Sumários
Conclusão da segunda Avaliação Periódica e Final
20 Dezembro 2024, 11:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Conclusão da Segunda Avaliação Periódica e Final:
— Apreciação e comentário individualizado aos trabalhos realizados ao longo do semestre;
— Indicações sobre aspectos técnicos e conceptuais a melhorar;
— Indicação individualizada de classificação final a ser atribuída na UC de Desenho.
Balanço final do percurso desenvolvido na UC de Desenho.
Conclusão de trabalhos; Início da Segunda Avaliação Periódica e Final.
18 Dezembro 2024, 10:30 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Conclusão e aperfeiçoamento de diversos trabalhos;
Início da Segunda Avaliação Periódica e Final:
— Apreciação e comentário individualizado aos trabalhos realizados ao longo do semestre;
— Indicações sobre aspectos técnicos e conceptuais a melhorar;
— Indicação individualizada de classificação final a ser atribuída na UC de Desenho.
Continuação dos trabalhos de desenho composto a partir de imagem fotográfica
13 Dezembro 2024, 11:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Continuação dos trabalhos em curso.
Enfoque nas questões técnicas associadas ao uso da cor tanto no plano material com recurso a aplicadores convencionais e não convencionais como no plano teórico naquilo que se prende com a adequada escolha de tons para simular proximidade e afastamento.
Apoio individualizado e sugestões técnicas aos trabalhos dos alunos.
Desenho composto a partir de imagem fotográfica
11 Dezembro 2024, 10:30 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Partindo de um fragmento de imagem selecionado relativo a um ambiente exterior fazer a continuação do mesmo a partir de uma ideia pré-concebida.
Trabalho realizado com técnicas mistas incluindo o uso de cor com lápis de cor, normais ou aguareláveis e aguarelas.
Apoio individualizado e sugestões técnicas aos trabalhos dos alunos.
Desenho com Tinta da China
6 Dezembro 2024, 11:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Breve demonstração das técnicas de desenho associadas ao uso da Tinta da China:
- Aplicadores convencionais (pinceis e aparos metálicos) e não convencionais (aparos manufaturados com penas e canas de bambu, esponjas, paus e outros);
- Diferentes diluições de aguadas aplicadas antes das linhas do aparo;
- Uso da serendipidade do acaso na formulação de manchas aleatórias que conduzem o desenho.
Realização de experiências práticas livres.
Apoio individualizado e sugestões técnicas aos trabalhos dos alunos.