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Produção Vegetal e Animal (2 º Sem 2016/2017)

LEAlim , LEAmb

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

31/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Aula de revisão

Aula de revisão

Modificado em 09/06/2017 22:07 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 19 alunos.

31/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Aula de revisão

Aula de revisão

Modificado em 09/06/2017 22:07 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 32 alunos.

30/05/2017 13:30 Aula Teórica

Frequência

2a Frequência de PVA

Modificado em 07/06/2017 16:22 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 50 alunos.

24/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Viticultura

 

Aula leccionada pelo Prof. Miguel Costa


1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.

 

2. Biologia da videira

 

3. Porta-enxertos e castas

 

4. Instalação e manutenção da vinha

 

4.1. Instalação da vinha

 

4.2. Manutenção da vinha

 

4.2.1. Poda de Inverno

 

4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo

 

4.2.3. Intervenções em verde

 

4.2.4. Tratamentos fitossanitários

 

4.2.5. Vindima

 

Modificado em 25/05/2017 10:42 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 19 alunos.

24/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Viticultura

 

Aula leccionada pelo Prof. Miguel Costa


1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.

 

2. Biologia da videira

 

3. Porta-enxertos e castas

 

4. Instalação e manutenção da vinha

 

4.1. Instalação da vinha

 

4.2. Manutenção da vinha

 

4.2.1. Poda de Inverno

 

4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo

 

4.2.3. Intervenções em verde

 

4.2.4. Tratamentos fitossanitários

 

4.2.5. Vindima

 

Modificado em 25/05/2017 10:42 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 32 alunos.

23/05/2017 13:30 Aula Teórica

Viticultura

 

Aula leccionada pelo Prof. Miguel Costa


1. Importância socio-económica da actividade vitivinícola em Portugal. Principais regiões vitivinícolas.

 

2. Biologia da videira

 

3. Porta-enxertos e castas

 

4. Instalação e manutenção da vinha

 

4.1. Instalação da vinha

 

4.2. Manutenção da vinha

 

4.2.1. Poda de Inverno

 

4.2.2. Fertilização e Manutenção do solo

 

4.2.3. Intervenções em verde

 

4.2.4. Tratamentos fitossanitários

 

4.2.5. Vindima

 

Modificado em 25/05/2017 10:42 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 51 alunos.

17/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)

 

Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)

 

 

 

Na Companhia das Lezírias visita a sistemas de produção vegetal (olivicultura, culturas arvenses e forrageiros) e animal (bovinos em produção extensiva para carne). 

 

Na Barão e Barão visita a sistemas de produção animal (bovinos leiteiros, cabras leiteiras, e produção de cabritos). Observação de diferentes sistemas de conservação de forragens.

 

Modificado em 22/05/2017 16:37 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 19 alunos.

17/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)

 

Visita de ESTUDO à COMPANHIA das LEZÍRIAS (MANHÃ) e à Barão & Barão-Empresa Agropecuária em coutada velha, Benavente (TARDE)

 

 

 

Na Companhia das Lezírias visita a sistemas de produção vegetal (olivicultura, culturas arvenses e forrageiros) e animal (bovinos em produção extensiva para carne). 

 

Na Barão e Barão visita a sistemas de produção animal (bovinos leiteiros, cabras leiteiras, e produção de cabritos). Observação de diferentes sistemas de conservação de forragens.

 

Modificado em 22/05/2017 16:37 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 32 alunos.

16/05/2017 13:30 Aula Teórica

Horticultura: Produção e Qualidade

 

 

Horticultura (cont.)

1. Classificação climática das culturas hortícolas: Culturas de época fresca vs. culturas de época quente

2. Condições ambientais em Portugal. Condicionantes climáticas na produção de hortícolas. Exemplos de respostas a condicionantes de natureza climática na produção de hortícolas

3. Sistemas de produção: ciclos vegetativos e culturais. Calendários culturais.  Exemplos de calendários de culturas hortícolas em estufa e ao ar livre

4. Evolução da oferta das hortícolas: passado e presente

5. Métodos/Técnicas para garantir a continuidade da oferta de hortícolas ao longo do ano

6. Utilização de estufas em horticultura. Características, estruturas e materiais de cobertura nas estufas. Balanço da radiação e da energia numa estufa.

