Programa

Comunicação e Marketing

Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar

Programa

Módulo 1. Orientação e Estratégia de Marketing 1.1 Introdução ao Marketing 1.2 Evolução do Marketing 1.3 Orientação de Marketing 1.4 Processo de Marketing 1.5 Noções de Gestão e Planeamento Estratégico 1.6 Formulação da Estratégia de Marketing Módulo 2. Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercados 2.1 Determinantes do Comportamento do Consumidor 2.2 Processo de Decisão de Compra 2.3 Critérios de Segmentação 2.4 Seleção de Mercados-Alvo 2.5 Estratégias de Posicionamento Módulo 3. Iniciação à Investigação em Marketing 3.1 Objetivos da Investigação em Marketing 3.2 Métodos de Investigação em Marketing Módulo 4. Políticas de Marketing: Marketing-Mix 4.1 Produto: conceitos, componentes (marca, embalagem), inovação 4.2 Preço: conceitos, etapas e métodos de fixação 4.3 Distribuição: organização e dinâmica da distribuição, mix da Distribuição 4.4 Comunicação: objetivos, estratégia e mix da Comunicação Módulo 5. Plano de Marketing 5.1 Definição do Plano de Marketing 5.2 Etapas do Processo de Planeamento