Métodos de Ensino e Avaliação

1. Frequência
Adquirem frequência na disciplina e, assim, o direito de serem admitidos a exame final, os alunos que tenham participado em cerca de 75% das aulas. A obtenção de frequência num determinado semestre permite a apresentação a exame final nos anos posteriores àquele em que foi obtida, desde que não se verifique uma alteração substancial no programa da disciplina.
2. Avaliação
Avaliação contínua
No decurso do semestre, em datas previamente definidas, os alunos (em grupos) terão de apresentar dois seminários sobre temas propostos no início da disciplina.
No âmbito desta avaliação contínua, os alunos terão também de efectuar dois testes. Os conhecimentos adquiridos nos seminários e nas aulas práticas laboratoriais serão considerados como fazendo parte integrante dos conhecimentos a avaliar.
A classificação obtida nos 2 testes contribuirá em 50 % para a classificação final. A média da classificação obtida nos 2 seminários apresentados, contribuirá em 50 % para a classificação final. Os alunos que obtiverem, na avaliação contínua, uma classificação igual ou superior a 12 valores serão dispensados de exame, desde que, em cada teste, obtenham uma classificação igual ou superior a oito (8) valores. Os alunos que não alcançarem os níveis aceitáveis podem ter outra oportunidade de avaliação.
Recuperação
Os alunos que obtiverem num dos testes uma classificação inferir a 8 valores, mas que no conjunto do seu desempenho, tenham revelado um bom aproveitamento na UC, poderão repetir este teste, como uma possibilidade de melhoria da respectiva classificação.
Exame final
No caso da classificação obtida através da avaliação contínua ser inferior a 12 valores, os alunos terão de ser sujeitos a exame final, versando toda a matéria da disciplina. A classificação obtida no exame, que deverá ser igual ou superior a dez (10) valores, contribuirá em 60 % para a nota final na disciplina e a classificação da avaliação contínua com 40%. Têm acesso a exame final todos os alunos que satisfaçam as condições de obtenção de frequência. O exame pode também ser utilizado para melhoria de nota contribuindo, de igual forma, com 60 % para a nota final na disciplina.