7. Transmissividade de alguns materiais de cobertura a vários comprimentos de radiação. Estufas com cobertura de vidro vs. com cobertura de polietileno

8. Túneis e cobertura do solo e das plantas com filmes plásticos e fibras

9. Pequenos túneis e outros abrigos baixos: efeitos físicos  e agronómicos. Exemplos

10. Cobertura do solo e das plantas com filmes plásticos e fibras:  efeitos físicos  e agronómicos. Exemplos

11. O conceito de fileira hortícola

12. Horticultura: Produtividade e Qualidade

13. Preferências dos consumidores na compra de hortícolas

14. Horticultura em prédios e vertical

15. Segurança alimentar e  protecção do ambiente. Horticultura Sustentável e Horticultura Biológica. Rastreabilidade e Certificação

16. Factores determinantes na produção e qualidade hortícola

16.1. Escolha da cultivar e viveiros: ensaios de cultivares, utilização de híbridos e factores que influenciam sementeira

 

 

 

Modificado em 22/05/2017 16:54 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 51 alunos.

10/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Suinicultura

- O Potencial de crescimento dos suínos

- Utilização dos alimentos

  - Ingestão de alimento

  - Índice de Conversão

A carcaça dos Suínos:

  - Definição

  - Composição

  - Classificação

Modificado em 17/05/2017 16:16 Prof. João Pedro Bengala Freire Presenças: não foram contabilizadas.

10/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Suinicultura

 

 

- O Potencial de crescimento dos suínos

- Utilização dos alimentos

  - Ingestão de alimento

  - Índice de Conversão

A carcaça dos Suínos:

  - Definição

  - Composição

  - Classificação



Modificado em 17/05/2017 16:16 Prof. João Pedro Bengala Freire Presenças: não foram contabilizadas.

09/05/2017 13:30 Aula Teórica

Suínos

 

Aptidão funcional dos suínos

Ciclo Produtivo das porcas

- Parâmetros de caracterização

- Evolução

- Cálculo da produtividade numérica anual das porcas

Modificado em 09/05/2017 17:00 Prof. João Pedro Bengala Freire Presenças: não foram contabilizadas.

03/05/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Produção Animal – BOVINOS LEITEIROS

 

Produção Animal – BOVINOS LEITEIROS

 

 

 

 Sistemas de Produção

 

Caracterização morfológica

 

Ciclo produtivo

 

Produção de leite

 

Composição do leite

 

 

 

O professor,

 

JOÃO PEDRO BENGALA FREIRE

 

Modificado em 09/05/2017 20:55 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 19 alunos.

03/05/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Bovinos de Carne

 

Bovinos produtores de carne

Categorias de animais

Caracterização morfológica e zootécnica

Ciclo produtivo das vacas aleitantes

Ciclo produtivo dos animais para abate

Fase de Cria

Fase de Recria

Fase de acabemento

Modificado em 09/05/2017 16:59 Prof. João Pedro Bengala Freire Presenças: não foram contabilizadas.

02/05/2017 13:30 Aula Teórica

Bovinos de Leite

 

Aptidão funcional dos bovinos

Bovinos leiteiros

Caracterização morfológica

Ciclo Produtivo

Produção de leite:

Curva de lactação

Factores de variação

Modificado em 09/05/2017 16:57 Prof. João Pedro Bengala Freire Presenças: não foram contabilizadas.

26/04/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Compensação de visita de estudo

Compensação de visita de estudo à Companhia das Lezírias e Barão e Barão a realizar no dia 17 de Maio

Modificado em 09/05/2017 20:51 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 21 alunos.

