperiódicas, exigências térmicas, etc. Ciclos de produção.
1.7.2. O solo. Perfil, teor de água e vida no solo. Nutrição.
1.7.3. Leis do crescimento vegetal. Produção - um processo dinâmico
1.7.4. Distribuição dos climas, correntes, solos e vegetação no Mundo. As zonas de clima Mediterrânico e as suas particulariedades. O caso de Portugal.
1.7.5. Zonagem agroecológica e determinação das aptidões culturais. Métodos de cultivo: culturas ao ar livre e protegidas, cultura em solo e em substrato
1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas, o ambiente e a sustentabilidade.
1.8.1. Níveis de organização. Sistema de cultura, sistema de produção e sistema de agricultura. Sub-sistemas de Agricultura.
1.8.2. Características de um ecossistema: os ecossistemas agrícolas. Cadeias tróficas em Agricultura.
1.8.3. A Agricultura e o ambiente. Sustentabilidade. Pilares da Agricultura Sustentável. Desafios futuros. Informação vs. Conhecimento.
1.9. A tomada de decisão em Agricultura.
1.9.1.Decisão. O ciclo de decisão/acção
1.9.2. Origens da incerteza e Risco. Níveis de decisão. A informação para a tomada de decisão.
1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.
1.10.1. Nomadismo pastoral
1.10.2. Agricultura itinerante nas regiões tropicais e intertropicais – “Shifting cultivation”
1.10.3. Sistemas de culturas lenhosas permanentes das regiões intertropicais quentes
1.10.4. Sistema do arroz inundado dos deltas e de ilhas do sudoeste Asiático – “Wet rice”
1.10.5. Ley-farming tradicional – zonas temperadas húmidas de Inverno frio
1.10.6. Ley-farming moderno –zonas sub-húmidas secas e semi-áridas de Inverno fresco e Verão seco
1.10.7. Sistemas predominantemente arvenses nas zonas temperadas de Inverno frio – “Large scale grain production”: “Corn-belt”, Texas High Plains e Estepe Ucraniana-Casaquistão
1.10.8. “Stubble-mulch farming” das zonas sub-húmidas da pradaria dos EUA
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18/03/2016 11:40
Presenças:
39 alunos.
02/03/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas introdução (cont.)
1.5 (Cont.)A qualidade e segurança alimentar dos alimentos
A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.
A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.
Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.
1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.
Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.
Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente
Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.
Fertilização e fertirrega.
Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas
Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios
Modificado em
18/03/2016 11:33
Presenças:
18 alunos.
02/03/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas introdução (cont.)
1.5 (Cont.)A qualidade e segurança alimentar dos alimentos
A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.
A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.
Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.
1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.
Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.
Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente
Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.
Fertilização e fertirrega.
Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas
Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios
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18/03/2016 11:33
Presenças:
18 alunos.
01/03/2016 13:30 Aula Teórica introdução (cont.)
1.5 (Cont.)A qualidade e segurança alimentar dos alimentos
A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.
A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.
Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.
1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.
Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.
Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente
Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.
Fertilização e fertirrega.
Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas
Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios
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18/03/2016 11:33
Presenças:
37 alunos.
24/02/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje
1.5. Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1.5.2. A fome e a má nutrição no mundo.
