Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sociedade e Sistemas Rurais (2 º Sem 2017/2018)

MEA , MAP

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

30/05/2018 14:30 Aula Teórica

14ª aula

Síntese: sistemas rurais e desenvolvimento

Síntese: a noção de sistema rural; balanço dos trabalhos individuais relativos ao temas 1 e 3.

Inquérito aos alunos sobre os conteúdos programáticos e sobre as metodologias utilizadas na disciplina

Modificado em 12/06/2018 18:36 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 15 alunos.

23/05/2018 14:30 Aula Teórica

13ª Aula

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Apresentação pelos alunos dos trabalhos individuais em torno do “Debate: territórios rurais, espaço, população e incêndios”; leitura comentada, com base nos temas discutidos nas aulas, de três artigos de opinião de jornais ou revistas escolhidos por cada aluno (Temas 1 e 3)

 

Modificado em 12/06/2018 18:36 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 16 alunos.

16/05/2018 14:30 Aula Teórica

12ª Aula

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Turismo e visitação do rural. A mudança social e o discurso sobre a ruralidade. A oferta e a procura de turismo rural. O potencial do turismo para o desenvolvimento rural

Apresentação pelos alunos de trabalhos individuais e/ou apresentação de Ana Martins. apresentação de Ana Martins “Expert views on landscape fire resilience”.

 

Modificado em 12/06/2018 18:36 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 16 alunos.

09/05/2018 14:30 Aula Teórica

11ª

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Paisagem como lugar. Perceções e preferências de paisagens. Apontamento metodológico sobre recolha de informação por entrevista e inquérito – como perguntar

Apresentação de Damián Copena, “Energia eólica e desenvolvimento rural: o caso da Galiza”

Modificado em 12/06/2018 18:36 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 16 alunos.

02/05/2018 14:30 Aula Teórica

10ª aula

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Património e novos usos do território (produção energética como exemplo)

Visionamento e discussão do filme “Máscaras” de Noémia Delgado e de parte do documentário “Pelas terras do andarilho”

Produtos de qualidade. Noção e regulamentação. Processos de qualificação: estratégias territorial e de fileira.

Modificado em 12/06/2018 18:37 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 16 alunos.

25/04/2018 14:30 Aula Teórica

9ª Aula

Feriado 25 Abril

Modificado em 12/06/2018 18:37 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: não foram contabilizadas.

18/04/2018 14:30 Aula Teórica

8ª aula

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Introdução ao desenvolvimento rural: Da agricultura ao rural (síntese); O desenvolvimento rural; Políticas de desenvolvimento rural

Trabalho individual em torno do “Debate: territórios rurais, espaço, população e incêndios”, identificação dos artigos-referência e apontamento metodológico com vista à preparação desse trabalho: etapas na realização de um trabalho; delimitação do objectivo e revisão bibliográfica; identificação da questão ou hipótese; conceitos e esquemas interpretativos; abordagem analítica e normativa.

Modificado em 12/06/2018 18:35 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 16 alunos.

11/04/2018 14:30 Aula Teórica

7ª Aula

 

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Apresentação e debate da comunicação de F. Oliveira Baptista “A floresta e os seus proprietários”

Análise do espaço rural: o Rural

Origem e delimitação da noção de rural; Tipologia de zonas rurais; Dinâmicas populacionais no, do e para o rural; Peso social e simbólico da agricultura (hortejos, identidades e herança rural); Participação, confiança e expectativas dos residentes em face do desenvolvimento; Interlocutores no espaço rural.

Da questão da terra à utilização do espaço. Discussão de conceitos (Rural, espaço agro-florestal, espaço rural, território rural) com vista à elaboração do trabalho individual. A dissociação entre o rural e a agricultura em Domingos (2012), “Vida no campo”

Modificado em 12/04/2018 11:25 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 13 alunos.

