Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola (2 º Sem 2013/2014)

MVE

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

30/05/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 3 Marketing de vinhos

Apresentação e discussão dos trabalhos práticos objecto de avaliação.

Modificado em 20/01/2017 09:44 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

23/05/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 3 Marketing de vinhos

Estudoa de mercado: a definição do problema, os designs de pesquisa e os métodos qualitativos ("Focus Group"). Os métodos quantitativos (a medição: propriedades das escalas, a construção de questionários) e os métodos de sondagem;

Análise de estudos de caso: "O sabor conta" (Estudo de lançamento da marca Mateus no mercado do Reino Unido).

Modificado em 20/01/2017 09:40 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

16/05/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 3 Marketing de vinhos

Caracterização do marketig de vinhos: o lançamento de novos vinhos (processo de desenvolvimentode novos vinhos e análises de "potfolio"), a estratégia e o planeamento em marketing de vinhos, o planeamento estratégico e suas fases (relação entre objectivos, estratégias e táticas, auditoria de marketing, análises PET e SWOT).

Modificado em 20/01/2017 09:34 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

09/05/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 3 Marketing de vinhos

Caracterização do marketing de vinhos: as especificidades do marketing de vinhos, a cadeia de valor do produto vinho e a gestão de marketing do produto vinho (o produto vinho numa perspectiva de marketing, a gestão do produto vinho, a estratégia e a gestão de marcas de vinho).

Modificado em 20/01/2017 09:25 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

02/05/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 3 Marketing de vinhos

Apresentação do módulo de marketing de vinhos: objectivos, conteúdos e modo de avaliação;

Introdução ao marketing: do coceito e processo de marketing à orientação para o mercado.

Modificado em 20/01/2017 09:21 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

25/04/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Ausência de sumário por motivo de feriado

Ausência de sumário por motivo de feriado

Modificado em 10/11/2016 11:53 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

11/04/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

teste do módulo 2

teste do módulo 2

Modificado em 18/06/2014 11:09 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

04/04/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 2 Economia e política da vinha e do vinho Aula 4

3. Estratégia para a internacionalização do sector do vinho

2.4 Os apoios ao investimento na vinha e no vinho

Modificado em 10/04/2014 15:36 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

28/03/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 2 Economia e política da vinha e do vinho Aula 3

 

2. Regras relativas ao sector vitivinícola no âmbito da OCM única

- A gestão do potencial vitícola: plantações, replantações, arranque e autorizações de novas plantações.

Modificado em 02/04/2014 11:59 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

21/03/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 2 Economia e política da vinha e do vinho Aula 2

 

2. Regras relativas ao sector vitivinícola no âmbito da OCM única

- O programa de apoio nacional - Regulamento (CE) 1308 de 2013 do Conselho

Modificado em 02/04/2014 11:56 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

14/03/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 2 Economia e política da vinha e do vinho Aula 1

Apresentação e organização do módulo

1. o mercado do vinho: principais variáveis

 

2. Regras relativas ao sector vitivinícola no âmbito da OCM única

- Processos de certificação de vinhos com indicação grogtáfica e denominação de origem

Modificado em 02/04/2014 11:56 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

28/02/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 1 - Gestão

Realização de teste de avaliação de conhecimentos.

Modificado em 13/03/2014 23:45 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

21/02/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 1  - Gestão

1) Conceitos de limiar de rentabilidade e limiar de encerramento.

2) Resultados económicos: especificidade dos custos.

3) Introdução à elaboração de orçamentos.

4) Apresentação dos principais métodos contabilísticos.

5) Técnicas contabilísticas: sistemas de custeio e sistemas valorimétricos.

6) Realização de exercícios práticos.

Modificado em 13/03/2014 23:47 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

14/02/2014 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 1 - Gestão

1) Conceitos fundamentais da gestão.

2) Apresentação do ciclo de gestão e respetivas etapas.

3) Circuitos económico, financeiro e de tesouraria: conceitos e fluxos.

4) Classificação de custos.

5) Capital da empresa agrícola: definições e custos associados.

Modificado em 13/03/2014 23:45 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.