19/04/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Visita de estudo ao Oeste: Viveiros da Silveira e Horto Descanso Lda.

A visita foi realizada no dia 12 de Abril (dia de férias) a pedido dos alunos

 

 

Visita de ESTUDO AOS VIVEIROS DA SILVEIRA (SILVEIRAS)  E ÀS DUAS EXPLORAÇÔES HORTÌCOLAS DA HORTO DESCANSO Lda 

 

 

 

Nos Viveiros da Silveira visitaram-se os vários sectores do Viveiro acompanhados pelo seu fundador o Sr. Raul Patrocínio Duarte e a sua filha Andreia Duarte. Produção de plantas de culturas de época fresca e de época quente com semente revestida e não revestida e em motes e tabuleiros alveolados. Observação do robot de rega e dos tratamentos fitossanitários. Caracterização das estufas .

No Horto Descanso Lda na exploração na Ponte do Rol visitou-se produtor (Sr. Helder Ramos) com produção hortícola ao ar livre (batata doce) e em estufa (tomate em substrato). Caracterização do sistema de fertirrega e da charca/ reservatório e captação de água. Na exploração na Maceira, Vimeiro observação da construção de uma nova estufa - estufa tradicional de madeira vs. estufas metálicas. Produção em estufa de áboboras e ensaio de variedades de tomate . Plantas enxertadas e não enxertadas.  Análise da fileira  hortícola no Oeste e comercialização nos leilões.

 

Modificado em 19/04/2017 22:26 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 17 alunos.

19/04/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Visita de estudo ao Oeste: Viveiros da Silveira e Horto Descanso Lda.

A visita foi realizada no dia 12 de Abril (dia de férias) a pedido dos alunos

 

 

Visita de ESTUDO AOS VIVEIROS DA SILVEIRA (SILVEIRAS)  E ÀS DUAS EXPLORAÇÔES HORTÌCOLAS DA HORTO DESCANSO Lda 

 

 

 

Nos Viveiros da Silveira visitaram-se os vários sectores do Viveiro acompanhados pelo seu fundador o Sr. Raul Patrocínio Duarte e a sua filha Andreia Duarte. Produção de plantas de culturas de época fresca e de época quente com semente revestida e não revestida e em motes e tabuleiros alveolados. Observação do robot de rega e dos tratamentos fitossanitários. Caracterização das estufas .

No Horto Descanso Lda na exploração na Ponte do Rol visitou-se produtor (Sr. Helder Ramos) com produção hortícola ao ar livre (batata doce) e em estufa (tomate em substrato). Caracterização do sistema de fertirrega e da charca/ reservatório e captação de água. Na exploração na Maceira, Vimeiro observação da construção de uma nova estufa - estufa tradicional de madeira vs. estufas metálicas. Produção em estufa de áboboras e ensaio de variedades de tomate . Plantas enxertadas e não enxertadas.  Análise da fileira  hortícola no Oeste e comercialização nos leilões.

 

Modificado em 19/04/2017 22:26 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 36 alunos.

11/04/2017 13:30 Aula Teórica

1a Frequência de PVA

1a Frequência de PVA

Modificado em 19/04/2017 22:00 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 60 alunos.

05/04/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Produção Vegetal – FRUTICULTURA

 

1.           Produção Vegetal – FRUTICULTURA

 

 

 

Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.

 

O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).

 

Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita.

Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas

Modificado em 07/04/2017 17:38 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 18 alunos.

05/04/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Produção Vegetal – FRUTICULTURA

 

1.           Produção Vegetal – FRUTICULTURA

 

 

 

Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.

 

O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).

 

Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita.

Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas

Modificado em 07/04/2017 17:38 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 32 alunos.

04/04/2017 13:30 Aula Teórica

Produção Vegetal – FRUTICULTURA

 

1.           Produção Vegetal – FRUTICULTURA

 

 

 

Diversidade de Fruteiras das zonas temperadas, subtropicais e tropicais. Famílias, Género, Espécie, Cultivares e Clones: exemplos em fruticultura. Importância da propagação vegetativa.

