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PVAni/2016-2017/2-semestre
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Sumários
Produção Vegetal e Animal (2 º Sem 2016/2017)Sumários31/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Aula de revisãoAula de revisão
Modificado em
09/06/2017 22:07
Presenças:
19 alunos.
31/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Aula de revisãoAula de revisão
Modificado em
09/06/2017 22:07
Presenças:
32 alunos.
30/05/2017 13:30 Aula Teórica Frequência2a Frequência de PVA
Modificado em
07/06/2017 16:22
Presenças:
50 alunos.
24/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Viticultura
Aula leccionada pelo Prof. Miguel Costa 1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.
2. Biologia da videira
3. Porta-enxertos e castas
4. Instalação e manutenção da vinha
4.1. Instalação da vinha
4.2. Manutenção da vinha
4.2.1. Poda de Inverno
4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo
4.2.3. Intervenções em verde
4.2.4. Tratamentos fitossanitários
4.2.5. Vindima
Modificado em
25/05/2017 10:42
Presenças:
19 alunos.
24/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Viticultura
Aula leccionada pelo Prof. Miguel Costa 1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.
2. Biologia da videira
3. Porta-enxertos e castas
4. Instalação e manutenção da vinha
4.1. Instalação da vinha
4.2. Manutenção da vinha
4.2.1. Poda de Inverno
4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo
4.2.3. Intervenções em verde
4.2.4. Tratamentos fitossanitários
4.2.5. Vindima
Modificado em
25/05/2017 10:42
Presenças:
32 alunos.
23/05/2017 13:30 Aula Teórica Viticultura
Aula leccionada pelo Prof. Miguel Costa 1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.
2. Biologia da videira
3. Porta-enxertos e castas
4. Instalação e manutenção da vinha
4.1. Instalação da vinha
4.2. Manutenção da vinha
4.2.1. Poda de Inverno
4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo
4.2.3. Intervenções em verde
4.2.4. Tratamentos fitossanitários
4.2.5. Vindima
Modificado em
25/05/2017 10:42
Presenças:
51 alunos.
17/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)
Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)
Na Companhia das Lezírias visita a sistemas de produção vegetal (olivicultura, culturas arvenses e forrageiros) e animal (bovinos em produção extensiva para carne).
Na Barão e Barão visita a sistemas de produção animal (bovinos leiteiros, cabras leiteiras, e produção de cabritos). Observação de diferentes sistemas de conservação de forragens.
Modificado em
22/05/2017 16:37
Presenças:
19 alunos.
17/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)
Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)
Na Companhia das Lezírias visita a sistemas de produção vegetal (olivicultura, culturas arvenses e forrageiros) e animal (bovinos em produção extensiva para carne).
Na Barão e Barão visita a sistemas de produção animal (bovinos leiteiros, cabras leiteiras, e produção de cabritos). Observação de diferentes sistemas de conservação de forragens.
Modificado em
22/05/2017 16:37
Presenças:
32 alunos.
16/05/2017 13:30 Aula Teórica Horticultura: Produção e Qualidade
Horticultura (cont.)
1. Classificação climática das culturas hortícolas: Culturas de época fresca vs. culturas de época quente
2. Condições ambientais em Portugal. Condicionantes climáticas na produção de hortícolas. Exemplos de respostas a condicionantes de natureza climática na produção de hortícolas
3. Sistemas de produção: ciclos vegetativos e culturais. Calendários culturais. Exemplos de calendários de culturas hortícolas em estufa e ao ar livre
4. Evolução da oferta das hortícolas: passado e presente
5. Métodos/Técnicas para garantir a continuidade da oferta de hortícolas ao longo do ano
6. Utilização de estufas em horticultura. Características, estruturas e materiais de cobertura nas estufas. Balanço da radiação e da energia numa estufa.