1.5.2.1. Objectivos FAO de Desenvolvimento do Milénio (2000-2015)
1.5.2.2. População mundial. fome e má nutrição
1.5.2.3. Objectivos FAO de Desenvolvimento do Milénio pós 2015
1.5.2.4. Mapa da fome no Mundo
1.5.2.5. Má nutrição e suas consequências na saúde e no desenvolvimento individual e social dos indiívíduos
1.5.2.6. Importância dos principais cereais no combate à fome. Exemplos.
1.5.2.7. Principais carências nutricinais
1.5.2.8. Má nutrição e mortalidade
1.5.2.9. Biofortificação, custos e modaldades
1.5.2.10. Harvest Plus vs. biofotificaçao natural com horticolas. Exemplos.
1.5.3. A degradação do solo e a perda de terras agrícolas
1.5.3.1. Solos: fundação paraas plantas e a sua nutrição
1.5.3.2. O Solo é a base para a produção de alimentos e a infiltração e o armazenanto de água. Dependemos dos solos!
1.5.3.3. Funções do solo
1.5.3.4. Os nossos solos estão em risco! Degradação do solo
1.5.3.5. Evolução da degradação do solo: mundial e por regiões
1.5.3.6. Causas da degradação do solo
1.5.3.7. Tipos de degradação do solo
1.5.3.8. Consequências da degradação do solo
1.5.3.9. Solos e biodiversidade. No solo há vida e funções!
1.5.3.10. Salinização
1.5.3.11. Declinio mundial das terras aráveis per capita
1.5.3.12. O maneio sustentável do solo: solução para impedir a degradação e aumentar a produtividade
1.5.3.13. A importância de manter os solos vivos e saudáveis
1.5.3.14. Mobilização convencional, mínima e não mobilização.
1.5.3.15. Sequestro do carbono e diminuição das emissões.
1.5.3.16. Agricultura em prédios e cultura hidropónica em estufa
1.5.4. As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.
1.5.4.1. Balanço da radiação terrestre
1.5.4.2. Evolução do aquecimento global
1.5.4.3. Impactos do aquecimento global na produção agrícola, nos ecossistemas, na disponibilidade de água, e nos eventos extremos
1.5.4.4. Evolução da concentração de dióxido de carbono
1.5.4.5. Impactos do aumento da concentração de dióxido de carbono na produção agrícola
1.5.4.6. Efeito de estufa
1.5.4.7. Evolução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) no sector agrícola no mundo, na União Europeia e em Portugal
1.5.4.8. Principais emissores de GEE na Agricultura
1.5.4.9. Evolução do ozono
1.5.4.10. Mudanças climáticas. Impactos esperados na produção agrícola
1.5.4.11. Temperatura, dióxido de carbono e produtividade das culturas: Plantas C3 e C4. A água com factor limitante
1.5.4.12. Projecção das produções dos principais cereais e da soja em função de diferentes cenários de alterações climáticas
1.5.4.13. Projecções das intensidades de precipitação, de ocorrências de ondas de calor, de risco de seca, de stress hídrico, etc. em função de diferentes cenários de alterações climáticas
1.5.4.14. Evidências de mudanças climáticas e suas consequências e impactos na Agricultura. Exemplos.
1.5.4.15. Impactos das mudanças climáticas na incidência de doenças, pragas e infestantes
1.5.4.16. Impactos das mudanças climáticas nos financiamentos e investimentos
1.5.4.17. Mudanças climáticas vs. produção e consumo de alimentos
1.5.4.18. Medidas gerais e opções tecnológicas para abordar o problema das mudanças climáticas
1.5.4.19. Mudanças climáticas em Portugal
1.5.4.20. Impacto das mudanças climáticas na Agricultura portuguesa. Projecções e exemplos.
1.5.5. A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.
1.5.5.1. A água em números: recurso muito escasso
1.5.5.2. Necessidades de água por sectores.
1.5.5.3. Agricultura e água
1.5.5.4. Necessidades de água para diferentes produções vegetais e animais.
1.5.5.5. Eficiência da utilização da água: Sistemas de produção, métodos de rega e melhoramento
1.5.5.6. A rega gota a gota: vantagens e inconvenientes. Utilizações.
1.5.5.7. Furos e profundidades de bombeamento de águas subterrâneas. Reenchimento de aquíferos
1.5.5.8. Desperdício de água vs. soluções de rega. Exemplos.
1.5.5.9. Fertilização e Poluição das águas
1.5.5.10. Zonas vulneráveis. Boas práticas agrícolas e prevenção da lixiviação.
1.5.6. A urbanização
1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana
1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano
1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano
1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente
1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente
1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço
1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.
1.5.7.4. Segurança alimentar.
O professor,
JOÃO CARLOS DA sILVA dIAS
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25/02/2016 16:05
Presenças:
20 alunos.
24/02/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje
1.5. Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1.5.2. A fome e a má nutrição no mundo.