 

O ciclo anual de uma caducifólia e de uma perenifólia (macieira e oliveira).

 

Práticas culturais mais importantes durante o ciclo: a poda, a monda, a fertilização, controlo de infestantes e manutenção do solo, controlo de pragas e doenças e colheita.

Qualidade dos frutos, factores pré-colheita e pós colheita que influenciam a qualidade. Composição dos frutos e percepção sensorial. Importância do genótipo. Influência do microclima da copa e do solo. A radiação e a temperatura e os sistemas de condução. As práticas culturais: o estado nutricional e a fertilização, a rega e a aplicação de pesticidas

Modificado em 07/04/2017 17:38 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 50 alunos.

29/03/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Produção Vegetal - Conservação de Forragens & Hor

 

 

4.2. Métodos de conservação de forragens (Cont.)

 

4.3. Fenação: bioquímica, fases do processo, qualidade final do feno (cont.)

 

4.4. Silagem: bioquímica e factores que a afectam, parâmetros de avaliação, fases do processo e qualidade final da silagem

 

4.5. Feno-Silagem. Caracterização. Vantagens e inconvenientes.

 

 

1. Hortaliças: Conceito, hortaliças cultivadas no Mundo, órgãos comestíveis, diversidade, suas utilizações e valor nutritivo.

1.1 Orgãos comestíveis subterrâneos (raízes, tuberculos, bolbos, cormo)

1.2. Orgãos subterrâneos aérios (caules, pecíolos,  folhas

 

Modificado em 29/03/2017 20:28 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 18 alunos.

29/03/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Produção Vegetal - Conservação de Forragens & Hor

 

 

4.2. Métodos de conservação de forragens (Cont.)

 

4.3. Fenação: bioquímica, fases do processo, qualidade final do feno (cont.)

 

4.4. Silagem: bioquímica e factores que a afectam, parâmetros de avaliação, fases do processo e qualidade final da silagem

 

4.5. Feno-Silagem. Caracterização. Vantagens e inconvenientes.

 

 

1. Hortaliças: Conceito, hortaliças cultivadas no Mundo, órgãos comestíveis, diversidade, suas utilizações e valor nutritivo.

1.1 Orgãos comestíveis subterrâneos (raízes, tuberculos, bolbos, cormo)

1.2. Orgãos subterrâneos aérios (caules, pecíolos,  folhas

 

Modificado em 29/03/2017 20:28 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 33 alunos.

28/03/2017 13:30 Aula Teórica

Pastagens e Forragens em Portugal

 

 

3. Pastagens e Forragens em Portugal (cont.)

 

3.8. As bases da produção de pastagens mediterrânicas

 

3.9. Estabelecimento de pastagens

 

3.10. Gestão de pastagens: relação e interacção animal-pastagem

 

3.11. Sistemas de pastoreio

 

3.12. Produção de forragens

 

4. Conservação de forragens

 

4.1. Objectivos

 

4.2. Métodos de conservação de forragens

 

 

 

 

Modificado em 29/03/2017 20:20 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 50 alunos.

22/03/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS

 

1.           Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS

 

 

 

1. Culturas arvenses, forrageiras e pratenses: diversidade e utilizações

 

1.1. Culturas  arvenses: cereais, oleaginosas, proteaginosas, açúcareiras, amiláceas, fibras

 

1.2. Pastagens e forragens: principais culturas pratenses e forrageiras

 

2. Fenologia

 

2.1. Fases de desenvolvimento

 

2.2. Calendários de culturas e operações culturais

 

2.3. Evolução fenológica no melhoramento do trigo no séc. XX: análise dos principais caracteres. Suas implicações.

 

2.4. O ciclo cultural e evolução da biomassa no milho. Graus-dia de crescimento. Milhos híbridos e evolução da tecnologia. Tomada de decisão.

