Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.
disciplinas
>
SSRur/2015-2016/2-semestre
>
Sumários
Sociedade e Sistemas Rurais (2 º Sem 2015/2016)Sumários23/05/2016 08:30 Aula Teórica 14ª Aula
Síntese: sistemas rurais e desenvolvimento Síntese: a noção de sistema rural; balanço dos trabalhos relativos ao temas “Da agricultura ao rural” e “Rural e desenvolvimento”; balanço dos trabalho em torno do “Um rural sem território”
Modificado em
01/06/2016 12:34
Presenças:
19 alunos.
16/05/2016 08:30 Aula Teórica 13ª Aula
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural 3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento Apresentação pelos alunos do 2º trabalho individual (Temas 1 ou 3).
Modificado em
01/06/2016 12:32
Presenças:
não foram contabilizadas.
09/05/2016 08:30 Aula Teórica 12ª Aula
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural 3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento Apresentação pelos alunos do 2º trabalho individual (Temas 1 ou 3).
Modificado em
13/05/2016 16:03
Presenças:
15 alunos.
02/05/2016 08:30 Aula Teórica 11ª Aula3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento Produtos de Qualidade, Turismo Rural: contribuição para o desenvolvimento rural. Turistas e visitantes: expectativas e percepções do rural. Discussão com os alunos dos esquemas do 2º trabalho individual (Temas 1 ou 3)
Modificado em
13/05/2016 16:04
Presenças:
13 alunos.
25/04/2016 08:30 Aula Teórica 10ª AulaFeriado 25 de Abril
Modificado em
13/05/2016 14:07
Presenças:
não foram contabilizadas.
18/04/2016 08:30 Aula Teórica 9ª Aula
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Apresentações de trabalhos individuais em torno do “Um rural sem território” 3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento Paisagem percecionada. Avaliar e medir percepções e preferências de diferentes grupos para as integrar na gestão da paisagem. Discussão com os alunos dos esquemas do 2º trabalho individual (Temas 1 ou 3)
Modificado em
19/04/2016 10:14
Presenças:
não foram contabilizadas.
11/04/2016 08:30 Aula Teórica 8ª Aula1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Apresentações de trabalhos individuais em torno do “Um rural sem território” 3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento Património Rural Visualização de trechos do filme Máscaras de Noémia Delgado e da reportagem e da reportagem Aldeia alentejana ganhou novas cores da sicnotícias Selecção pelos alunos dos textos de suporte ao 2º trabalho individual (Temas 1 ou 3)
Modificado em
18/04/2016 16:52
Presenças:
não foram contabilizadas.
04/04/2016 08:30 Aula Teórica 7ª aula1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Da questão da terra à utilização do espaço. Grelhas de análise para a elaboração de ficha de leitura do texto “Um rural sem território”, para posterior realização do ensaio visual. 3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento Introdução ao desenvolvimento rural 1. Da agricultura ao rural (uma súmula): o declínio da agricultura ; as novas procuras urbanas. 2. O desenvolvimento rural: objectivos, prioridades e abordagens (modelos de desenvolvimento rural). Construir o desenvolvimento rural integrado. Discussão de alguns aspectos críticos. 3. Políticas de desenvolvimento rural.O rural como uma construção do Estado. A política de desenvolvimento rural no quadro da Política Agrícola Comum (PAC). A PAC, hoje: desafios e objetivos; estrutura; opções nacionais e financiamento.
Modificado em
04/04/2016 18:24
Presenças:
10 alunos.
28/03/2016 08:30 Aula Teórica Férias da PáscoaFérias da Pácoa
Modificado em
04/04/2016 16:26
Presenças:
não foram contabilizadas.