7. Transmissividade de alguns materiais de cobertura a vários comprimentos de radiação. Estufas com cobertura de vidro vs. com cobertura de polietileno
8. Túneis e cobertura do solo e das plantas com filmes plásticos e fibras
9. Pequenos túneis e outros abrigos baixos: efeitos físicos e agronómicos. Exemplos
10. Cobertura do solo e das plantas com filmes plásticos e fibras: efeitos físicos e agronómicos. Exemplos
11. O conceito de fileira hortícola
12. Horticultura: Produtividade e Qualidade
13. Preferências dos consumidores na compra de hortícolas
14. Horticultura em prédios e vertical
15. Segurança alimentar e protecção do ambiente. Horticultura Sustentável e Horticultura Biológica. Rastreabilidade e Certificação
16. Factores determinantes na produção e qualidade hortícola
16.1. Escolha da cultivar e viveiros: ensaios de cultivares, utilização de híbridos e factores que influenciam sementeira
Modificado em
22/05/2017 16:54
Presenças:
51 alunos.
10/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Suinicultura- O Potencial de crescimento dos suínos - Utilização dos alimentos - Ingestão de alimento - Índice de Conversão A carcaça dos Suínos: - Definição - Composição - Classificação
Modificado em
17/05/2017 16:16
Presenças:
não foram contabilizadas.
10/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Suinicultura
- O Potencial de crescimento dos suínos - Utilização dos alimentos - Ingestão de alimento - Índice de Conversão A carcaça dos Suínos: - Definição - Composição - Classificação
Modificado em
17/05/2017 16:16
Presenças:
não foram contabilizadas.
09/05/2017 13:30 Aula Teórica Suínos
Aptidão funcional dos suínos Ciclo Produtivo das porcas - Parâmetros de caracterização - Evolução - Cálculo da produtividade numérica anual das porcas
Modificado em
09/05/2017 17:00
Presenças:
não foram contabilizadas.
03/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Produção Animal – BOVINOS LEITEIROS
Produção Animal – BOVINOS LEITEIROS
Sistemas de Produção
Caracterização morfológica
Ciclo produtivo
Produção de leite
Composição do leite
O professor,
JOÃO PEDRO BENGALA FREIRE
Modificado em
09/05/2017 20:55
Presenças:
19 alunos.
03/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Bovinos de Carne
Bovinos produtores de carne Categorias de animais Caracterização morfológica e zootécnica Ciclo produtivo das vacas aleitantes Ciclo produtivo dos animais para abate Fase de Cria Fase de Recria Fase de acabemento
Modificado em
09/05/2017 16:59
Presenças:
não foram contabilizadas.
02/05/2017 13:30 Aula Teórica Bovinos de Leite
Aptidão funcional dos bovinos Bovinos leiteiros Caracterização morfológica Ciclo Produtivo Produção de leite: Curva de lactação Factores de variação
Modificado em
09/05/2017 16:57
Presenças:
não foram contabilizadas.
26/04/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Compensação de visita de estudoCompensação de visita de estudo à Companhia das Lezírias e Barão e Barão a realizar no dia 17 de Maio
Modificado em
09/05/2017 20:51
Presenças:
21 alunos.
19/04/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Visita de estudo ao Oeste: Viveiros da Silveira e Horto Descanso Lda.A visita foi realizada no dia 12 de Abril (dia de férias) a pedido dos alunos
Visita de ESTUDO AOS VIVEIROS DA SILVEIRA (SILVEIRAS) E ÀS DUAS EXPLORAÇÔES HORTÌCOLAS DA HORTO DESCANSO Lda
Nos Viveiros da Silveira visitaram-se os vários sectores do Viveiro acompanhados pelo seu fundador o Sr. Raul Patrocínio Duarte e a sua filha Andreia Duarte. Produção de plantas de culturas de época fresca e de época quente com semente revestida e não revestida e em motes e tabuleiros alveolados. Observação do robot de rega e dos tratamentos fitossanitários. Caracterização das estufas . No Horto Descanso Lda na exploração na Ponte do Rol visitou-se produtor (Sr. Helder Ramos) com produção hortícola ao ar livre (batata doce) e em estufa (tomate em substrato). Caracterização do sistema de fertirrega e da charca/ reservatório e captação de água. Na exploração na Maceira, Vimeiro observação da construção de uma nova estufa - estufa tradicional de madeira vs. estufas metálicas. Produção em estufa de áboboras e ensaio de variedades de tomate . Plantas enxertadas e não enxertadas. Análise da fileira hortícola no Oeste e comercialização nos leilões.