 

3. Pastagens e Forragens em Portugal

 

3.1. Objectivos e importância

 

3.2. As pastagens nos sistemas de produção e no meio ambiente

 

3.3. Classificação das pastagens: duração, regime hídrico, origem

 

3.4. Pastagens de zonas atlânticas, temperadas húmidas (sequeiro)

 

3.5. Pastagens de zonas semi-áridas ou mediterrânicas

 

3.6. Pastagens de montanha-lameiros

 

3.7. Pastagens regadas mediterrânicas

 

Modificado em 22/03/2017 21:49 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 18 alunos.

22/03/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS

 

1.           Produção Vegetal – CULTURAS ARVENSES, FORRAGENS E PASTAGENS

 

 

 

1. Culturas arvenses, forrageiras e pratenses: diversidade e utilizações

 

1.1. Culturas  arvenses: cereais, oleaginosas, proteaginosas, açúcareiras, amiláceas, fibras

 

1.2. Pastagens e forragens: principais culturas pratenses e forrageiras

 

2. Fenologia

 

2.1. Fases de desenvolvimento

 

2.2. Calendários de culturas e operações culturais

 

2.3. Evolução fenológica no melhoramento do trigo no séc. XX: análise dos principais caracteres. Suas implicações.

 

2.4. O ciclo cultural e evolução da biomassa no milho. Graus-dia de crescimento. Milhos híbridos e evolução da tecnologia. Tomada de decisão.

 

3. Pastagens e Forragens em Portugal

 

3.1. Objectivos e importância

 

3.2. As pastagens nos sistemas de produção e no meio ambiente

 

3.3. Classificação das pastagens: duração, regime hídrico, origem

 

3.4. Pastagens de zonas atlânticas, temperadas húmidas (sequeiro)

 

3.5. Pastagens de zonas semi-áridas ou mediterrânicas

 

3.6. Pastagens de montanha-lameiros

 

3.7. Pastagens regadas mediterrânicas

 

Modificado em 22/03/2017 21:49 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 29 alunos.

21/03/2017 13:30 Aula Teórica

Tomada de Decisão. Territórios rurais em Portugal: principais sistemas de produção

 

1.9. A tomada de decisão em Agricultura.

 

1.9.1. Decisão. O ciclo de decisão/acção

 

1,92. Origens da incerteza e Risco. Níveis de decisão. A informação para a tomada de decisão.

 

1.10.     A produção vegetal e animal em Portugal: “territórios rurais” e seus principais sistemas de produção.

 

1.10.1.Montanhas do Norte e do Centro

 

1.10.2.Litoral de Vales Atlânticos do Norte e Centro

 

1.10.3.Douro e Terra Quente

 

1.10.4.Beira Baixa

 

1.10.5.Ribatejo e Oeste

 

1.10.6.Alentejo

 

1.10.7.Algarve

 

1.10.8.Açores

 

1.10.9.Madeira

 

Modificado em 22/03/2017 21:46 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 46 alunos.

15/03/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas;1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.

 

1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas, o ambiente e a sustentabilidade.

 

1.8.1. Níveis de organização. Sistema de cultura, sistema de produção e sistema de agricultura.  Sub-sistemas de Agricultura.

 

1.8.2. Características de um ecossistema: os ecossistemas agrícolas. Cadeias tróficas em Agricultura.

 

1.8.3. A Agricultura e o ambiente. Sustentabilidade. Pilares da Agricultura Sustentável. Desafios futuros. Informação vs. Conhecimento.

 

 

 

1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.

