Sumários
Parte I - Classificação e Avaliação de Solos
19 Fevereiro 2025, 09:15 • Nuno Renato da Silva Cortez
Informação sobre o funcionamento das aulas práticas.
Continuação da revisão (iniciada na aula teórica) dos processos de
formação do solo com referência à Classificação ecológica
de Duchaufour, para a matéria orgânica do solo, e para os processos específicos
de pedogénese: Calcificação, Lavagem, Podzolização, Ferruginização,
Ferralitização, Salinização, Alcalização, Gleização e Histificação.
Revisão da nomenclatura e das características dos horizontes e camadas
principais do solo, recorrendo à observação dos monólitos existentes no
laboratório.
Parte I - Classificação e Avaliação de Solos
18 Fevereiro 2025, 14:00 • Nuno Renato da Silva Cortez
Informação sobre o funcionamento das aulas práticas.
Continuação da revisão (iniciada na aula teórica) dos processos de
formação do solo com referência à Classificação ecológica
de Duchaufour, para a matéria orgânica do solo, e para os processos específicos
de pedogénese: Calcificação, Lavagem, Podzolização, Ferruginização,
Ferralitização, Salinização, Alcalização, Gleização e Histificação.
Revisão da nomenclatura e das características dos horizontes e camadas
principais do solo, recorrendo à observação dos monólitos existentes no
laboratório.
Parte I - Classificação e Avaliação de Solos
17 Fevereiro 2025, 11:45 • Nuno Renato da Silva Cortez
Apresentação dos objectivos, do programa e das normas de avaliação da
Unidade Curricular
1. Introdução.
1.1. Conceito de solo e funções que este desempenha.
1.2. Importância e principais constrangimentos de uma gestão
sustentável dos solos
1.3. Revisão de alguns conceitos fundamentais: textura e classe
textural; matéria orgânica do solo; capacidade de troca catiónica e grau de
saturação em catiões não ácidos; reação do solo; estrutura; cor e água do solo.
1.4. Revisão dos processos de formação do solo (pedogénese) e discussão
dos vários factores intervenientes (material originário, clima, relevo,
organismos vivos e tempo), bem como da sua importância nos processos gerais de
pedogénese (alteração, adição e migração).