Modificado em
19/04/2017 22:26
Presenças:
17 alunos.
19/04/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Visita de estudo ao Oeste: Viveiros da Silveira e Horto Descanso Lda.A visita foi realizada no dia 12 de Abril (dia de férias) a pedido dos alunos
Visita de ESTUDO AOS VIVEIROS DA SILVEIRA (SILVEIRAS) E ÀS DUAS EXPLORAÇÔES HORTÌCOLAS DA HORTO DESCANSO Lda
Nos Viveiros da Silveira visitaram-se os vários sectores do Viveiro acompanhados pelo seu fundador o Sr. Raul Patrocínio Duarte e a sua filha Andreia Duarte. Produção de plantas de culturas de época fresca e de época quente com semente revestida e não revestida e em motes e tabuleiros alveolados. Observação do robot de rega e dos tratamentos fitossanitários. Caracterização das estufas . No Horto Descanso Lda na exploração na Ponte do Rol visitou-se produtor (Sr. Helder Ramos) com produção hortícola ao ar livre (batata doce) e em estufa (tomate em substrato). Caracterização do sistema de fertirrega e da charca/ reservatório e captação de água. Na exploração na Maceira, Vimeiro observação da construção de uma nova estufa - estufa tradicional de madeira vs. estufas metálicas. Produção em estufa de áboboras e ensaio de variedades de tomate . Plantas enxertadas e não enxertadas. Análise da fileira hortícola no Oeste e comercialização nos leilões.
Modificado em
19/04/2017 22:26
Presenças:
36 alunos.
11/04/2017 13:30 Aula Teórica 1a Frequência de PVA1a Frequência de PVA
Modificado em
19/04/2017 22:00
Presenças:
60 alunos.
05/04/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Produção Vegetal – FRUTICULTURA
1. Produção Vegetal – FRUTICULTURA
Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.
O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).
Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita. Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas
Modificado em
07/04/2017 17:38
Presenças:
18 alunos.
05/04/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Produção Vegetal – FRUTICULTURA
1. Produção Vegetal – FRUTICULTURA
Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.
O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).
Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita. Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas
Modificado em
07/04/2017 17:38
Presenças:
32 alunos.
04/04/2017 13:30 Aula Teórica Produção Vegetal – FRUTICULTURA
1. Produção Vegetal – FRUTICULTURA
Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.
O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).
Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita. Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas
Modificado em
07/04/2017 17:38
Presenças:
50 alunos.
29/03/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Produção Vegetal - Conservação de Forragens & Hor
4.2. Métodos de conservação de forragens (Cont.)
4.3. Fenação: bioquímica, fases do processo, qualidade final do feno (cont.)
4.4. Silagem: bioquímica e factores que a afectam, parâmetros de avaliação, fases do processo e qualidade final da silagem
4.5. Feno-Silagem. Caracterização. Vantagens e inconvenientes.
1. Hortaliças: Conceito, hortaliças cultivadas no Mundo, órgãos comestíveis, diversidade, suas utilizações e valor nutritivo. 1.1 Orgãos comestíveis subterrâneos (raízes, tuberculos, bolbos, cormo) 1.2. Orgãos subterrâneos aérios (caules, pecíolos, folhas
Modificado em
29/03/2017 20:28
Presenças:
18 alunos.
29/03/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Produção Vegetal - Conservação de Forragens & Hor
4.2. Métodos de conservação de forragens (Cont.)
4.3. Fenação: bioquímica, fases do processo, qualidade final do feno (cont.)
4.4. Silagem: bioquímica e factores que a afectam, parâmetros de avaliação, fases do processo e qualidade final da silagem
4.5. Feno-Silagem. Caracterização. Vantagens e inconvenientes.
1. Hortaliças: Conceito, hortaliças cultivadas no Mundo, órgãos comestíveis, diversidade, suas utilizações e valor nutritivo. 1.1 Orgãos comestíveis subterrâneos (raízes, tuberculos, bolbos, cormo) 1.2. Orgãos subterrâneos aérios (caules, pecíolos, folhas
Modificado em
29/03/2017 20:28
Presenças:
33 alunos.