 

1.10.1. Nomadismo pastoral

 

1.10.2. Agricultura itinerante nas regiões tropicais e intertropicais – “Shifting cultivation”

 

1.10.3. Sistemas de culturas lenhosas permanentes das regiões intertropicais quentes

 

1.10.4. Sistema do arroz inundado dos deltas e de ilhas do sudoeste Asiático – “Wet rice”

 

1.10.5. Ley-farming tradicional – zonas temperadas húmidas de Inverno frio

 

1.10.6. Ley-farming moderno –zonas sub-húmidas secas e semi-áridas de Inverno fresco e Verão seco

 

1.10.7. Sistemas predominantemente arvenses nas zonas temperadas de Inverno frio – “Large scale grain production”: “Corn-belt”, Texas High Plains e Estepe Ucraniana-Casaquistão    

 

1.10.8. “Stubble-mulch farming” das zonas sub-húmidas da pradaria dos EUA

 

 

 

1.10.1.Sistema misto agro-pecuário das Pampas Argentina

1.10.2.Policultura Mediterrânica. Horticultura protegida.

1.10.3.Agricultura no deserto e semi-deserto

 

Modificado em 16/03/2017 11:00 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 18 alunos.

15/03/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas;1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.

 

1.8. A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas, o ambiente e a sustentabilidade.

 

1.8.1. Níveis de organização. Sistema de cultura, sistema de produção e sistema de agricultura.  Sub-sistemas de Agricultura.

 

1.8.2. Características de um ecossistema: os ecossistemas agrícolas. Cadeias tróficas em Agricultura.

 

1.8.3. A Agricultura e o ambiente. Sustentabilidade. Pilares da Agricultura Sustentável. Desafios futuros. Informação vs. Conhecimento.

 

 

 

1.10. Principais sistemas de Agricultura no mundo.

 

1.10.1. Nomadismo pastoral

 

1.10.2. Agricultura itinerante nas regiões tropicais e intertropicais – “Shifting cultivation”

 

1.10.3. Sistemas de culturas lenhosas permanentes das regiões intertropicais quentes

 

1.10.4. Sistema do arroz inundado dos deltas e de ilhas do sudoeste Asiático – “Wet rice”

 

1.10.5. Ley-farming tradicional – zonas temperadas húmidas de Inverno frio

 

1.10.6. Ley-farming moderno –zonas sub-húmidas secas e semi-áridas de Inverno fresco e Verão seco

 

1.10.7. Sistemas predominantemente arvenses nas zonas temperadas de Inverno frio – “Large scale grain production”: “Corn-belt”, Texas High Plains e Estepe Ucraniana-Casaquistão    

 

1.10.8. “Stubble-mulch farming” das zonas sub-húmidas da pradaria dos EUA

 

 

 

1.10.1.Sistema misto agro-pecuário das Pampas Argentina

1.10.2.Policultura Mediterrânica. Horticultura protegida.

1.10.3.Agricultura no deserto e semi-deserto

 

Modificado em 16/03/2017 11:00 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 28 alunos.

14/03/2017 13:30 Aula Teórica

O ambiente como fonte de recursos e como condicionante da produção

Introdução (cont.)

 

1.7. O ambiente como fonte de recursos e como condicionante da produção. Factores condicionantes da produção vegetal e animal.

 

1.7.1 Factores/elementos climáticos. Produção fotossintética, respostas fotoperiódicas, exigências térmicas, etc. Ciclos de produção.

 

1.7.2. O solo. Perfil, teor de água e vida no solo. Nutrição.

 

1.7.3. Leis do crescimento vegetal. Produção - um processo dinâmico

 

1.7.4. Distribuição dos climas, correntes, solos e vegetação no Mundo. As zonas de clima Mediterrânico e as suas particulariedades. O caso de Portugal.

 

1.7.5. Zonagem agroecológica e determinação das aptidões culturais. Métodos de cultivo: culturas ao ar livre e protegidas, cultura em solo e em substrato

 

Modificado em 14/03/2017 17:00 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 51 alunos.

08/03/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (cont.)

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (Cont)

1.5.5 A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água. (Conclusão)

 

1.5.6. A urbanização

 

1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana

 

1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano

 

1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano

 

1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente

 

1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente

 

1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço

 

1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.

 

 

 

1.5.7.4 A qualidade e segurança alimentar dos alimentos

 

1.5.8 - A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.

 

1.5.9 -A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.