1.5.2.1. Objectivos FAO de Desenvolvimento do Milénio (2000-2015)
1.5.2.2. População mundial. fome e má nutrição
1.5.2.3. Objectivos FAO de Desenvolvimento do Milénio pós 2015
1.5.2.4. Mapa da fome no Mundo
1.5.2.5. Má nutrição e suas consequências na saúde e no desenvolvimento individual e social dos indiívíduos
1.5.2.6. Importância dos principais cereais no combate à fome. Exemplos.
1.5.2.7. Principais carências nutricinais
1.5.2.8. Má nutrição e mortalidade
1.5.2.9. Biofortificação, custos e modaldades
1.5.2.10. Harvest Plus vs. biofotificaçao natural com horticolas. Exemplos.
1.5.3. A degradação do solo e a perda de terras agrícolas
1.5.3.1. Solos: fundação paraas plantas e a sua nutrição
1.5.3.2. O Solo é a base para a produção de alimentos e a infiltração e o armazenanto de água. Dependemos dos solos!
1.5.3.3. Funções do solo
1.5.3.4. Os nossos solos estão em risco! Degradação do solo
1.5.3.5. Evolução da degradação do solo: mundial e por regiões
1.5.3.6. Causas da degradação do solo
1.5.3.7. Tipos de degradação do solo
1.5.3.8. Consequências da degradação do solo
1.5.3.9. Solos e biodiversidade. No solo há vida e funções!
1.5.3.10. Salinização
1.5.3.11. Declinio mundial das terras aráveis per capita
1.5.3.12. O maneio sustentável do solo: solução para impedir a degradação e aumentar a produtividade
1.5.3.13. A importância de manter os solos vivos e saudáveis
1.5.3.14. Mobilização convencional, mínima e não mobilização.
1.5.3.15. Sequestro do carbono e diminuição das emissões.
1.5.3.16. Agricultura em prédios e cultura hidropónica em estufa
1.5.4. As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.
1.5.4.1. Balanço da radiação terrestre
1.5.4.2. Evolução do aquecimento global
1.5.4.3. Impactos do aquecimento global na produção agrícola, nos ecossistemas, na disponibilidade de água, e nos eventos extremos
1.5.4.4. Evolução da concentração de dióxido de carbono
1.5.4.5. Impactos do aumento da concentração de dióxido de carbono na produção agrícola
1.5.4.6. Efeito de estufa
1.5.4.7. Evolução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) no sector agrícola no mundo, na União Europeia e em Portugal
1.5.4.8. Principais emissores de GEE na Agricultura
1.5.4.9. Evolução do ozono
1.5.4.10. Mudanças climáticas. Impactos esperados na produção agrícola
1.5.4.11. Temperatura, dióxido de carbono e produtividade das culturas: Plantas C3 e C4. A água com factor limitante
1.5.4.12. Projecção das produções dos principais cereais e da soja em função de diferentes cenários de alterações climáticas
1.5.4.13. Projecções das intensidades de precipitação, de ocorrências de ondas de calor, de risco de seca, de stress hídrico, etc. em função de diferentes cenários de alterações climáticas
1.5.4.14. Evidências de mudanças climáticas e suas consequências e impactos na Agricultura. Exemplos.
1.5.4.15. Impactos das mudanças climáticas na incidência de doenças, pragas e infestantes
1.5.4.16. Impactos das mudanças climáticas nos financiamentos e investimentos
1.5.4.17. Mudanças climáticas vs. produção e consumo de alimentos
1.5.4.18. Medidas gerais e opções tecnológicas para abordar o problema das mudanças climáticas
1.5.4.19. Mudanças climáticas em Portugal
1.5.4.20. Impacto das mudanças climáticas na Agricultura portuguesa. Projecções e exemplos.
1.5.5. A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.
1.5.5.1. A água em números: recurso muito escasso
1.5.5.2. Necessidades de água por sectores.
1.5.5.3. Agricultura e água
1.5.5.4. Necessidades de água para diferentes produções vegetais e animais.
1.5.5.5. Eficiência da utilização da água: Sistemas de produção, métodos de rega e melhoramento
1.5.5.6. A rega gota a gota: vantagens e inconvenientes. Utilizações.
1.5.5.7. Furos e profundidades de bombeamento de águas subterrâneas. Reenchimento de aquíferos
1.5.5.8. Desperdício de água vs. soluções de rega. Exemplos.
1.5.5.9. Fertilização e Poluição das águas
1.5.5.10. Zonas vulneráveis. Boas práticas agrícolas e prevenção da lixiviação.
1.5.6. A urbanização
1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana
1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano
1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano
1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente
1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente
1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço
1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.