28/03/2017 13:30 Aula Teórica Pastagens e Forragens em Portugal
3. Pastagens e Forragens em Portugal (cont.)
3.8. As bases da produção de pastagens mediterrânicas
3.9. Estabelecimento de pastagens
3.10. Gestão de pastagens: relação e interacção animal-pastagem
3.11. Sistemas de pastoreio
3.12. Produção de forragens
4. Conservação de forragens
4.1. Objectivos
4.2. Métodos de conservação de forragens
Modificado em
29/03/2017 20:20
Presenças:
50 alunos.
22/03/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS
1. Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS
1. Culturas arvenses, forrageiras e pratenses: diversidade e utilizações
1.1. Culturas arvenses: cereais, oleaginosas, proteaginosas, açúcareiras, amiláceas, fibras
1.2. Pastagens e forragens: principais culturas pratenses e forrageiras
2. Fenologia
2.1. Fases de desenvolvimento
2.2. Calendários de culturas e operações culturais
2.3. Evolução fenológica no melhoramento do trigo no séc. XX: análise dos principais caracteres. Suas implicações.
2.4. O ciclo cultural e evolução da biomassa no milho. Graus-dia de crescimento. Milhos híbridos e evolução da tecnologia. Tomada de decisão.
3. Pastagens e Forragens em Portugal
3.1. Objectivos e importância
3.2. As pastagens nos sistemas de produção e no meio ambiente
3.3. Classificação das pastagens: duração, regime hídrico, origem
3.4. Pastagens de zonas atlânticas, temperadas húmidas (sequeiro)
3.5. Pastagens de zonas semi-áridas ou mediterrânicas
3.6. Pastagens de montanha-lameiros
3.7. Pastagens regadas mediterrânicas
Modificado em
22/03/2017 21:49
Presenças:
18 alunos.
22/03/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS
1. Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS
1. Culturas arvenses, forrageiras e pratenses: diversidade e utilizações
1.1. Culturas arvenses: cereais, oleaginosas, proteaginosas, açúcareiras, amiláceas, fibras
1.2. Pastagens e forragens: principais culturas pratenses e forrageiras
2. Fenologia
2.1. Fases de desenvolvimento
2.2. Calendários de culturas e operações culturais
2.3. Evolução fenológica no melhoramento do trigo no séc. XX: análise dos principais caracteres. Suas implicações.
2.4. O ciclo cultural e evolução da biomassa no milho. Graus-dia de crescimento. Milhos híbridos e evolução da tecnologia. Tomada de decisão.
3. Pastagens e Forragens em Portugal
3.1. Objectivos e importância
3.2. As pastagens nos sistemas de produção e no meio ambiente
3.3. Classificação das pastagens: duração, regime hídrico, origem
3.4. Pastagens de zonas atlânticas, temperadas húmidas (sequeiro)
3.5. Pastagens de zonas semi-áridas ou mediterrânicas
3.6. Pastagens de montanha-lameiros
3.7. Pastagens regadas mediterrânicas
Modificado em
22/03/2017 21:49
Presenças:
29 alunos.
21/03/2017 13:30 Aula Teórica Tomada de Decisão. Territórios rurais em Portugal: principais sistemas de produção
1.9. A tomada de decisão em Agricultura.
1.9.1. Decisão. O ciclo de decisão/acção
1,92. Origens da incerteza e Risco. Níveis de decisão. A informação para a tomada de decisão.
1.10. A produção vegetal e animal em Portugal: “territórios rurais” e seus principais sistemas de produção.
1.10.1.Montanhas do Norte e do Centro
1.10.2.Litoral de Vales Atlânticos do Norte e Centro
1.10.3.Douro e Terra Quente
1.10.4.Beira Baixa
1.10.5.Ribatejo e Oeste
1.10.6.Alentejo
1.10.7.Algarve
1.10.8.Açores
1.10.9.Madeira
Modificado em
22/03/2017 21:46
Presenças:
46 alunos.
15/03/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas 1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas;1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.
1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas, o ambiente e a sustentabilidade.
1.8.1. Níveis de organização. Sistema de cultura, sistema de produção e sistema de agricultura. Sub-sistemas de Agricultura.
1.8.2. Características de um ecossistema: os ecossistemas agrícolas. Cadeias tróficas em Agricultura.
1.8.3. A Agricultura e o ambiente. Sustentabilidade. Pilares da Agricultura Sustentável. Desafios futuros. Informação vs. Conhecimento.
