Sumários

Parte I - Classificação e Avaliação de Solos

19 Fevereiro 2025, 09:15 Nuno Renato da Silva Cortez

Informação sobre o funcionamento das aulas práticas.

Continuação da revisão (iniciada na aula teórica) dos processos de formação do solo com referência à Classificação ecológica de Duchaufour, para a matéria orgânica do solo, e para os processos específicos de pedogénese: Calcificação, Lavagem, Podzolização, Ferruginização, Ferralitização, Salinização, Alcalização, Gleização e Histificação.

Revisão da nomenclatura e das características dos horizontes e camadas principais do solo, recorrendo à observação dos monólitos existentes no laboratório.


Parte I - Classificação e Avaliação de Solos

18 Fevereiro 2025, 14:00 Nuno Renato da Silva Cortez

Informação sobre o funcionamento das aulas práticas.

Continuação da revisão (iniciada na aula teórica) dos processos de formação do solo com referência à Classificação ecológica de Duchaufour, para a matéria orgânica do solo, e para os processos específicos de pedogénese: Calcificação, Lavagem, Podzolização, Ferruginização, Ferralitização, Salinização, Alcalização, Gleização e Histificação.

Revisão da nomenclatura e das características dos horizontes e camadas principais do solo, recorrendo à observação dos monólitos existentes no laboratório.


Parte I - Classificação e Avaliação de Solos

17 Fevereiro 2025, 11:45 Nuno Renato da Silva Cortez

Apresentação dos objectivos, do programa e das normas de avaliação da Unidade Curricular

1. Introdução.

1.1. Conceito de solo e funções que este desempenha.

1.2. Importância e principais constrangimentos de uma gestão sustentável dos solos

1.3. Revisão de alguns conceitos fundamentais: textura e classe textural; matéria orgânica do solo; capacidade de troca catiónica e grau de saturação em catiões não ácidos; reação do solo; estrutura; cor e água do solo.

1.4. Revisão dos processos de formação do solo (pedogénese) e discussão dos vários factores intervenientes (material originário, clima, relevo, organismos vivos e tempo), bem como da sua importância nos processos gerais de pedogénese (alteração, adição e migração).