1.5.7.4. Segurança alimentar.
O professor,
JOÃO CARLOS DA sILVA dIAS
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25/02/2016 16:05
Presenças:
19 alunos.
23/02/2016 13:30 Aula Teórica Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje
1.5. Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1.5.2. A fome e a má nutrição no mundo.
1.5.2.1. Objectivos FAO de Desenvolvimento do Milénio (2000-2015)
1.5.2.2. População mundial. fome e má nutrição
1.5.2.3. Objectivos FAO de Desenvolvimento do Milénio pós 2015
1.5.2.4. Mapa da fome no Mundo
1.5.2.5. Má nutrição e suas consequências na saúde e no desenvolvimento individual e social dos indiívíduos
1.5.2.6. Importância dos principais cereais no combate à fome. Exemplos.
1.5.2.7. Principais carências nutricinais
1.5.2.8. Má nutrição e mortalidade
1.5.2.9. Biofortificação, custos e modaldades
1.5.2.10. Harvest Plus vs. biofotificaçao natural com horticolas. Exemplos.
1.5.3. A degradação do solo e a perda de terras agrícolas
1.5.3.1. Solos: fundação paraas plantas e a sua nutrição
1.5.3.2. O Solo é a base para a produção de alimentos e a infiltração e o armazenanto de água. Dependemos dos solos!
1.5.3.3. Funções do solo
1.5.3.4. Os nossos solos estão em risco! Degradação do solo
1.5.3.5. Evolução da degradação do solo: mundial e por regiões
1.5.3.6. Causas da degradação do solo
1.5.3.7. Tipos de degradação do solo
1.5.3.8. Consequências da degradação do solo
1.5.3.9. Solos e biodiversidade. No solo há vida e funções!
1.5.3.10. Salinização
1.5.3.11. Declinio mundial das terras aráveis per capita
1.5.3.12. O maneio sustentável do solo: solução para impedir a degradação e aumentar a produtividade
1.5.3.13. A importância de manter os solos vivos e saudáveis
1.5.3.14. Mobilização convencional, mínima e não mobilização.
1.5.3.15. Sequestro do carbono e diminuição das emissões.
1.5.3.16. Agricultura em prédios e cultura hidropónica em estufa
1.5.4. As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.
1.5.4.1. Balanço da radiação terrestre
1.5.4.2. Evolução do aquecimento global
1.5.4.3. Impactos do aquecimento global na produção agrícola, nos ecossistemas, na disponibilidade de água, e nos eventos extremos
1.5.4.4. Evolução da concentração de dióxido de carbono
1.5.4.5. Impactos do aumento da concentração de dióxido de carbono na produção agrícola
1.5.4.6. Efeito de estufa
1.5.4.7. Evolução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) no sector agrícola no mundo, na União Europeia e em Portugal
1.5.4.8. Principais emissores de GEE na Agricultura
1.5.4.9. Evolução do ozono
1.5.4.10. Mudanças climáticas. Impactos esperados na produção agrícola
1.5.4.11. Temperatura, dióxido de carbono e produtividade das culturas: Plantas C3 e C4. A água com factor limitante
1.5.4.12. Projecção das produções dos principais cereais e da soja em função de diferentes cenários de alterações climáticas
1.5.4.13. Projecções das intensidades de precipitação, de ocorrências de ondas de calor, de risco de seca, de stress hídrico, etc. em função de diferentes cenários de alterações climáticas