1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.
1.10.1. Nomadismo pastoral
1.10.2. Agricultura itinerante nas regiões tropicais e intertropicais – “Shifting cultivation”
1.10.3. Sistemas de culturas lenhosas permanentes das regiões intertropicais quentes
1.10.4. Sistema do arroz inundado dos deltas e de ilhas do sudoeste Asiático – “Wet rice”
1.10.5. Ley-farming tradicional – zonas temperadas húmidas de Inverno frio
1.10.6. Ley-farming moderno –zonas sub-húmidas secas e semi-áridas de Inverno fresco e Verão seco
1.10.7. Sistemas predominantemente arvenses nas zonas temperadas de Inverno frio – “Large scale grain production”: “Corn-belt”, Texas High Plains e Estepe Ucraniana-Casaquistão
1.10.8. “Stubble-mulch farming” das zonas sub-húmidas da pradaria dos EUA
1.10.1.Sistema misto agro-pecuário das Pampas Argentina 1.10.2.Policultura Mediterrânica. Horticultura protegida. 1.10.3.Agricultura no deserto e semi-deserto
Modificado em
16/03/2017 11:00
Presenças:
18 alunos.
15/03/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas 1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas;1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.
1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas, o ambiente e a sustentabilidade.
1.8.1. Níveis de organização. Sistema de cultura, sistema de produção e sistema de agricultura. Sub-sistemas de Agricultura.
1.8.2. Características de um ecossistema: os ecossistemas agrícolas. Cadeias tróficas em Agricultura.
1.8.3. A Agricultura e o ambiente. Sustentabilidade. Pilares da Agricultura Sustentável. Desafios futuros. Informação vs. Conhecimento.
1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.
1.10.1. Nomadismo pastoral
1.10.2. Agricultura itinerante nas regiões tropicais e intertropicais – “Shifting cultivation”
1.10.3. Sistemas de culturas lenhosas permanentes das regiões intertropicais quentes
1.10.4. Sistema do arroz inundado dos deltas e de ilhas do sudoeste Asiático – “Wet rice”
1.10.5. Ley-farming tradicional – zonas temperadas húmidas de Inverno frio
1.10.6. Ley-farming moderno –zonas sub-húmidas secas e semi-áridas de Inverno fresco e Verão seco
1.10.7. Sistemas predominantemente arvenses nas zonas temperadas de Inverno frio – “Large scale grain production”: “Corn-belt”, Texas High Plains e Estepe Ucraniana-Casaquistão
1.10.8. “Stubble-mulch farming” das zonas sub-húmidas da pradaria dos EUA
1.10.1.Sistema misto agro-pecuário das Pampas Argentina 1.10.2.Policultura Mediterrânica. Horticultura protegida. 1.10.3.Agricultura no deserto e semi-deserto
Modificado em
16/03/2017 11:00
Presenças:
28 alunos.
14/03/2017 13:30 Aula Teórica O ambiente como fonte de recursos e como condicionante da produçãoIntrodução (cont.)
1.7. O ambiente como fonte de recursos e como condicionante da produção. Factores condicionantes da produção vegetal e animal.
1.7.1 Factores/elementos climáticos. Produção fotossintética, respostas fotoperiódicas, exigências térmicas, etc. Ciclos de produção.
1.7.2. O solo. Perfil, teor de água e vida no solo. Nutrição.
1.7.3. Leis do crescimento vegetal. Produção - um processo dinâmico
1.7.4. Distribuição dos climas, correntes, solos e vegetação no Mundo. As zonas de clima Mediterrânico e as suas particulariedades. O caso de Portugal.
1.7.5. Zonagem agroecológica e determinação das aptidões culturais. Métodos de cultivo: culturas ao ar livre e protegidas, cultura em solo e em substrato
Modificado em
14/03/2017 17:00
Presenças:
51 alunos.
08/03/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (cont.)Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (Cont) 1.5.5 A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água. (Conclusão)
1.5.6. A urbanização
1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana
1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano
1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano
1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente
1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente
1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço
1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.
