Programa
Marketing
Mestrado Bolonha em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica
Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar
Programa
Módulo I – Competitividade, orientação de mercado e estratégia de marketing O conceito de marketing e sua evolução. Ambiente e estratégia de marketing. Orientação de mercado e vantagem competitiva. Estrutura e organização da distribuição alimentar. Estudos de caso. Módulo II - Comportamento do consumidor e segmentação dos mercados Tendências recentes de evolução do consumo alimentar. Os determinantes do comportamento do consumidor. A percepção da qualidade pelos consumidores. O conceito de segmentação. Critérios e técnicas de segmentação. Selecção de mercados alvo e posicionamento. Iniciação à investigação de marketing: estudos de mercado qualitativos e quantitativos, a recolha de informação por inquérito, construção de um guião de inquérito, breve referência aos métodos de análise da informação. Estudos de caso. Módulo III- As Políticas de Marketing O marketing-mix no contexto da estratégia de marketing. A gestão do produto e da marca.. Os símbolos de qualidade ligados à origem. As decisões de preços. A política de distribuição. O mix de comunicação. Análise de informação de um painel retalhista. Indicadores de gestão do plano de meios. Estudos de caso.