1.5.4.14. Evidências de mudanças climáticas e suas consequências e impactos na Agricultura. Exemplos.
1.5.4.15. Impactos das mudanças climáticas na incidência de doenças, pragas e infestantes
1.5.4.16. Impactos das mudanças climáticas nos financiamentos e investimentos
1.5.4.17. Mudanças climáticas vs. produção e consumo de alimentos
1.5.4.18. Medidas gerais e opções tecnológicas para abordar o problema das mudanças climáticas
1.5.4.19. Mudanças climáticas em Portugal
1.5.4.20. Impacto das mudanças climáticas na Agricultura portuguesa. Projecções e exemplos.
1.5.5. A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.
1.5.5.1. A água em números: recurso muito escasso
1.5.5.2. Necessidades de água por sectores.
1.5.5.3. Agricultura e água
1.5.5.4. Necessidades de água para diferentes produções vegetais e animais.
1.5.5.5. Eficiência da utilização da água: Sistemas de produção, métodos de rega e melhoramento
1.5.5.6. A rega gota a gota: vantagens e inconvenientes. Utilizações.
1.5.5.7. Furos e profundidades de bombeamento de águas subterrâneas. Reenchimento de aquíferos
1.5.5.8. Desperdício de água vs. soluções de rega. Exemplos.
1.5.5.9. Fertilização e Poluição das águas
1.5.5.10. Zonas vulneráveis. Boas práticas agrícolas e prevenção da lixiviação.
1.5.6. A urbanização
1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana
1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano
1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano
1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente
1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente
1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço
1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.
1.5.7.4. Segurança alimentar.
O professor,
JOÃO CARLOS DA sILVA dIAS
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25/02/2016 16:05
Presenças:
41 alunos.
17/02/2016 14:00 Aula Teórico-Práticas Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos
Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.
Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.
1. Introdução
1.1. Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.
1.1.1. Conceito de Agricultura
1.1.2. Origem da Agricultura
1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura
1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais
1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções
1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos
1.1.7. Evolução da população agrícola
1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.
1.2.1. Evolução da população mundial
1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial
1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050
1.2.5. Produção de alimentos para população crescente
1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos
1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos
1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!
1.2.9. O iceberg do desperdício de comida
1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.
1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos
1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas
1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades
1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais produtos animais
1.3.6. Evolução mundial dos vários efectivos animais
1.3.7. Evolução mundial da produção vegetal arvense
1.3.8. Evolução da produção mundial de frutas e hortaliças
1.3.9. Evolução das explorações agrícolas, superfície regada e dos efectivos animais em Portugal
1.3.10. Evolução do consumo de produtos vegetais e animais em Portugal
1.3.11. indicadores técnicos, estruturais e sociais da Agricultura portuguesa
1.4. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.
1.4.1. A importância das explorações familiares
1.4.2. Agricultura mundial (1970-2000) e preços reais dos alimentos negativa
1.4.3. Consequências económicas e no mundo rural
1.4.4. A Agricultura mundial do século XXI e os preços dos alimentos
1.4.5. Quem produz e quem compra. Comércio global dos principais cereais
1.4.6. Principais países dependentes da importação de alimentos
1.4.7. Quem produz e quem consome
1.4.8. Relação dos preços dos alimentos com os preços da energia (petróleo)
1.4.9. As crises energéticas e as subidas dos preços dos alimentos.
1.4.10. Impactos das crises alimentares e mortalidade infantil
1.4.11. Projecção dos consumos e dos preços de mercado dos alimentos
1.4.12. As grandes cadeias de supermercados e grandes empresas mundiais de processamento e sua influência na comercialização dos alimentos e no preço aos produtores
1.4.13. Perspectivas futuras dos preços para as produções vegetais e animais
1.4.14. Consequências económicas e políticas do aumento dos preços dos alimentos
1.4.15. Segurança alimentar
O professor,
JOÃO CARLOS DA sILVA dIAS
Modificado em
25/02/2016 13:16
Presenças:
19 alunos.
17/02/2016 10:15 Aula Teórico-Práticas Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos
Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.
Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.
1. Introdução
1.1. Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.
1.1.1. Conceito de Agricultura
1.1.2. Origem da Agricultura
1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura
1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais
1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções
1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos
1.1.7. Evolução da população agrícola
1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.
1.2.1. Evolução da população mundial
1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial
1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050
1.2.5. Produção de alimentos para população crescente
1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos
1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos
1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!