1.5.7.4 A qualidade e segurança alimentar dos alimentos
1.5.8 - A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.
1.5.9 -A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.
1.5.10 - Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.
1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.
- Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.
- Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente
- Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.
- Fertilização e fertirrega.
- Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas
- Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios
Modificado em
14/03/2017 12:25
Presenças:
18 alunos.
08/03/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (cont.)Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (Cont) 1.5.5 A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água. (Conclusão)
1.5.6. A urbanização
1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana
1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano
1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano
1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente
1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente
1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço
1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.
1.5.7.4 A qualidade e segurança alimentar dos alimentos
1.5.8 - A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.
1.5.9 -A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.
1.5.10 - Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.
1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.
- Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.
- Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente
- Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.
- Fertilização e fertirrega.
- Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas
- Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios
Modificado em
14/03/2017 12:25
Presenças:
28 alunos.
07/03/2017 13:30 Aula Teórica Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (cont.)Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (Cont) 1.5.5 A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água. (Conclusão)
1.5.6. A urbanização
1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana
1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano
1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano
1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente
1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente
1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço
1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.
1.5.7.4 A qualidade e segurança alimentar dos alimentos
1.5.8 - A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.
1.5.9 -A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.
1.5.10 - Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.
1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.
- Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.
- Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente
- Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.
- Fertilização e fertirrega.
- Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas
- Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios
Modificado em
14/03/2017 12:25
Presenças:
46 alunos.
22/02/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1. Introdução (Cont.)
1.1. Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1.1.1. A fome e a má nutrição no mundo. Biofortificação
1.1.2. A degradação do solo e a perda de terras agrícolas. Culturas em prédios
1.1.3. As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.
1.1.4. A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.
Modificado em
25/02/2017 20:16
Presenças:
19 alunos.
22/02/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1. Introdução (Cont.)
1.1. Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1.1.1. A fome e a má nutrição no mundo. Biofortificação
1.1.2. A degradação do solo e a perda de terras agrícolas. Culturas em prédios
1.1.3. As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.
1.1.4. A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.
Modificado em
25/02/2017 20:16
Presenças:
33 alunos.
21/02/2017 13:30 Aula Teórica Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1. Introdução (Cont.)
1.1. Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
1.1.1. A fome e a má nutrição no mundo. Biofortificação
1.1.2. A degradação do solo e a perda de terras agrícolas. Culturas em prédios
1.1.3. As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.
1.1.4. A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.
Modificado em
25/02/2017 20:16
Presenças:
33 alunos.
15/02/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas Apresentação. Introdução
Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.
Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.
1. Introdução
1.1. Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.
1.1.1. Conceito de Agricultura
1.1.2. Origem da Agricultura
1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura
1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais
1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções
1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos
1.1.7. Evolução da população agrícola
1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.
1.2.1. Evolução da população mundial
1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial
1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050
1.2.5. Produção de alimentos para população crescente
1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos
1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos
1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!
1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.
1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos
1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas
1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades
1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais
2. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.
Modificado em
25/02/2017 20:14
Presenças:
19 alunos.
15/02/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas Apresentação. Introdução
Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.
Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.
1. Introdução
1.1. Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.
1.1.1. Conceito de Agricultura
1.1.2. Origem da Agricultura
1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura
1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais
1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções
1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos
1.1.7. Evolução da população agrícola
1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.
1.2.1. Evolução da população mundial
1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial
1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050
1.2.5. Produção de alimentos para população crescente
1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos
1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos
1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!
1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.
1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos
1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas
1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades
1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais
2. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.
Modificado em
25/02/2017 20:14
Presenças:
33 alunos.
14/02/2017 13:30 Aula Teórica Apresentação. Introdução
Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.
Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.
1. Introdução
1.1. Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.
1.1.1. Conceito de Agricultura
1.1.2. Origem da Agricultura
1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura
1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais
1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções
1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos
1.1.7. Evolução da população agrícola
1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.
1.2.1. Evolução da população mundial
1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial
1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050
1.2.5. Produção de alimentos para população crescente
1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos
1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos
1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!
1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.
1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar
1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos
1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas
1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades
1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais
2. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.
Modificado em
25/02/2017 20:14
Presenças:
33 alunos.
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