 

1.5.10 - Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.

 

1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.

 

- Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.

 

- Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente

 

- Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.

 

- Fertilização e fertirrega.

 

- Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas

 

- Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios

 


 


Modificado em 14/03/2017 12:25 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 18 alunos.

08/03/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (cont.)

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (Cont)

1.5.5 A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água. (Conclusão)

 

1.5.6. A urbanização

 

1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana

 

1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano

 

1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano

 

1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente

 

1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente

 

1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço

 

1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.

 

 

 

1.5.7.4 A qualidade e segurança alimentar dos alimentos

 

1.5.8 - A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.

 

1.5.9 -A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.

 

1.5.10 - Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.

 

1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.

 

- Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.

 

- Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente

 

- Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.

 

- Fertilização e fertirrega.

 

- Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas

 

- Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios

 


 


Modificado em 14/03/2017 12:25 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 28 alunos.

07/03/2017 13:30 Aula Teórica

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (cont.)

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje (Cont)

1.5.5 A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água. (Conclusão)

 

1.5.6. A urbanização

 

1.5.6.1. Evolução e projecção da população rural e urbana

 

1.5.6.2. Importância da agricultura no meio urbano e sub-urbano

 

1.5.6.3. Exemplos de agricultura no meio urbano

 

1.5.7. A protecção e a qualidade do meio ambiente

 

1.5.7.1.Impactos da agricultura no ambiente

 

1.5.7.2. Impactos devidos à exploração de recursos naturais e derivados da transformação do espaço

 

1.5.7.3. Produção convencional vs. Produção biológica. Pesticidas de síntese vs. pesticidas naturais. Conceito de dose e análise de resíduos.

 

 

 

1.5.7.4 A qualidade e segurança alimentar dos alimentos

 

1.5.8 - A pressão sobre os recursos: energia, fertilizantes, etc. Impactos das deficiências de micronutrientes na produção de alimentos e na saúde humana.

 

1.5.9 -A biodiversidade. Biodiversidade e práticas agrícolas.

 

1.5.10 - Agricultura mundial 2010-2050. Os grandes desafios.

 

1.6. Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica.

 

- Produtividade e qualidade. Factores que influenciam a produtividade.

 

- Genética e Melhoramento. A Revolução Verde e o seu impacto na produtividade e no consumo. A Revolução Verde e o meio ambiente

 

- Métodos de melhoramento. Hibridos e culturas transgénicas. Impactos e benefícios. As culturas do século XXI. Desafios no futuro.

 

- Fertilização e fertirrega.

 

- Protecção fitossanitária e produtos fitofarmacêuticos. Desenvolvimento e evolução das substâncias activas

 

- Mecanização. Evolução e consumos de energia. Agricultura de precisão: exemplos e benefícios

 


 


Modificado em 14/03/2017 12:25 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 46 alunos.

22/02/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.

 

1.    Introdução (Cont.)

 

 

 

1.1.        Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.

 

1.1.1.   A fome e a má nutrição no mundo. Biofortificação

 

1.1.2.   A degradação do solo e a perda de terras agrícolas. Culturas em prédios

 

1.1.3.   As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.

 

1.1.4.   A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.

 

Modificado em 25/02/2017 20:16 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 19 alunos.

22/02/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.

 

1.    Introdução (Cont.)

 

 

 

1.1.        Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.

 

1.1.1.   A fome e a má nutrição no mundo. Biofortificação

 

1.1.2.   A degradação do solo e a perda de terras agrícolas. Culturas em prédios

 

1.1.3.   As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.

 

1.1.4.   A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.

 

Modificado em 25/02/2017 20:16 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 33 alunos.

21/02/2017 13:30 Aula Teórica

Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.

 

1.    Introdução (Cont.)

 

 

 

1.1.        Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.