1.2.9. O iceberg do desperdício de comida
1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.
1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos
1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas
1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades
1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais produtos animais
1.3.6. Evolução mundial dos vários efectivos animais
1.3.7. Evolução mundial da produção vegetal arvense
1.3.8. Evolução da produção mundial de frutas e hortaliças
1.3.9. Evolução das explorações agrícolas, superfície regada e dos efectivos animais em Portugal
1.3.10. Evolução do consumo de produtos vegetais e animais em Portugal
1.3.11. indicadores técnicos, estruturais e sociais da Agricultura portuguesa
1.4. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.
1.4.1. A importância das explorações familiares
1.4.2. Agricultura mundial (1970-2000) e preços reais dos alimentos negativa
1.4.3. Consequências económicas e no mundo rural
1.4.4. A Agricultura mundial do século XXI e os preços dos alimentos
1.4.5. Quem produz e quem compra. Comércio global dos principais cereais
1.4.6. Principais países dependentes da importação de alimentos
1.4.7. Quem produz e quem consome
1.4.8. Relação dos preços dos alimentos com os preços da energia (petróleo)
1.4.9. As crises energéticas e as subidas dos preços dos alimentos.
1.4.10. Impactos das crises alimentares e mortalidade infantil
1.4.11. Projecção dos consumos e dos preços de mercado dos alimentos
1.4.12. As grandes cadeias de supermercados e grandes empresas mundiais de processamento e sua influência na comercialização dos alimentos e no preço aos produtores
1.4.13. Perspectivas futuras dos preços para as produções vegetais e animais
1.4.14. Consequências económicas e políticas do aumento dos preços dos alimentos
1.4.15. Segurança alimentar
O professor,
JOÃO CARLOS DA sILVA dIAS
Modificado em
25/02/2016 13:16
Presenças:
20 alunos.
16/02/2016 13:30 Aula Teórica Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos
Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.
Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.
1. Introdução
1.1. Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.
1.1.1. Conceito de Agricultura
1.1.2. Origem da Agricultura
1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura
1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais
1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções
1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos
1.1.7. Evolução da população agrícola
1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.
1.2.1. Evolução da população mundial
1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial
1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050
1.2.5. Produção de alimentos para população crescente
1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos
1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos
1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!
1.2.9. O iceberg do desperdício de comida
1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.
1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos
1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas
1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades
1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais produtos animais
1.3.6. Evolução mundial dos vários efectivos animais
1.3.7. Evolução mundial da produção vegetal arvense
1.3.8. Evolução da produção mundial de frutas e hortaliças
1.3.9. Evolução das explorações agrícolas, superfície regada e dos efectivos animais em Portugal
1.3.10. Evolução do consumo de produtos vegetais e animais em Portugal
1.3.11. indicadores técnicos, estruturais e sociais da Agricultura portuguesa
1.4. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.
1.4.1. A importância das explorações familiares
1.4.2. Agricultura mundial (1970-2000) e preços reais dos alimentos negativa
1.4.3. Consequências económicas e no mundo rural
1.4.4. A Agricultura mundial do século XXI e os preços dos alimentos
1.4.5. Quem produz e quem compra. Comércio global dos principais cereais
1.4.6. Principais países dependentes da importação de alimentos
1.4.7. Quem produz e quem consome
1.4.8. Relação dos preços dos alimentos com os preços da energia (petróleo)
1.4.9. As crises energéticas e as subidas dos preços dos alimentos.
1.4.10. Impactos das crises alimentares e mortalidade infantil
1.4.11. Projecção dos consumos e dos preços de mercado dos alimentos
1.4.12. As grandes cadeias de supermercados e grandes empresas mundiais de processamento e sua influência na comercialização dos alimentos e no preço aos produtores
1.4.13. Perspectivas futuras dos preços para as produções vegetais e animais
1.4.14. Consequências económicas e políticas do aumento dos preços dos alimentos
1.4.15. Segurança alimentar
O professor,
JOÃO CARLOS DA sILVA dIAS
Modificado em
25/02/2016 13:16
Presenças:
41 alunos.
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