Sumários
Apresentação do Método de Charles Bargue. Início da primeira avaliação periódica.
6 Novembro 2024, 10:30 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
— Apresentação do Método de Charles Bargue:
Desenho em perspetiva linear com um ou dois pontos de fuga.
25 Outubro 2024, 11:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
- Exercícios práticos de desenho de representação de espaços interiores, exteriores e objectos em perspetiva segundo os conceitos e princípios da perspectiva linear com pontos de fuga.
Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.
Desenho em perspetiva com pontos de fuga
23 Outubro 2024, 10:30 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenho de representação de espaços e formas em perspetiva com um ou mais pontos de fuga:
- Apresentação de imagens de artistas de referência alusivas à representação em perspetiva com pontos de fuga: Jocobo Bellini (Natividade), Ghilberti (Portas do Paraíso), Leonardo da Vinci, Rafael (Escola de Atenas) e Gericault (Jangada da Medusa).
- Demonstração gráfica à mão levantada (quadro branco) de representação de espaço interior e espaço exterior, com edifício e veículo.
- Princípios da perspetiva - paralelismo, verticalidade, e formas circulares inseridas no respetivo quadrado envolvente.
- Exercício prático de representação de um espaço em perspetiva segundo os conceitos e princípios previamente expostos.
Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.
Desenho de observação de figura humana
18 Outubro 2024, 11:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Representação da figura humana através de modelos em poses variadas (os próprios alunos):
— Primeira abordagem - gestual através do uso de linha continua geradora de volume - referência ao método de Alberto Giacometti;
— Segunda abordagem - esquemática partindo da estruturação com “Sticky figure”, seguida da formulação de volumes através de sólidos geométricos de aparência semelhante (troncos de cones e cilindros);
— Terceira abordagem - formulação do desenho de forma natural pondo em prática as experiências anteriores, bem como o uso de outras metodologias já anteriormente postas em prática como a determinação prévia dos eixos principais, leitura dos ângulos, leitura dos espaços negativos e comparação de medidas, alinhamentos a partir de linhas imaginárias horizontais e verticais.
Apoio individualizado e indicações técnicas aos alunos durante a execução dos desenhos.
Apresentação de imagens e conceitos acerca da representação da figura humana.
16 Outubro 2024, 10:30 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Definições genéricas de Anatomia, Antropometria, Miologia, Osteologia e Morfologia.
O esfolado e o Nu como dois métodos de estudo da figura humana em Belas-Artes.
Proporções e desenho do corpo humano:
- os cânones mais usados;
- Alguns pontos notáveis do corpo humano;
- O contraposto;
- Alguns ossos com expressão visível - Clavícula; Acrómio; Bordo da caixa torácica; Crista ilíaca ântero-superior.
Algumas Partes do corpo:
- a cabeça ( pontos notáveis, ângulos e inclinações de perfil; erros comuns na representação como o cérebro cortado e o posicionamento da orelha).
- A mão;
- A perna;
- O pé.
Metodologias para abordagem ao desenho da figura humana:
“Sticky figure”, “blockin”, geometrização a partir de sólidos geométricos simples; definição de eixos principais, leitura de espaços negativos, princípio dos T’s (Jack Hamm), outros.