 

1.1.1.   A fome e a má nutrição no mundo. Biofortificação

 

1.1.2.   A degradação do solo e a perda de terras agrícolas. Culturas em prédios

 

1.1.3.   As mudanças climáticas. Impactos gerais esperados na Agricultura.

 

1.1.4.   A água: quantidade e qualidade. Recursos disponíveis e necessidades de água.

 

Modificado em 25/02/2017 20:16 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 33 alunos.

15/02/2017 14:00 Aula Teórico-Práticas

Apresentação. Introdução

 

 

Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.

 

Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.

 


1.    Introdução

 

 

 

1.1.        Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.

 

1.1.1. Conceito de Agricultura

 

1.1.2. Origem da Agricultura

 

1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura

 

1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais

 

1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções

 

1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos

 

1.1.7. Evolução da população agrícola

 

 

 

  1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.

 

          1.2.1. Evolução da população mundial

 

         1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial

 

         1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar

 

         1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050

 

         1.2.5. Produção de alimentos para população crescente

 

         1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos

 

         1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos

 

         1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!

 

 

 

1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.

 

          1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar

 

          1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos

 

          1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas

 

          1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades

 

          1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais

 

  

 

2. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.

 

Modificado em 25/02/2017 20:14 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 19 alunos.

15/02/2017 09:00 Aula Teórico-Práticas

Apresentação. Introdução

 

 

Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.

 

Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.

 


1.    Introdução

 

 

 

1.1.        Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.

 

1.1.1. Conceito de Agricultura

 

1.1.2. Origem da Agricultura

 

1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura

 

1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais

 

1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções

 

1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos

 

1.1.7. Evolução da população agrícola

 

 

 

  1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.

 

          1.2.1. Evolução da população mundial

 

         1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial

 

         1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar

 

         1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050

 

         1.2.5. Produção de alimentos para população crescente

 

         1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos

 

         1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos

 

         1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!

 

 

 

1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.

 

          1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar

 

          1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos

 

          1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas

 

          1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades

 

          1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais

 

  

 

2. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.

 

Modificado em 25/02/2017 20:14 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 33 alunos.

14/02/2017 13:30 Aula Teórica

Apresentação. Introdução

 

 

Apresentação: programa, bibliografia e avaliação de conhecimentos.

 

Trabalho prático em grupo: normas para a realização do trabalho prático.

 


1.    Introdução

 

 

 

1.1.        Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução.

 

1.1.1. Conceito de Agricultura

 

1.1.2. Origem da Agricultura

 

1.1.3. Migrações do Homem e expansão da Agricultura

 

1.1.4. Centros de origem e domesticação de plantas e animais

 

1.1.5. Espécies domésticas animais com interesse económico e suas produções

 

1.1.6. Evolução do uso solo: solo disponível para a produção de alimentos

 

1.1.7. Evolução da população agrícola

 

 

 

  1.2. População: evolução, necessidades e consumos alimentares.

 

          1.2.1. Evolução da população mundial

 

         1.2.2. Evolução do consumo alimentar mundial

 

         1.2.3. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar

 

         1.2.4. Projecções dos consumos alimentares para 2050

 

         1.2.5. Produção de alimentos para população crescente

 

         1.2.6. Bioenergia e biocombustíveis e competição com produção de alimentos

 

         1.2.7. População mundial vs. terra arável. A importância do regadio na produção de alimentos

 

         1.2.8. O desafio para 2050: como alimentar e vestir uma população crescente e preservar o ambiente!

 

 

 

1.3. Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal.

 

          1.3.1. O que é que o mundo come: composição da dieta alimentar

 

          1.3.2. Que culturas fazemos na terra arável e seu destino. Importância do regadio na produção de alimentos

 

          1.3.3. Evolução da produção e consumo das principais culturas

 

          1-3.4. Fornecimento de calorias pelas principais culturas vs. satisfação das necessidades

 

          1.3.5. Evolução da produção e consumo dos principais

 

  

 

2. Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar.

 

Modificado em 25/02/2017 20:14 Prof. João Carlos da Silva Dias Presenças: 33 alunos.