Sumários

Concepção de Prancha de Desenho Científico

4 Dezembro 2024, 10:30 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Concepção de página de Desenho científico a partir de recolha efetuada no exterior da sala de aula:

- Conceção e organização compositiva das partes e do todo do exemplar recolhido;

- Diferenciação de índices de acabamento;

- inclusão de lettring desenhado;

- Inclusão dde partes com cor ( técnica de aguarela ou lápis de cor).

 

Apoio individualizado aos trabalhos em curso dos alunos. 


Desenho à vista em espaço exterior - recolha de referências de uma espécie vegetal.

29 Novembro 2024, 11:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Aula de campo:

- Recolha seletiva de uma espécie vegetal fazendo registos de índole mais geral (conjunto) e das diferentes partes (detalhe) com vista à futura formulação de uma página de conjunto com âmbito de desenho científico.

 

Apoio individualizado aos trabalhos em curso dos alunos. 


Desenho à vista em espaço exterior.

27 Novembro 2024, 10:30 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Aula de campo:

— desenho à vista de referentes unitários ou compostos, envolvendo questões de espacialidade e perspetiva.
— indicações quanto à escolha e seleção do ponto de vista.
— sugestões técnicas para diferenciar as formas relativamente à distância.
— realização de um ou mais desenhos com técnicas materiais escolhidas pelos alunos  


Desenho de observação de referente composto.

22 Novembro 2024, 11:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenho de observação de referente composto com tronco pedra e pano simulando a ideia de paisagem:

-interpretação técnica livre;
- interpretação conceptual directa ou com a ideia de simulação de uma paisagem (referência a João Hogan);

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.


Desenho com técnica de carvão vegetal.

20 Novembro 2024, 10:30 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Continuação dos desenhos com técnica de carvão vegetal:

- aditivo e subtrativo;
- desenho directo;
- uso do esfuminho.

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.