21/03/2016 08:30 Aula Teórica 6ª Aula2. Sistemas rurais e condicionantes do meio Continuação da apresentação de estudos de caso do Tema 2 pelos grupos de alunos: (3) Anasazi e os seus vizinhos, (4) Ilha da Páscoa, (5) Vikings na Gronelândia, (6) Colapsos dos Maias, (7) Ilhas Pitcairn e Henderson, (8) Haiti / República Dominicana, (9) Austrália e (10) China. Síntese: O debate sobre a relação entre os sistemas rurais e o meio; motivos que levam as sociedades a tomar decisões catastróficas; a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável
Modificado em
21/03/2016 16:57
Presenças:
16 alunos.
14/03/2016 08:30 Aula Teórica 5ª Aula1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Análise do espaço rural: o Rural Origem e delimitação da noção de rural; Tipologia de zonas rurais; Dinâmicas populacionais no, do e para o rural; Peso social e simbólico da agricultura (hortejos, identidades e herança rural); Participação, confiança e expectativas dos residentes em face do desenvolvimento; Interlocutores no espaço rural. 2. Sistemas rurais e condicionantes do meio “Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” (Diamond) – Apresentação de dois estudos de caso do Tema 2 pelos grupos de alunos: (1) Maias e (2) Ruanda.
Modificado em
21/03/2016 16:52
Presenças:
19 alunos.
07/03/2016 08:30 Aula Teórica 4ª Aula
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Análise do espaço rural: Agricultura (conclusão) Noções e conceitos: estruturas agrárias (diferenciação na UE, PD versus PED). Análise do espaço rural: Lógicas e estratégias económicas dos detentores da utilização do espaço. Noções de economia e de racionalidade económica dos agentes. Os casos das agriculturas, camponesa, familiar e capitalista, e de diferentes tipos de propriedade florestal privada não industrial. Laboratório social: jogo em torno do dilema do prisioneiro como exemplo de dilema social (como o interesse individual pode conduzir ao desastre colectivo)
Modificado em
16/03/2016 18:30
Presenças:
19 alunos.
29/02/2016 08:30 Aula Teórica 3ª Aula1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Análise do espaço rural: Agricultura Noções e conceitos: emprego agrícola (tempo parcial e tempo completo, profissionalização do trabalho); modelo tecnológico (revoluções agrícolas, modernização, intensificação; eficiência energética); ajustamento estrutural (concentração das explorações, aumento da dimensão/escala); estruturas agrárias (diferenciação na UE, PD versus PED). Apresentação do texto “Um rural sem território” para elaboração de ficha de leitura e posterior ensaio visual. Apontamento metodológico: etapas na realização de um trabalho; delimitação do objectivo e revisão bibliográfica; identificação da questão ou hipótese; conceitos e esquemas interpretativos; abordagem analítica e normativa
Modificado em
15/03/2016 09:44
Presenças:
19 alunos.
22/02/2016 08:30 Aula Teórica 2ª Aula
1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Análise do espaço rural: Incultos, Floresta. Noções e conceitos: transição florestal, fronteira e abandono agrícolas, relação incultos-agricultura e floresta-agricultura, funções dos incultos e da floresta, tipos de propriedade florestal. 2. Sistemas rurais e condicionantes do meio A relação entre os sistemas rurais e o meio (atribuição dos estudos de caso relativos ao Tema 2) “Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” (Diamond, 2008) – Apresentação da grelha de leitura para os estudos de caso – trabalhos de grupo do Tema 2. Noção de dilema social, dilema dos bens de acesso livre e dos bens públicos.
Modificado em
29/02/2016 16:16
Presenças:
18 alunos.
15/02/2016 08:30 Aula Teórica 1ª Aula
Apresentação dos conteúdos programáticos, das normas de avaliação da disciplina, do esquema de funcionamento das aulas (elaboração e apresentação de trabalhos práticos, fichas de leitura), da bibliografia aconselhada e do material pedagógico de apoio às aulas 1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural Introdução: princípios metodológicos. Ocupação do espaço: escalas de leitura, construção social das categorias, comparação de fontes.
Modificado em
29/02/2016 16:18
Presenças:
18 alunos.
|