Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Zootecnia (2 º Sem 2017/2018)

LEA

Programa

Zootecnia

Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica

Programa

Suinicultura: Os suínos e as suas raças. Os suínos reprodutores: o ciclo produtivo da porca, programas de alimentação. Os leitões: o desmame, programas de alimentação. Os suínos em crescimento e acabamento: estratégia de crescimento, alimentação.
Avicultura: Principais fileiras de produção de aves. Noções sobre o melhoramento das aves. Maneio de frangos de carne, reprodutoras pesadas e poedeiras. Incubação. Performances técnicas e económicas.
Bovinos: Planificação do efectivo de vacas leiteiras de uma exploração. Maneio dos vitelos, das novilhas e da vaca leiteira. A curva de lactação. Os sistemas de produção dos bovinos produtores de carne. As raças de bovinos produtores de carne e os sistemas de produção. A curva de crescimento e os sistemas de produção.
Ovinos e caprinos: Sistemas de produção de ovinos e caprinos. Produção de ovinos e caprinos leiteiros: ciclo produtivo e reprodutivo. Composição, qualidade e utilização do leite de ovelha e de cabra. Produção de ovinos de carne. Composição das carcaças. Produção de fibras de ovinos e caprinos.