Sumários

Apresentação do Método de Charles Bargue. Início da primeira avaliação periódica.

6 Novembro 2024, 10:30 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

— Apresentação do Método de Charles Bargue:

Proposta de exercício prático com base no método supracitado a partir de estampas impressas com exemplos do autor.
— Início da primeira avaliação periódica: Apreciação individualizada dos trabalhos dos alunos acompanhada de comentários e finalizada com atribuição de classificação intermédia;

Apoio individualizado aos trabalhos em curso dos alunos. 


Desenho em perspetiva linear com um ou dois pontos de fuga.

25 Outubro 2024, 11:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

- Exercícios práticos de desenho de representação de espaços interiores, exteriores e objectos em perspetiva segundo os conceitos e princípios da perspectiva linear com pontos de fuga.

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.


Desenho em perspetiva com pontos de fuga

23 Outubro 2024, 10:30 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenho de representação de espaços e formas em perspetiva com um ou mais pontos de fuga:

- Apresentação de imagens de artistas de referência alusivas à representação em perspetiva com pontos de fuga: Jocobo Bellini (Natividade), Ghilberti (Portas do Paraíso), Leonardo da Vinci, Rafael (Escola de Atenas) e Gericault (Jangada da Medusa).

- Demonstração gráfica à mão levantada (quadro branco) de representação de espaço interior e espaço exterior, com edifício e veículo.

- Princípios da perspetiva - paralelismo, verticalidade, e formas circulares inseridas no respetivo quadrado envolvente.

- Exercício prático de representação de um espaço em perspetiva segundo os conceitos e princípios previamente expostos.

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.


Desenho de observação de figura humana

18 Outubro 2024, 11:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Representação da figura humana através de modelos em poses variadas (os próprios alunos):

— Primeira abordagem - gestual através do uso de linha continua geradora de volume - referência ao método de Alberto Giacometti;

— Segunda abordagem - esquemática partindo da estruturação com “Sticky figure”, seguida da formulação de volumes através de sólidos geométricos de aparência semelhante (troncos de cones e cilindros);

— Terceira abordagem - formulação do desenho de forma natural pondo em prática as experiências anteriores, bem como o uso de outras metodologias já anteriormente postas em prática como a determinação prévia dos eixos principais, leitura dos ângulos, leitura dos espaços negativos e comparação de medidas, alinhamentos a partir de linhas imaginárias horizontais e verticais.

 

Apoio individualizado e indicações técnicas aos alunos durante a execução dos desenhos. 


Apresentação de imagens e conceitos acerca da representação da figura humana.

16 Outubro 2024, 10:30 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Definições genéricas de Anatomia, Antropometria, Miologia, Osteologia e Morfologia.

O esfolado e o Nu como dois métodos de estudo da figura humana em Belas-Artes.

Proporções e desenho do corpo humano:

- os cânones mais usados;

- Alguns pontos notáveis do corpo humano;

- O contraposto;

- Alguns ossos com expressão visível - Clavícula; Acrómio; Bordo da caixa torácica; Crista ilíaca ântero-superior.

Algumas Partes do corpo:

- a cabeça ( pontos notáveis, ângulos e inclinações de perfil; erros comuns na representação como o cérebro cortado e o posicionamento da orelha).

- A mão;

- A perna;

- O pé.

Metodologias para abordagem ao desenho da figura humana:

“Sticky figure”,  “blockin”, geometrização a partir de sólidos geométricos simples; definição de eixos principais, leitura de espaços negativos, princípio dos T’s (Jack Hamm), outros.