04/04/2018 14:30 Aula Teórica

6ª aula

2. Sistemas rurais e condicionantes do meio

“Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” (Diamond) – Apresentação de estudos de caso do Tema 2 pelos grupos de alunos: (1) Anasazi e os seus vizinhos, (2) Ilha da Páscoa, (3) Vikings na Gronelândia, (4) Colapsos dos Maias, (5) Ilhas Pitcairn e Henderson, (6) Austrália, (7) Ruanda, (8) China, e (9) Haiti / República Dominicana

Síntese: O debate sobre a relação entre os sistemas rurais e o meio; motivos que levam as sociedades a tomar decisões catastróficas; a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável. As sociedades do passado e os desafios às sociedades actuais: escala dos impactos ambientais e acção colectiva; diferenciação perante a vulnerabilidade aos problemas ambientais; população, alimentação e liberdade.

Modificado em 05/04/2018 10:37 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 15 alunos.

28/03/2018 14:30 Aula Teórica

Férias Páscoa

Férias da Páscoa

Modificado em 04/04/2018 19:13 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: não foram contabilizadas.

21/03/2018 14:30 Aula Teórica

5ª aula

Visita ao Museu Nacional de Etnologia – O percurso do museu, da etnografia portuguesa e da sua produção documental; apresentação do catálogo organizado por Brito, Baptista e Pereira (1996), “O Vôo do arado”. Visita guiada às, Galerias da Vida Rural, com passagem pela galeria das Artes e Ofícios. Visionamento de filmes de época sobre trabalho agrícola e as artes de pesca. Apresentação de Damián Copena sobre “O património apícola de cera de abelha na Península Ibérica”.

Tecnologia tradicional: diversidade regional de práticas, as condições de trabalho da população rural, ligação da população ao território. Património rural: o papel dos museus e da etnografia na construção, divulgação e conservação de património rural.

Modificado em 22/03/2018 20:14 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 16 alunos.

14/03/2018 14:30 Aula Teórica

4ª Aula

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Análise do espaço rural: Lógicas e estratégias económicas dos detentores da utilização do espaço. Noções de economia e de racionalidade económica dos agentes. Os casos das agriculturas, camponesa, familiar e capitalista, e de diferentes tipos de propriedade florestal privada não industrial.

Laboratório social: jogo em torno do dilema do prisioneiro como exemplo de dilema social (como o interesse individual pode conduzir ao desastre colectivo)

Modificado em 12/06/2018 18:35 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 16 alunos.

07/03/2018 14:30 Aula Teórica

3ª aula

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Análise do espaço rural: Agricultura

Noções e conceitos: emprego agrícola (tempo parcial e tempo completo, profissionalização do trabalho); modelo tecnológico (revoluções agrícolas, modernização, intensificação; eficiência energética); ajustamento estrutural (concentração das explorações, aumento da dimensão ou escala); estruturas agrárias (diferenciação na UE, PD versus PED).

2. Sistemas rurais e condicionantes do meio

Noção de dilema social, dilema dos bens de acesso livre e dilema dos bens públicos. 

Modificado em 22/03/2018 20:10 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 17 alunos.

28/02/2018 14:30 Aula Teórica

2ª Aula

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Introdução: princípios metodológicos. Ocupação do espaço: escalas de leitura, construção social das categorias, comparação de fontes.

Análise do espaço rural: Incultos, Floresta. Noções e conceitos: transição florestal, fronteira e abandono agrícolas, relação incultos-agricultura e floresta-agricultura, funções dos incultos e da floresta, tipos de propriedade florestal.

2. Sistemas rurais e condicionantes do meio

A relação entre os sistemas rurais e o meio. “Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” (Diamond, 2008) – Apresentação da grelha de leitura para os trabalhos de grupo do Tema 2. Noção de dilema social, dilema dos bens de acesso livre e dilema dos bens públicos. Selecção pelos grupos de alunos dos estudos de caso.

Modificado em 01/03/2018 10:47 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 13 alunos.

21/02/2018 14:30 Aula Teórica

1ª Aula

Apresentação dos conteúdos programáticos, do esquema de funcionamento das aulas (elaboração e apresentação de trabalhos de grupo e individuais, fichas de leitura), da bibliografia aconselhada, do material pedagógico de apoio às aulas, e das normas de avaliação da disciplina (Trabalho de grupo, Fichas-Síntese, Trabalho individual)

Modificado em 01/03/2018 10:46 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 10 alunos.